Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Cidade usa calor do crematório para aquecer a população

Para um melhor uso da energia, o cemitério de Halmstad decidiu ligar os fornos crematórios directamente ao sistema de aquecimento público da cidade.

Em Halmstad, na Suécia, a preocupação com o uso eficiente da energia é tanta que o cemitério da cidade decidiu usar o crematório local para ajudar a aquecer as casas e prédios da população neste Inverno. Segundo a notícia avançada pela BBC, a ideia é ligar os fornos directamente ao sistema de aquecimento público da localidade.

O projecto surgiu após uma revisão ambiental às instalações do cemitério. O relatório final recomendava a construção de novos fornos crematórios devido aos critérios ecológicos a cumprir. "Depois de falarmos tanto sobre o meio ambiente chegámos à conclusão de que deveríamos tirar proveito, de forma positiva, do calor gerado durante o processo de cremação", explicou o administrador do cemitério, Lennart Andersson, em entrevista ao jornal sueco Aftonbladet.

Andersson frisou, contudo, esperar que os planos do cemitério "não ofendam a população", uma vez que a iniciativa só será posta em prática tendo como objectivo os benefícios para o meio ambiente. A nova fonte de energia de Halmstad deverá estar em pleno funcionamento até 2010.