Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Cidade evacuada na Califórnia

Os 25 mil habitantes da cidade de Ramona receberam ordem de evacuação e todo o sul da Califórnia está sob estado de emergência devido aos incêndios.

Os 25 mil habitantes da cidade de Ramona, perto de San Diego, Califórnia, receberam ordem de evacuação na noite de domingo, dada a ameaça de um grande incêndio, anunciou a polícia. Entretanto, os múltiplos incêndios que se encontravam ainda activos levaram o governador da Califórnia, Arnold Schwarzennegger, a decretar o estado de emergência no sul do Estado.

"Esta noite, o governador Schwarzennegger decretou o estado de emergência nos condados de Los Angeles, Orange, Riverside, San Bernardino, San Diego, Santa Barbara e Ventura, por causa de 11 incêndios de grandes dimensões", indica um comunicado oficial.

Todas estas circunscrições situam-se na zona sul da Califórnia, onde "mais de 12.000 hectares já arderam e outras zonas estão a ser ameaçadas", refere o documento.

A proclamação do estado de emergência permite às autoridades da Califórnia utilizarem todos os recursos, bombeiros, polícias e serviços de urgência, bem como funcionários, ao serviço de luta contra a catástrofe.

Os incêndios na Califórnia provocaram a perda de uma vida humana e vários feridos graves. Numerosas casas, estabelecimentos comerciais e outros edifícios arderam. Em muitas zonas, os habitantes foram evacuados.

Em Malibu, cidade a 30 quilómetros a norte de Los Angeles e preferida das vedetas de Hollywood, um outro incêndio devastava no domingo uma área de cerca de 500 hectares, ao cair da noite. Na região ameaçada pelas chamas vivem grandes nomes do espectáculo como Jennifer Aniston, Bill Murray, Tom Hanks, Nick Nolte, James Cameron e Olivia Newton-John, bem como os multimilionários David Geffen e Jeffrey Katzenberg, fundadores, com Steven Spielberg, dos estúdios DreamWorks.