Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Chuva coloca seis distritos em alerta amarelo

Seis distritos do litoral norte de Portugal estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva com alguma intensidade. 

Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu são os seis distritos para os quais está prevista a ocorrência de chuva, que irá cair com alguma intensidade, razão pela qual o IM os colocou sob aviso amarelo, o segundo de uma escala de quatro. 

No resto do país irá registar-se uma descida da temperatura máxima, mais acentuada nas regiões do interior. 

Para o dia de hoje, o IM prevê ainda céu muito nublado nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, com períodos de chuva, que se tornará forte no Minho e no Douro Litoral, ao final do dia. 

O vento soprará fraco (inferior a 20 Km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste, no litoral. Já nas terras altas, o vento será moderado a forte (30 a 50 Km/h). 

Manhã muito nublada no Baixo Alentejo e Algarve

Nas regiões a sul do referido sistema montanhoso, o céu apresentar-se-á igualmente muito nublado, embora com a nebulosidade a diminuir até meio da manhã, no Baixo Alentejo e no Algarve. 

Durante o dia, deverão ser ainda registados períodos de chuva fraca, por vezes moderada, com o vento a soprar fraco a moderado (10 a 30 Km/h) do quadrante oeste. 

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental a norte do Cabo Carvoeiro as ondas serão de oeste com um a dois metros, aumentando depois para os dois a três metros, e com a temperatura da água do mar a registar os 16 graus Celsius. Na costa ocidental a sul desse ponto, as ondas deverão atingir uma altura entre um e dois metros, com a temperatura da água a oscilar entre os 17 e os 18. 

Na costa sul, as ondas serão de sudoeste, com um metro de altura e 18 a 19 de temperatura. 

As temperaturas máximas previstas são de 19 no Porto, 21 em Ponta Delgada,  23 em Lisboa e no Funchal e 26 em Faro. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.