Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Cavaco vai conhecer robots portugueses

O Presidente da República, Cavaco Silva, vai começar a semana entre computadores e robots, na quarta Jornada do Roteiro para Ciência, dedicada às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

A Brisa, a empresa concessionária de auto-estradas que já tem mais engenheiros de "software" do que engenheiros civis, é uma das escalas deste roteiro, onde aparece como exemplo de uma empresa portuguesa que "conseguiu construir uma rede de inovação com o apoio das universidades e tornar-se exportadora de tecnologia", justifica fonte da presidência.

Depois da biotecnologia, das energias renováveis e das ciências do mar, é a vez das TIC entrarem na agenda presidencial, numa jornada que começa hoje, em Lisboa, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, e acaba um dia depois, em Gaia, na Alert, empresa especializada em software de saúde.

O objectivo é sempre o mesmo: valorizar o papel dos cientistas portugueses e as boas práticas existentes no sistema científico e no mercado, mostrando exemplos de internacionalização e de ligação entre a academia e as empresas.

O ensino politécnico é uma da bases deste roteiro, com paragens na Escola Superior de Comunicação Social e no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, onde estará em destaque o trabalho desenvolvido nos ATM, na Via Verde e no sistema multicanal da loja do cidadão.

No Instituto Superior de Engenharia do Porto será a vez dos robôts nacionais mostrarem o que podem fazer.

A Primavera Software, empresa de Braga dedicada ao desenvolvimento de software para sistemas de gestão e a Promonet, o mais antigo centro de incubação de empresas do país, no Porto, são, também, casos de sucesso que o presidente quer conhecer.

Como em todos os roteiros, a agenda presidencial inclui um almoço com 10 empresários e 10 investigadores das TIC.

Há também uma inauguração, no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do Aeroporto Sá Carneiro, onde começa a funcionar o Sistema Rapid, uma espécie de via verde para os passaportes.