Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Cavaco Silva volta aos "bons exemplos"

Em mais um Roteiro para a Juventude, o Presidente valoriza Lisboa e Sintra.

Luísa Meireles (www.expresso.pt)

O Presidente da República inicia amanhã mais um Roteiro de dois dias dedicado à Juventude, desta vez ao empreendedorismo no espaço urbano. O último deste tipo, em Março, ocorreu no Alentejo, focado no espaço rural.

Cavaco Silva centrar-se-á em Lisboa e concelho de Sintra, recolhendo vários "bons exemplos de criatividade e inovação" nos quais se destaca, por uma ou outra razão, a participação cívica, ativa e independente dos jovens, tal como foi sublinhado por fonte da presidência.

A criação do seu próprio posto de trabalho através da via do empreendedorismo é uma saída para o mercado de trabalho que é preciso incentivar, num momento de crise nacional particularmente difícil para os jovens, segundo foi indicado.

Programa de visitas

Neste sentido, Cavaco Silva deslocar-se-á amanhã à editora discográfica Trem Azul, que tem associada uma loja, uma promotora de concertos e uma empresa de distribuição. A empresa já foi eleita cinco vezes uma das melhores editoras mundiais pelo mais visitado site de Jazz do mundo, "All About Jazz" e foi nomeada em 2009 e 2010 para melhor editora do mundo pela Jazz Journalists Association.

Também amanhã de manhã assistirá no Museu de Arte Antiga à atuação da tuna do ISCTE e à apresentação do concurso de ideias e negócios "Atreve-te!", uma iniciativa do Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDE), em Janeiro deste ano.

De tarde, visitará as instalações da gráfica Formula P, criada há 14 anos por dois jovens e hoje um caso de sucesso no setor, bem como o Centro Cívico de Carnaxide, para um encontro com associações de jovens. O jantar será realizado com membros da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Na sexta, a manhã será dedicada a Sintra. Primeiro na Tapada das Mercês, com uma visita à Casa da Juventude e, depois, na própria Vila, com uma visita a uma exposição também de jovens empresários da região.