Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Cavaco Silva faz discurso do Dia de Portugal

Presidente da República, Cavaco Silva, faz esta manhã o tradicional discurso na sessão solene do 10 de Junho, que precede a cerimónia militar comemorativa do Dia de Portugal, que este ano decorre em Faro.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, faz esta manhã o tradicional discurso na sessão solene do 10 de Junho, que precede a cerimónia militar comemorativa do Dia de Portugal, que este ano decorre em Faro.     O programa oficial das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades arranca pouco depois das 10:00, com a cerimónia militar no Terreno Municipal da Horta das Figuras.     Será nesta cerimónia, que terá início com o toque do hino nacional, que o chefe de Estado fará a primeira alocução do dia, depois de passar em revista as tropas em parada e de uma breve homenagem aos mortos em combate.   Após o final da cerimónia militar, que encerra com um desfile das forças em parada, o Presidente da República partirá para o Teatro Municipal de Faro, onde irá decorrer a sessão solene do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.     Aí, o chefe de Estado fará a segunda e última intervenção do dia.     Após o discurso do Presidente da República, seguir-se-á um momento musical pela Orquestra do Algarve e, logo depois, a cerimónia de deposição de insígnias.

Alpinista João Garcia e banqueiro João Salgueiro 

Este ano, Cavaco Silva vai condecorar 37 personalidades e instituições, entre as quais os ex-ministros Isabel Pires de Lima e Nunes Correia, o alpinista João Garcia e o banqueiro João Salgueiro.     Entre os condecorados por Cavaco Silva estão ainda Silva Peneda, que foi seu ministro do Emprego e Segurança Social em dois governos, e as instituições de solidariedade social Fenacerci e Fundação Irene Rolo.     No final da sessão solene, o Presidente da República partirá de comboio do apeadeiro do Teatro das Figuras rumo à Escola de Hotelaria do Algarve, onde irá realizar-se um almoço oferecido pelo presidente da Câmara Municipal de Faro.    *** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.