Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Cavaco Silva diz que não fuma e que nunca viu fumar nos seus voos

"Eu não fumo e nunca vi fumar", disse hoje o Presidente da República, quando confrontado com a polémica criada com o acto de Sócrates no voo de Lisboa para Caracas.

O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou hoje que não fuma e que nunca viu ninguém fumar durante as viagens de avião das suas comitivas.

"Eu não fumo e nunca vi fumar, não sei se algum jornalista na parte detrás se possa ter escondido atrás de uma cortina e possa ter fumado alguma vez", respondeu Cavaco aos jornalistas, confrontado com a polémica criado depois do primeiro-ministro ter fumado a bordo de um voo Lisboa-Caracas.

Na quarta-feira, o jornal "Público" noticiava, em manchete, "Lei do Tabaco não é cumprida nos voos oficiais de Sócrates e Cavaco".

Questionado sobre se alguma vez deu autorização para se fumar durante os voos da Presidência, Cavaco Silva disse apenas: "Não sei se posso".

"O Presidente da República não tem competência para autorizar fumar ou não fumar. Existem com certeza outras autoridades a quem compete a fiscalização", apontou.

"Não está a ver o Presidente como fiscal do que se passa nos diferentes compartimentos do avião, mas essa matéria deve ser abandonada desta conversa", concluiu Cavaco Silva. 

O Presidente da República falava aos jornalistas no Cadaval, após ter inaugurado uma escola básica e ter almoçado com agricultores de uma cooperativa de produção de pêra rocha.