Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Cavaco inaugura sistema pioneiro

O Presidente da República deslocou-se ao Porto para a inauguração do sistema RAPID - Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente, uma espécie de Via Verde para os aeroportos.

Pedro Neves

É uma espécie de Via Verde para os aeroportos de todo o mundo. Na chegada ao Porto, no âmbito do Roteiro para a Ciência, o Presidente da República assistiu à inauguração do sistema RAPID - Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente.

Cavaco Silva testou pessoalmente o primeiro sistema de controlo automático de passageiros a nível mundial: colocou o passaporte electrónico numa máquina que analisa os dados armazenados que contêm a informação sobre o passageiro e, depois de um reconhecimento facial de uma câmara, a porta abriu-se sem ter de passar por um inspector.



A tecnologia, desenvolvida por uma empresa portuguesa, a Vision-Box, em parceria com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, vem proporcionar uma utilização massiva da tecnologia por parte de qualquer cidadão munido de um passaporte electrónico.

Através deste serviço as pessoas poderão efectuar uma passagem fronteiriça rápida, segura e sem controlo por parte de um inspector, já que este será feito automaticamente. Na prática, algo que só estava, ainda que parcialmente, reservado aos chamados 'passageiros frequentes'.

Desta forma, em em menos de vinte segundos, qualquer passageiro poderá entrar ou sair do país sem ter de se apresentar a um inspector.



O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, reforçando a segurança do sistema diz que esta é uma "solução global para os nossos tempos". "É uma síntese da democracia em que se abordam fronteiras sem controlo humano", explicou.



O RAPID vai ser exportado para a Finlândia e Reino Unido e já existem negociações com mais quatro países, entre os quais a Suíça e a Alemanha. Em Portugal vão ser instalados cerca de 100 postos de controlo.

  • Cavaco vai conhecer robots portugueses

    O Presidente da República, Cavaco Silva, vai começar a semana entre computadores e robots, na quarta Jornada do Roteiro para Ciência, dedicada às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).