Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Cavaco entrega hoje o Prémio Pessoa

A historiadora Irene Pimentel recebe ao final da tarde das mãos do Presidente da República o Prémio Pessoa.

O Presidente da República, Cavaco Silva, entrega hoje o Prémio Pessoa 2007 à historiadora Irene Flunser Pimentel, em cerimónia a realizar às 19h00 no Museu Militar, em Lisboa.

A historiadora, autora de obras como "A História da Pide" e "Vítimas de Salazar", foi considerada pelo júri do Prémio "uma das figuras mais notáveis da actual historiografia portuguesa".

De acordo com a acta do prémio, "os seus livros, que nunca negam a sua adesão à causa das liberdades e dos direitos humanos, revelam um notável esforço de rigor intelectual e de objectividade académica".

Quando foi conhecido o nome do vencedor, em Dezembro do ano passado, o Presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, assinalou que Irene Pimentel "tem estudado temas difíceis e polémicos".

Para a cerimónia de hoje, a Associação Ginásio Ópera organiza um momento musical que contará com a participação da soprano Ana Madalena Moreira e dos pianistas Paulo Nazareth e Kodo Yamagishi.

Da bibliografia de Irene Pimentel, 57 anos, fazem parte as obras "A História da Pide", "A Mocidade Portuguesa Feminina", "Vítimas de Salazar" e "Os judeus em Portugal durante a 2ª Guerra Mundial".