Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Carnaval molhado

De Braga ao Funchal o Carnaval vai estar à mercê do Inverno, com previsões de céu muito nublado e chuva para todo o território nacional. As temperaturas vão permanecer baixas.

Para os três próximos dias as previsões meteorológicas para o continente são de um progressivo agravamento das condições climatéricas.

Domingo o território nacional vai poder contar com céu pouco nublado e vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) e uma pequena descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior. Formação de geada no interior Norte e Centro.

Na segunda-feira de Carnaval o dia vai acordar pouco nublado, começando a piorar ao fim da manhã. O vento vai subir de intensidade ao logo do dia, passando de fraco a moderado (15 a 30 km/h) a norte do Cabo Carvoeiro e nas terras altas. A chuva vai começar a cair a partir da tarde na regiões do litoral, avançando gradualmente para o interior. O dia vai contar ainda com uma pequena descida da temperatura mínima. Poderá ainda haver formação de geada nas regiões do interior, que amanhecerá com neblina.

Na terça-feira Gorda, o tempo cinzento e pouco dado à falta de roupa vai continuar. Para este dia está previsto céu muito nublado, com períodos de chuva e aguaceiros, prevendo-se ainda queda de neve na Serra da Estrela e uma pequena subida das temperaturas mínimas. O vento continuará fraco a moderado.

Madeira e Açores

O Carnaval da Madeira vai também ser ensombrado por algumas nuvens, chuva e até queda de neve nos picos mais altos da ilha.

Para Domingo as previsões ficam-se pelo céu muito nublado, vento fraco e uma pequena subida da temperatura.

Na segunda-feira, um dos dias mais festivos do Carnaval, as nuvens vão ser uma constante, com períodos de chuva durante a tarde, mas que a partir da noite passarão a aguaceiros. O vento em geral soprará fraco, mas passará a forte (35 a 45 km/h) ao longo do dia. Pequena subida da temperatura.

Terça-feira a chuva deixará de fazer parte das previsões meteorológicas, mas o céu continuará muito nublado. Prevê-se que a velocidade do vento passe de forte a muito forte (55 a 75 km/h) nas zonas montanhosas, onde poderá cair precipitação em forma de neve. No Funchal o vento soprará em geral fraco. Descida de temperatura. 

No arquipélago dos Açores e para os próximos três dias, o céu cinzento vai também ser uma companhia constante.

No Domingo e segunda-feira o grupo Ocidental, Central e Oriental contarão com condições meteorológicas quase idênticas: céu muito nublado, com abertas a partir da tarde e períodos de chuva que ao longo do dia se irão tornar em aguaceiros. O vento soprará forte (50 a 65 km/h) e poderá chegar à rajadas de 80 km/h.

Para terça-feira e também para os três grupos, os períodos de céu muito nublado vão ser mais constantes e com menos abertas, com previsões de chuva a partir da tarde. O vento soprará muito forte, podendo chegar às rajadas no grupo Ocidental. Nos outros dois grupos o vento soprará fraco a moderado.