Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Cancelado encontro Sócrates/Lula/Zapatero

Reunião trilateral no Brasil ocorreria no momento mais quente da guerra PT-Telefónica por causa da brasileira Vivo.

Filipe Santos Costa, no Brasil (www.expresso.pt)

O encontro trilateral previsto para amanhã, sexta-feira, entre o primeiro-ministro português, José Sócrates, o Presidente brasileiro, Lula da Silva, e o primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, foi cancelado, por ausência do chefe do Governo de Madrid.

Sem a parte espanhola, haverá apenas um encontro bilateral entre Sócrates e Lula. Zapatero devia deslocar-se ao Rio de Janeiro para participar no terceiro fórum da Aliança das Civilizações e o encontro Lula/Sócrates/Zapatero devia acontecer à margem dessa reunião patrocinada pela ONU.

A realizar-se o encontro trilateral, seria num momento decisivo do conflito empresarial entre as grandes operadoras de telecomunicações de Portugal e de Espanha, por causa da operadora brasileira Vivo.

Não é certo (nem sequer previsível) que o tema fosse incluído na agenda do encontro entre os três responsáveis políticos, mas o timing não podia ser mais delicado. Lula tem-se mostrado um aliado importante dos portugueses neste conflito empresarial.

A explicação de Madrid para a ausência do chefe do Governo espanhol nada tem a ver com a guerra das operadoras, mas com a crise económica em Espanha, depois de José Luis Zapatero ter conseguido aprovar, por uma unha negra, o seu plano de austeridade.