Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Calor intenso regressa sexta-feira

A temperatura máxima volta a subir amanhã, mas o fim-de-semana será cinzento, com ocorrência de trovoadas no sábado e aguaceiros no domingo no litoral Norte e Centro.

O país está hoje pintado de verde no site do Instituto de Meteorologia (IM), com temperaturas mais amenas, neblina ou nevoeiro matinal em Portugal Continental. No entanto, o calor vai voltar, prevendo-se um aumento da temperatura máxima já amanhã, em especial nas regiões do Norte e Centro.

A previsão do IM para esta sexta-feira aponta que as temperaturas poderão ultrapassar os 35 graus em três distritos: Castelo Branco, Portalegre e Santarém.

Calor menos intenso

Mas "apesar da subida da temperatura nos próximos dois ou três dias,o calor será menos intenso. Ou seja,  não atingirá os valores  registados nos últimos quatro dias, sendo perfeitamente normais para a época", disse ao Expresso Isabel Soares, técnica do IM.

Os termómetros vão registar temperaturas acima dos 30 graus em várias regiões do país, sendo 34ºC no Alentejo e 33ºC em Coimbra. Em Lisboa, a máxima será de 32ºC.

Braga, hoje com 23 graus de máxima e ocorrência de chuvisco, terá também temperaturas acima dos 31 graus na sexta-feira, o mesmo acontecendo com a Guarda. Já o Porto, esta quarta-feira com 22ºC de máxima e chuvisco, poderá atingir ou mesmo ultrapassar os 29ºC. Prevê-se tempo quente também em Bragança, onde a temperatura passará dos 26ºC (máxima prevista para hoje)para os 28ºC.

Algarve fica-se pelos 24 graus

Para quem está a passar férias no Algarve, os próximos dias vão ser temporariamente de sol, mas mais frescos. A temperatura máxima não vai ultrapassar os 24ºC e a mínima ficará pelos 21ºC.

No entanto, o céu poderá apresentar-se muito nublado no sábado à tarde – previsão para todo o território continental – com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas.