Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Braga-Porto é o grande jogo da 5.ª jornada

Depois de uma jornada europeia negativa para as equipas portuguesas, regressa o campeonato nacional, com prato forte em Braga.

 A I Liga regressa este final de semana, depois de uma jornada europeia que se revelou bastante negativa para as equipas portuguesas (dois empates e quatro derrotas). Em Braga joga-se o prato forte da ronda, com os arsenalistas a receberem o FC Porto, na próxima segunda-feira, naquele que será o último jogo da ronda. Benfica e Sporting jogam ambos em casa, diante de Desportivo das Aves e União de Leiria, respectivamente.

Depois do desaire em Londres frente ao Arsenal (derrota por 2-0), o FC Porto tenta, em Braga, manter-se cem por cento vitorioso no campeonato, mas pela frente terá uma equipa motivada pela passagem à fase de grupos da Taça UEFA, apesar da derrota por 2-1 em Itália, diante do Chievo Verona. Além de colocar frente-a-frente primeiro e terceiro classificados, este jogo marcará o regresso de Jesualdo Ferreira a uma casa que bem conhece e onde teve grande sucesso.

Benfica tenta regresso às vitórias

O Benfica recebe, no domingo, o Desportivo das Aves e vai tentar regressar às vitórias, depois do empate em Paços de Ferreira e da derrota em casa frente ao Manchester United. Fernando Santos não poderár contar com Petit, que vai cumprir o último dos três jogos de castigo depois da expulsão no Bessa, mas já terá ao seu dispor Nuno Gomes. A dúvida sobre a utilização de Rui Costa mantém-se, mas o regresso do "maestro" é uma possibilidade, já que o antigo internacional português tem integrado, de forma progressiva, os trabalhos da equipa. O Aves é uma das três equipas ainda sem ganhar no campeonato, e vai procurar, na Luz, evitar a terceira derrota na época.

"Leão" regressa ao seu covil

Do outro lado da segunda circular o Sporting recebe, na segunda-feira, a União de Leiria, que ocupa o terceiro posto da Liga, em igualdade pontual com o Sporting de Braga. Os leões estão motivados pelo bom resultado obtido em Moscovo, mas perderam o último jogo realizado em Alvalade, diante do Paços de Ferreira. Farnerud e Custódio já estão recuperados e às ordens de Paulo Bento, pelo que Carlos Martins é o único indisponível do plantel.

Pela sua frente, a equipa de Paulo Bento terá uma União de Leiria entusiasmada pelo bom início de época e que normalmente causa grandes problemas ao Sporting. Curiosidade é o facto de Domingos Paciência, treinador dos leirienses, ser um especialista em gelar o Estádio de Alvalade, como o provam as três temporadas consecutivas em que, ao serviço do FC Porto, marcou os golos dos triunfos dos dragões no reduto do leão.

Manuel Machado reencontra Nacional

Nos restantes jogos da jornada destaque para a visita do Nacional a Coimbra, num jogo que marca o reencontro dos alvi-negros com Manuel Machado, treinador que colocou a equipa na Taça UEFA, de onde foi esta semana eliminado pelo Rapid Bucareste. À mesma hora deste jogo, no Domingo, o Marítimo recebe o Estrela da Amadora. A jornada começa, no entanto, na Figueira da Foz, onde a Naval recebe, já esta sexta-feira, o Beira-Mar. No sábado joga-se o Belenenses-Boavista, no Restelo.