Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

BP recupera 10 mil barris de petróleo por dia no Golfo do México

A BP está a recuperar 10 mil barris de petróleo por dia no Golfo do México depois de ter conseguido instalar uma tampa de contenção no local da fuga para recuperar o crude derramado.

A BP está a recuperar 10 mil barris de petróleo por dia no Golfo do México depois de ter conseguido instalar uma tampa de contenção no local da fuga e um dispositivo que permite recuperar o crude derramado para um navio à superfície.     Tony Hayward, conselheiro delegado da BP, disse hoje à BBC que esses barris de petróleo recuperados constituem "provavelmente a grande maioria" da quantidade estimada de petróleo vertido diariamente.     O responsável admitiu que o que aconteceu deixou todos os funcionários da empresa "devastados e desolados", mas disse que a BP pretende reparar os danos e assumir as consequências do acidente.     "Vamos limpar o crude, vamos reparar qualquer dano ambiental e vamos deixar a costa do Golfo do México na mesma situação em que se encontrava antes do sucedido", disse Hayward.  

Novo sistema de contenção 

"Temos um novo sistema de contenção que estará instalado antes do próximo fim de semana e estamos confiantes de que conterá a grande parte do petróleo", revelou ainda.     De acordo com estimativas do Serviço Geológico dos Estados Unidos, desde a explosão que destruiu a plataforma de perfuração da BP "Deepwater Horizon", a 20 de abril, cerca de 12 a 19 mil barris de crude são derramados diariamente.   Alguns cientistas estimam que o derrame está entre 12 e 25 mil barris por dia, uma vez que um barril tem um volume de 159 litros.     Após várias tentativas falhadas, a BP colocou um dispositivo de contenção na sexta feira sobre o poço, com quatro buracos, para que o petróleo comece a fluir através de uma tubulação para o navio de pesquisa "Discover Enterprise".

285 mil litros recuperados 

Durante este fim de semana, os engenheiros da BP fecharam gradualmente as ranhuras permitindo um maior fluxo de petróleo para o navio.     A BP indicou no seu site na Internet que nas primeiras 12 horas desde que a tampa foi colocada sobre o poço foram reunidos cerca de 285 mil litros de petróleo, uma quantidade ínfima comparada com os mais de três milhões de litros, de acordo com as autoridades federais, que todos os dias vertem no Golfo do México.    *** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.