Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Bento XVI visita ex-toxicodependentes

Pela primeira vez um Papa coloca na agenda de uma visita internacional um "encontro privado" com uma comunidade de toxicodependentes em recuperação.

Bento XVI vai encontrar-se com ex-drogados na sua viagem ao Brasil, que se realizará entre 9 e 14 de Maio. Nesta sua sexta viagem fora de Itália, o Papa visita "Fazenda Esperança", um centro católico de recuperação e reinserção social de toxicodependentes, no município de Guaratinguetá (Estado de São Paulo). Antes, Bento XVI visitará antes a cidade de São Paulo (entre 9 e 11), deslocando-se depois ao santuário mariano da Aparecida, a 160 quilómetros, onde se encontrará com mais de 300 bispos da América Latina e Caribe, que ali se reúnem na sua V Conferência Geral.

Observadores católicos no Vaticano, sublinham o facto de Bento XVI, nesta visita ao Brasil, ter optado "por uma vista eminentemente pastoral", sublinhando que o Papa "tem uma noção exacta das características particulares das igrejas locais que visita", optando por uma viagem de proximidade. Sublinhe-se ainda o facto de Bento XVI ter escolhido ex-toxicodependentes para deixar claro a sua preocupação com os mais fragilizados da sociedade.

Recorde-se que o santuário da Aparecida é um dos lugares de peregrinação mais concorrido do Brasil (anualmente passam 7 milhões de pessoas naquele santuário, considerado o mais visitado de todo a América Latina) esperando-se por isso que a presença do Papa mobilize mais de um milhão de pessoas, dado que das duas visitas que fará à Aparecida (12 e 13) o último é precisamente domingo.