Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Benfica TV arrancou hoje com bloco noticioso

Para já visível através do MEO, serviço de TV da Portugal Telecom, o canal 'encarnado' quer 'entrar' num milhão de lares até ao final de 2009 quando estiver disponível também na AR Telecom, Cabovisão e ClixSmartTV.

Dois anos e um mês depois de anunciado o acordo para o lançamento da Benfica TV, as emissões regulares do canal arrancaram hoje de manhã com um bloco informativo designado 'Benfica 10 Horas'.

Sob a direcção do jornalista Ricardo Palacin, ex-SIC, o canal, o primeiro de um clube de futebol em Portugal, poderá ser visto pelos clientes do MEO, serviço de televisão da Portugal Telecom, através das plataformas IPTV, Satélite e Móvel.

O canal Benfica TV terá custos operacionais de quatro milhões de euros/ano, de acordo com valores avançados pelo administrador-executivo do Benfica SAD, Domingos Soares de Oliveira, e registou um investimento a rondar os três milhões de euros (designadamente na aquisição de equipamento técnico).

Este responsável do clube esclarece que as receitas previstas em publicidade serão suficientes para cobrir os custos operacionais.

A Benfica TV dispõe de instalações no Estádio da Luz e no Centro de Estágio do Seixal e tem ao serviço 60 pessoas, de acordo com Ricardo Palacin, 40 das quais em regime de 'outsourcing' (prestação externa de serviços). Vai emitir diariamente três blocos de notícias (10h, 14h e 21h), um programa informativo diário de meia hora com uma modalidade, integrando ainda a grelha de emissões dois programas de humor: 'Couratos e Bifanas' e 'Canelas até ao Pescoço'.

Os treinos da equipa principal de futebol poderão também vir a ser transmitidos pelo Benfica TV, desde que autorizados pelo treinador Quique Flores.

Ricardo Palacin indicou no lançamento do canal, no passado dia 25, que está também assegurado o acesso aos jogos do clube constantes do arquivo da RTP, podendo ainda retransmitir os encontros da liga 2008/2009 (cujos direitos pertencem à Olivedesportos) 24 horas depois, desde que não calhe a um domingo.

Domingos Soares de Oliveira enunciou alguns dos objectivos do canal, designadamente 'entrar' num milhão de lares até ao final de 2009, quando o Benfica TV estiver também na AR Telecom, Cabovisão e ClixSmartTV.

O administrador-executivo anunciou ainda que o clube está em negociações no mercado norte-americano e com Angola e Moçambique.

As emissões do canal Benfica TV foram autorizadas pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social, no passado dia 30 de Setembro.

A primeira emissão experimental do canal aconteceu a 2 de Outubro com a transmissão, em exclusivo no MEO, do jogo da 2ª mão da 1ª eliminatória da Taça UEFA, entre o Benfica e o Nápoles, de Itália. Cerca de 100 mil clientes do Meo - serviço de televisão da PT - sintonizaram o Benfica TV para assistir em exclusivo a esse jogo.