Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Baixa de Lisboa com novo esquema de circulação

Como o mês de agosto é uma altura de menor trânsito, a Câmara de Lisboa quer aproveitá-lo para introduzir na Baixa um novo esquema de circulação de veículos, ontem aprovado em reunião municipal.

<#comment comment="[if gte mso 9]> Normal 0 false false false MicrosoftInternetExplorer4 <#comment comment="[if gte mso 9]> <#comment comment=" /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Tahoma; panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:1627421319 -2147483648 8 0 66047 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:72.0pt 90.0pt 72.0pt 90.0pt; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} "> <#comment comment="[if gte mso 10]>

A Câmara de Lisboa vai avançar em agosto com as primeiras medidas do novo esquema de circulação na Baixa, já aprovado pelo executivo e destinado a separar o tráfego de atravessamento da ligação entre colinas. 

Segundo o vereador da Mobilidade, Nunes da Silva, é um objetivo "a curto prazo" reservar a Rua da Conceição para a ligação entre as colinas da Sé e do Chiado, enquanto todas as ligações pelas ruas do Ouro, da Prata e dos Fanqueiros passam a fazer-se por um anel de circulação com sentidos únicos entre as ruas do Comércio e de São Julião. 

Assim, quem quiser fazer a ligação entre colinas usará a Rua da Conceição e quem quiser fazer a ligação com a frente rio ou outras ruas como a da Prata, Fanqueiros, Madalena e Ouro utilizará o anel da Rua do Comércio e de São Julião. 

Primeiras alterações em agosto

Arranque em agostoComo o mês de agosto é uma altura de menor trânsito, o município quer aproveitá-lo para criar esse anel de circulação, o que não implica uma grande intervenção física, e ter margem para "afinar" progressivamente os tempos do novo sistema de semáforos. 

As restantes alterações deverão estar concretizadas "até ao final do próximo ano", conforme afirmou o vereador numa conferência de imprensa na segunda feira à noite, após uma reunião camarária em que a proposta foi aprovada com o voto contra do PSD, a abstenção do CDS e o voto a favor do PCP e da maioria liderada pelo PS.  

Nunes da Silva destacou também o prolongamento do corredor BUS da 24 de julho, já que a Rua Bernardino ficará a funcionar desde o Corpo Santo como rua de acesso local e os autocarros passarão a circular junto às agências". Desta forma, os autocarros só entrarão na Rua do Arsenal junto ao Largo do Corpo Santo. 

Proposta do PSD chumbada

Também a nível de transportes coletivos, o novo esquema simplifica a entrada de autocarros na Rua da Prata e faz com que, à medida que as obras da Praça do Comércio sejam concluídas, alguns autocarros tenham o terminal na estação e os que seguem para a 24 de julho passem a circular na Ribeira das Naus.  

Nunes da Silva afirmou que este esquema foi votado em alternativa a uma proposta de circulação do PSD, que tinha "duas diferenças essenciais" face ao plano hoje aprovado: admitia a abertura das laterais da Praça do Comércio e previa uma terceira via para BUS na Ribeira das Naus. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.