Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Badajoz é nossa!

Muitos portugueses mudaram-se para Badajoz mas continuam a trabalhar em Elvas, enquanto que centenas de espanhóis aprendem a falar português.

Nos dias que correm Badajoz bem poderia candidatar-se ao título da mais portuguesa das cidades espanholas. Segundo o Instituto Nacional de Estatística de Espanha, vivem na capital económica da Estremadura 2.039 portugueses. Os estremenhos respondem à presença lusa com um interesse inesperado pela aprendizagem da língua portuguesa. Só na Universidade Popular de Badajoz há neste momento 14 turmas nos cursos da língua de Camões, totalizando cerca de 500 alunos.

Muitos portugueses que residem em Badajoz continuam a trabalhar em Elvas. São funcionários públicos, trabalhadores por conta de outrem e até empresários que continuam a ter na cidade alentejana a sua principal fonte de rendimento.

A qualidade de vida e a pujança económica de Badajoz, com os seus 150 mil habitantes, falam cada vez mais alto e já levaram alguns portugueses a abrirem lojas na cidade espanhola. Com a estação do TGV e a plataforma logística no horizonte, é óbvio que se vive por aqui um momento único na relação entre estremenhos e alentejanos. Não terá sido por acaso que a última cimeira ibérica assentou arraiais em Badajoz. Ainda haverá quem pense que só se passa por aqui para comprar caramelos?

Leia mais na edição do Expresso na banca