Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Atlantis regressa a casa

Os tripulantes do vaivém Atlantis aproximam-se da Terra depois de cumprida a missão que os levou até à Estação Espacial Internacional.

A NASA adiou o regresso do vaivém Atlantis, inicialmente previsto para quarta-feira de manhã, devido às más condições atmosféricas e à necessidade de reinspeccionar o escudo protector do vaivém, após a colisão com um objecto não identificado no dia anterior.

As inspecções realizadas no exterior da nave, com a ajuda de câmaras colocadas no braço robótico, não mostraram nada de preocupante. As medidas de segurança estão mais apertadas desde o inicidente com o vaivém Columbia, em 2003, que se desintegrou ao entrar na atmosfera terrestre.

A próxima tentativa de entrada na atmosfera terrestre está marcada para quinta-feira às 6h21 locais, 11h21h em Lisboa. Se esta falhar, a nave terá outra oportunidade às 7h57 locais, 12h57 em Portugal.

A NASA TV continua a disponibilizar imagens em tempo real da aproximação da Atlantis à Terra, via Internet.

Missão cumprida

Em pouco mais de uma semana, os seis tripulantes instalaram com sucesso um módulo composto por dois painéis solares de 73 metros de envergadura e 17,5 toneladas, que permitirá duplicar a potência da estação espacial já a partir de Dezembro.