Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Amor, traição e ferrugem

«Romance & Cigarros» é um insólito musical que conta com James Gandolfini (que os portugueses se habituaram a conhecer como o sr. Soprano) no principal papel. Chega esta semana aos cinemas.

É um musical de uma Nova Iorque dos tempos actuais, cheio de linguagem brejeira e com música de James Brown, Nick Cave e Bruce Springsteen. «Romance & Cigarros», que esta semana estreia nos cinemas nacionais, é o primeiro musical de John Turturro, o italo-americano que se celebrizou como actor nos filmes de Spike Lee e dos irmãos Coen, que agora volta a surgir por detrás das câmaras.

O registo oscila entre a comédia e o drama. Turturro rodou «Romances & Cigarros» dentro do ambiente mais castiço da sua cidade. O protagonista é Nick Murder (James Gandolfini), um metalúrgico que constrói e repara pontes, casado há muito com uma gentil costureira que dá pelo nome de Kitty (Susan Sarandon). O casal tem três filhas crescidas, mas a sua relação vai entrar em crise após Nick se envolver com Tula (Kate Winslet), uma escaldante vendedora de lingerie.

Nick deixa-se entusiasmar a tal ponto que chega a circuncisar-se para satisfazer a sua amante. A aventura acaba no entanto por não durar muito, porque em breve Kitty descobre tudo. O adultério apresenta-se com um golpe fatal para o seu casamento, fazendo despertar nela uma imensa raiva. Nick apercebe-se então do sofrimento que infligiu à sua família e do valor do amor e respeito pela sua mulher. Ele terá de fazer tudo para se redimir e reconquistar a confiança de Kitty.

«Romance & Cigarros» é um conto romântico e negro, que fala de amor, traição e redenção, abordando o significado e as implicações de um casamento «para vida e para a morte». A música surge como um escape das personagens para a sua dura realidade.

A produção do filme ficou a cargo dos irmãos Cohen. Curiosamente, Turturro diz que começou a escrever esta história quando encarnava o papel de um dramaturgo no filme dos irmãos Coen «Barton Fink».