Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Álcacer do Sal : Um desaparecido em acidente de barco turístico

Há pelo menos um desaparecido num acidente com um barco turístico no Rio Sado, que seguia a bordo com cerca de 50 pessoas.

Uma embarcação marítimo-turística encalhou hoje, a meio da tarde, no rio Sado, junto à ponte do IC1 em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, e um passageiro está desaparecido, informou o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimos. 



De acordo com a mesma fonte, "um dos 50 passageiros da embarcação caiu à água quando esta encalhou e continua por resgatar, decorrendo buscas com recurso ao helicóptero EH101 da Força Aérea".  

 

"Os restantes passageiros já foram transportados para terra, permanecendo dois tripulantes no barco a aguardar que a maré suba para o desencalhar", acrescentou. 

Cinco atiraram-se à água 

Segundo disse o capitão do porto de Setúbal, comandante Duarte Cantiga, "na sequência da colisão do mastro da embarcação Pinto Luísa, com a ponte do IC1, cinco pessoas atiraram-se à água". 

 

"Quatro pessoas acabaram por conseguir chegar a terra por meios próprios

ou recolhidas pela própria embarcação, mas há uma que continua desaparecida",

acrescentou. 

 

Duarte Cantiga adiantou à Lusa que neste momento estão a decorrer operações de busca com diversos meios da autoridade marítima, incluindo agentes mergulhadores.

Buscas prosseguem no local 

Segundo o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimos, "no local estão também meios da Capitania do Porto de Setúbal e da Protecção Civil".

 

Fonte da Câmara de Alcácer do Sal adiantou que a embarcação pertence à autarquia e que estava a fazer um passeio organizado pela empresa Rotas do Sal. 

 

Segundo a mesma fonte, o acidente terá ocorrido quando a embarcação se preparava para atracar no cais da Ameira. 

 

"Houve um problema e a embarcação em vez de atracar seguiu em frente e acabou por embater na estrutura da ponte do IC1", disse a fonte. 

 

O alerta para a situação foi dado pelas 17:50, tendo a embarcação partido um mastro quando encalhou.