Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Ahmadinejad apresenta "condições" sobre nuclear

Ahmadinejad vai apresentar na próxima semana as "condições para negociar" com os países que votaram uma resolução contra o Irão.

O Irão vai anunciar na próxima semana as suas "condições" para eventuais negociações sobre o seu programa nuclear com o Grupo 5+1 (Estados Unidos, França, Rússia, Reino Unido, China e Alemanha), afirmou hoje o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad.

"A República Islâmica do Irão anunciará na próxima semana as condições para negociar com os países que votaram uma resolução contra o nosso país", disse Ahmadinejad, citado pela televisão estatal.

Por iniciativa dos Estados Unidos e dos seus aliados, 12 dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU aprovaram a 9 de junho uma nova resolução que reforça as sanções económicas contra o Irão.

Imediatamente após a adoção da resolução, os Estados Unidos e os países europeus apelaram ao Irão para que retome as negociações com o grupo constituído pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e a Alemanha.

"Eles adotam uma resolução e a seguir dizem-nos para negociar. Muito bem, mas vamos negociar de uma maneira tal que eles vão lamentar e não ousarão jamais cometer este tipo de erro", disse.

O Irão e o Grupo 5+1 estão há vários anos em difíceis e frequentemente interrompidas negociações sobre o programa nuclear iraniano.