Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Aeroportos de Amesterdão e Roterdão fechados

Depois de Espanha, Portugal e Itália, é a vez da Irlanda, Reino Unido e Holanda encerrarem os seus espaços aéreos por causa da nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajökull. Clique aqui para visitar o dossiê Vulcão Pára Aviões

Os aeroportos holandeses de Amesterdão-Schiphol e Roterdão vão estar encerrados hoje entre as 6h00 e as 14h00 locais (5h00 e 13h00 em Lisboa) devido à concentração de cinzas vulcânicas no espaço aéreo da Holanda, anunciou o serviço de controlo aéreo do país.

Anteriormente, as autoridades do tráfego aéreo britânico tinham anunciado o encerramento por seis horas dos aeroportos londrinos de Heathrow e Gatwick, entre a 1h00 e as 7h00.

Cerca de duas dezenas de aeroportos foram encerrados desde domingo no Reino Unido e na Irlanda devido às cinzas do vulcão islândes Eyjafjallajökull.

Este vulcão entrou em actividade em março passado, emanando uma nuvem de cinzas que provocou o encerramento do espaço aéreo de vários países da Europa, entre 14 e 21 de abril.

Na altura, a situação causou um caos sem precedentes na história da aviação civil e prejuízos estimados na ordem dos 2,5 mil milhões de euros.

Depois de duas semanas de normalização, as cinzas emanadas do vulcão islandês voltaram a afetar o espaço aéreo de Portugal, Espanha e Itália.

Passada mais uma semana, é agora a vez do Reino Unido, Irlanda e Holanda encerrarem parte do seu espaço aéreo, receando-se novos problemas para a aviação civil e seus passageiros.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.