Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Adelino Gomes a caminho da RDP

Adelino Gomes foi indicado pela administração da RTP/RDP para Provedor do ouvinte da RDP. Depois do nome de Francisco José de Oliveira ter sido chumbado pelo Conselho de Opinião, espera-se agora uma decisão para Junho. O lugar está vago desde Abril.

Adelino Gomes aceitou o convite para ser o segundo Provedor do Ouvinte da RDP, substituindo no cargo José Nuno Martins, que saiu, em Abril, depois de duras críticas ao estado da Rádio pública que considera estar a ser "tratada como o parente pobre da RTP".

A nomeação do grande repórter do jornal 'Público' depende agora do parecer favorável do Conselho de Opinião que, de acordo com a lei, tem poder de veto. A reunião deverá decorrer no próximo mês.

Recorde-se que, em Abril, o Conselho de Opinião vetou por maioria o nome do fundador da Rádio Nova, Francisco José de Oliveira, apenas dando luz verde à renovação do mandato de Paquete de Oliveira como Provedor do Telespectador. Os conselheiros invocaram a falta de experiência no serviço público do nome então designado pela administração da RTP/RDP SA. O jornalista considerou-se mesmo "ofendido" por alguns dos motivos invocados, razão pela qual decidiu entregar o caso a um advogado para proceder judicialmente.