Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Abrunhosa acusa Rui Rio de não ser "uma pessoa de contas sérias"

"Rui Rio não é uma pessoa de contas sérias", afirma o músico e deputado municipal na Câmara do Porto. Para Pedro Abrunhosa, "há falta de transparência nas contas" da autarquia.

<#comment comment="[if gte mso 9]> Normal 0 false false false MicrosoftInternetExplorer4 <#comment comment="[if gte mso 9]> <#comment comment=" /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Tahoma; panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:1627421319 -2147483648 8 0 66047 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:72.0pt 90.0pt 72.0pt 90.0pt; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} "> <#comment comment="[if gte mso 10]>

Pedro Abrunhosa acusou ontem Rui Rio de não ser "uma pessoa de contas sérias" durante mais um debate do Clube dos Pensadores, em Gaia, durante o qual teceu duras críticas ao presidente da Câmara do Porto. 

"Rui Rio não é uma pessoa de contas sérias", afirmou o músico e deputado municipal na Câmara do Porto, para quem "há falta de transparência nas contas" da autarquia. 

Pedro Abrunhosa critica a "política de privatização" da Câmara do Porto, cujos concursos "só têm um concorrente". "Coincidência, dirão alguns. Eu não acredito em coincidências", frisou. 

Para Pedro Abrunhosa, também "não é coincidência" o facto de "o grupo que vai explorar a edificação (do Bairro do Aleixo) ser liderado por um ex-colega de bancada parlamentar do PSD", e de Rui Rio. 

Contas ocultas

Ainda sobre a "situação de privatização da cidade do Porto", destacou a tentativa de "transformar o mercado do Bolhão num centro comercial", lembrando ainda o mercado do Bom Sucesso, com "o mesmo problema". 

O músico lamentou que a cidade do Porto esteja "sem destino", acrescentando ser necessário combater "manipulação, deturpação de factos e números e contínua ocultação de contas" por parte de Rui Rio e da Câmara do Porto. 

"A vocação desta cidade é ser um pólo de academia, ciência e cultura, porque isto traz riqueza, que advém do turismo de qualidade", defendeu o autor de "Viagens" e do mais recente álbum "Longe". 

O deputado municipal acredita ainda que "falta um líder" na cidade do Porto, tal como "falta a regionalização e um líder regional a sério". 

Discurso demagógico

Apesar das críticas ao autarca do Porto, feitas até por quem assistia hoje ao debate, Pedro Abrunhosa sublinhou que "Rui Rio ganha eleições porque o seu discurso demagógico passa". 

"A sua posição sobre o Bairro do Aleixo vai oscilando consoante a opinião pública", afirmou o músico, para quem Rui Rio tem uma "grande ambição de poder". 

"Não se pode estar no Porto sem fazer loas ao presidente da Câmara. E se se criticar o presidente, são retirados os apoios", criticou. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.