Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

"A Última Ceia" à distância de um clique

A reprodução em alta definição, feita com 1677 imagens, permite ver todos os pormenores da pintura que inspirou a conspiração do livro "O Código Da Vinci".

Uma ligação à Internet é o único requisito necessário para se ter acesso à obra "A Última Ceia", de Leonardo da Vinci. Fotografada com uma avançada técnica de iluminação, a famosa e inacessível pintura, que inspirou o livro "O Código Da Vinci", de Dan Brown, está agora à distância de um clique. E em alta definição.

Exposto no refeitório do Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, o fresco só começou a ser reproduzido após a aprovação do Laboratório Fotométrico do Instituto Central do Restauro italiano, que testou e validou as condições de iluminação da sessão fotográfica. A reprodução, feita através de 1677 imagens, permite aos curiosos ver de perto todos os pormenores da obra de Da Vinci, criada entre 1494 e 1498.

"A alta definição vai permitir ver detalhes como se se estivesse a centímetros da pintura, ao contrário das fotografias normais, que ficam com grão à medida que se faz zoom", explicou o curador do Convento, Alberto Artioli. "As pessoas vão reparar como Leonardo fez as taças transparentes e notar até o estado de degradação da obra". O site dá ainda uma ajuda contextual aos internautas, com uma lista de factos históricos relacionados com a obra e informações detalhadas sobre cada uma das personagens retratadas.

No entanto, esta não é a primeira vez que "A Última Ceia" é fotografada. No começo do século passado, foi retratada a preto e branco através da protecção de vidros. Já durante os anos 80, a obra foi reproduzida graças às tecnologias mais avançadas da época e a cores. Desta vez, a profundidade e a nitidez cromáticas, reveladas pela fotografia gigante, superam em duas vezes a qualidade das imagens digitais convencionais.

A reprodução foi realizada pela empresa HAL9000, que tem o mesmo nome do computador assassino do filme de Stanley Kubrick, "2001: Odisseia no Espaço". Além de "A Última Ceia", o site da empresa, denominado "Haltadefinizione", tem também retratos em alta definição do quadro "Vida de Cristo", de Gaudenzio Ferrari e da Cúpula da Basílica de San Gaudenzio, de Antonelli.