Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

A perda de alguém próximo

Pietro Paldini (Nanni Moretti) é um executivo que reage com uma enorme calma à inesperada morte da sua mulher, mas essa aparente normalidade vai dar lugar a um comportamento bastante estranho.

'Caos Calmo' é mais filme em que Nanni Moretti interpreta um personagem que tem de lidar com a morte de um familiar muito próximo. Depois de ter escrito, realizado e interpretado 'O Quarto do Filho', Moretti surge agora como protagonista deste filme, de António Luigi Grimaldi, sobre a inesperada morte de uma mulher que deixa órfã uma menina de 10 anos.

Por uma ironia do destino, no exacto momento da morte da sua mulher, Pietro Paladini (Morretti) e o seu irmão estavam a salvar duas mulheres de se afogarem numa praia. Algo que só irá saber quando a encontrar, já sem vida, em casa.

Pietro fica bastante preocupado por a sua filha (Blu Yoshimi) não ter chorado com a notícia da morte da mãe, mas a verdade é que também ele se irá manter estranhamente sereno.

Quando começam as aulas da filha, promete-lhe que irá permanecer na frente da escola enquanto ela lá estiver. Mas o que parecia ser uma promessa simbólica acaba por se tornar numa realidade. Pietro, até aí um executivo bastante bem sucedido, deixa de ir trabalhar para passar os seus dias sentado num banco em frente à escola.

Familiares e amigos tentam convencê-lo a regressar à normalidade. Mas essa irá ser a sua nova rotina e, gradualmente, Pietro torna-se numa espécie de conselheiro de quem ali passa diariamente.

'Caos Calmo' venceu o prémio Mediterranée estrangeiro 2008. O filme é baseado no livro homónimo de Sandro Veronesi que foi contemplado com o prémio Femina. Para além de actor, Moretti é co-argumentista.