Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

A jornada do "três"

Três grandes somaram mais três pontos com vitórias por 3-0. Nacional, União de Leiria e Marítimo vencem e já são «terceiros».

Três. Este pode muito bem ser o número da jornada. Três são os grandes do futebol português, e todos saíram da nona ronda com o mesmo resultado: vitórias por 3-0 e mais três pontos na bagagem. Por outro lado, o trio formado por Nacional, União de Leiria e Marítimo também saiu vencedor, ocupando, juntamente com o Benfica, o terceiro lugar da tabela classificativa.

A jornada teve início na sexta-feira, com a União de Leiria a arrancar uma preciosa vitória no Restelo, frente ao Belenenses. Já no sábado, Jaime Pacheco conseguiu a primeira vitória no seu regresso ao Bessa: os axadrezados venceram o Desportivo das Aves por 2-1, depois de terem estado em desvantagem no marcador.

A noite dos trincos

No domingo, depois dos triunfos de Académica, Nacional (que goleada!) e Marítimo, foi a vez do Benfica entrar em campo.

Os encarnados receberam o Beira-Mar e confirmaram a subida de forma. Embalada pela vitória frente ao Celtic, a equipa de Fernando Santos aplicou a mesma dose e venceu os aveirenses por 3-0. Na Luz, a noite foi dos trincos. Katsouranis e Petit fizeram os golos que abriram caminho ao triunfo, confirmado com um auto-golo de Ricardo.

A estrela do jogo, no entanto, foi o italiano Miccoli, que encantou os adeptos com pormenores técnicos só ao alcance dos predestinados. Passado o calvário de lesões, o "30" parece apostado em comprovar que é, de facto, um jogador muito acima da média no futebol português.

"Chapa 3" vezes dois

Segunda-feira foi dia de "chapa 3". Ao início da noite, em Alvalade, o Sporting quebrou a série de quatro jogos sem vencer e derrotou o Sporting de Braga por 3-0. O jogo ficou marcado pela forma estranha como os leões chegaram aos tentos: dois na própria baliza (Luís Filipe e Nem) e um (suposto golo) de Alecsandro. A equipa de Paulo Bento perdeu, no entanto, Marco Caneira, lesionado ainda na primeira parte.

Ao 3-0 do Sporting respondeu, um par de horas mais tarde, o FC Porto com o mesmo resultado. Em Setúbal, o campeão nacional resolveu o jogo com dois golos nos primeiros seis minutos, marcados por Lisandro e Postiga. Com o Vitória abalado pela crise entre jogadores e treinador, até final foi apenas uma questão de números. E o FC Porto ainda somou mais um, com Quaresma a bater um livre directo de forma superior e a fixar o resultado final.

 

RESULTADOS

. Belenenses – União de Leiria, 0-1

. Boavista – Desportivo das Aves, 2-1

. Nacional – Paços de Ferreira, 5-1

. Académica – Estrela da Amadora, 2-0

. Naval – Marítimo, 0-1

. Benfica – Beira-Mar, 3-0

. Sporting – Sporting de Braga, 3-0

. Vitória de Setúbal – FC Porto, 0-3

 

CLASSIFICAÇÃO

. 1. FC Porto, 22 pontos

. 2. Sporting, 20

. 3. Benfica, 16 (menos um jogo)

. 4. União de Leiria, 16

. 5. Nacional, 16

. 6. Marítimo, 16

. 7. Naval, 15

. 8. Sporting de Braga, 14

. 9. Paços de Ferreira, 12

. 10. Belenenses, 11 (menos um jogo)

. 11. Boavista, 10

. 12. Académica, 10

. 13. Vitória de Setúbal, 8

. 14. Beira-Mar, 6

. 15. Estrela da Amadora, 4

. 16. Desportivo das Aves, 2