Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

A fechar a semana

Mercado do Bolhão reabilitado

A Câmara do Porto vai assinar quarta-feira um protocolo com o Ministério da Cultura para a reabilitação do Mercado do Bolhão, que será integralmente financiada com verbas públicas e europeias. A autarquia tem que entregar o programa preliminar até 17 de Janeiro, dispondo depois o IGESPAR de 210 dias para apresentar o projecto de reabilitação.

Cientistas descobrem que universo existia antes do Big Bang

Um grupo de cientistas europeus e americanos citado pela revista 'New Scientist', fez uma simulação em computador onde o universo recua até às suas origens e descobriu que, em vez de ficar infinitamente denso e nascer com o Big Bang - a grande explosão que o criou - encolheu e voltou a expandir-se, como se tivesse sido reciclado.

Ministério Público em congresso

Dois magistrados de gerações diferentes aceitaram o convite para discutir os problemas da classe ao almoço. A conversa, crítica, durou uma tarde inteira. No dia em que termina o congresso extraordinário do Ministério Público, o ministro Alberto Costa enumera, em artigo de opinião, no Expresso as principais medidas do Governo na área da Justiça.

PJ prende traficantes

Quatro espanhóis suspeitos de integrarem uma organização de tráfico de droga foram detidos, anteontem, numa operação da Polícia Judiciária. A investigação, feita em colaboração com as autoridades norte-americanas, permitiu a apreensão de 950 quilos de cocaína.

Doentes de Parkinson e Alzheimer mais protegidos

O Parlamento aprovou ontem por unanimidade, na generalidade, as propostas do Bloco de Esquerda para a criação de um esquema de protecção social destinado às pessoas que sofrem de Alzheimer e Parkinson. Estes doentes passariam a estar incluídos nas pensões de invalidez previstas para as doenças crónicas e degenerativas e na criação de um complemento por dependência.

PSD quer explicações de Ana Jorge

O PSD exigiu ontem esclarecimentos da ministra da Saúde sobre uma alegada repreensão de Ana Jorge a uma jornalista da RTP que tentou questionar a sua colega da Educação acerca dos protestos dos professores. O PSD admitiu mesmo chamar a titular da pasta da Saúde ao Parlamento.