Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

A fechar a semana

Grupo português compra minas de Aljustrel

A empresa que explora as minas de Aljustrel, a Lundin Mining, chegou a um acordo com um grupo português MTO, que permite viabilizar a exploração da jazida. "Um grupo industrial vai comprar as pirites à Lundin Mining e desta forma garantir a viabilidade do projecto", disse Manuel Pinho depois da longa noite de negociações.

Pediatria moderna põe fim a 25 mitos

Progressos inéditos no conhecimento sobre a vida uterina estão a mudar a pediatria e há práticas que, afinal, são mitos. Contudo, as novas formas de olhar e tratar as crianças também vieram recuperar tradições, como revelaram ao Expresso vários especialistas portugueses.

Autarquias lutam por terra

A Câmara Municipal de Vila de Rei avançou com um processo contra a Câmara Municipal de Mação, reclamando como seus 40 hectares de terreno no limite dos dois concelhos. Na área em disputa, junto à freguesia de Amêndoa, existe um Castro da Idade do Ferro que ambas as autarquias reclamam como seu.

Bárbara Guimarães na Prisão da Caxias

Barbara Guimarães inaugurou hoje a biblioteca 'Páginas Soltas', na prisão de Caxias. Um projecto que acompanha há vários anos e para o qual enviou os livros que recebeu durante o programa da SIC, com o mesmo nome.

Fidel propõe encontro com Obama

O antigo Presidente cubano Fidel de Castro admite que o Presidente-eleito dos EUA, Barack Obama, é um homem com quem Cuba pode conversar e propõe-lhe um encontro. Num artigo publicado hoje na Internet, Fidel afirma que "com Obama podemos discutir onde ele quiser, mas deverá ter em mente que a teoria da cenoura e do bastão não funciona no nosso país".

Guerra às espécies invasoras

A Comissão Europeia apresentou medidas para lutar de forma coordenada contra as 'espécies invasoras', como o mexilhão-zebra, em território comunitário, que ameaçam a flora e fauna autóctone europeia. O controlo destas espécies e a reparação dos danos que elas provocam custa às economias europeias €12 milhões por ano.

Acordo para assistência espiritual nos hospitais quase pronto

O acordo para a assistência espiritual e religiosa nos hospitais está praticamente terminado e aguarda apenas por pareceres, garantiu hoje, em Fátima, a ministra da Saúde, Ana Jorge.

Adiada votação das 'maravilhas portuguesas'

A votação do concurso 'Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo' estava prevista para amanhã, mas foi adiada para receber "novos contributos científicos". Na lista estão 22 monumentos distribuídos por três continentes, mas só sete vão ser escolhidos. A divulgação será a 10 de Junho de 2009.

Mudanças na direcção do 'Diário Económico'

A direcção do 'Diário Económico' foi alvo de uma remodelação. Como director do jornal mantém-se António Costa. Bruno Proença, actual subdirector vai subir a director-adjunto, e Francisco Ferreira da Silva e Pedro Carvalho assumem os cargos de sub-directores. Pedro Marques Pereira, que era subdirector, sai para a área de comunicação da Galp.