Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

A fechar a semana

PS chumba proposta de inquérito do BE

Considerando-a "inoportuna", o Partido Socialista chumbou ontem uma proposta de inquérito parlamentar do Bloco de Esquerda ao acompanhamento do contrato de gestão do hospital Amadora-Sintra, o único hospital público com gestão privada.

Espanholas fizeram 100 mil abortos em 2006

Em 2006, fizeram-se em Espanha 101.592 abortos, mais 10,8% do que no ano anterior. Segundo o Ministério da Saúde, a maioria das intervenções foi feita em clínicas privadas, em 97% dos casos devido a risco para a saúde materna. Mais de 13.500 das mulheres tinham menos de 19 anos e 500 menos de 15.

Pequenos partidos descem à rua

A Plataforma que engloba as pequenos organizações partidárias ameaçadas com a Lei dos Partidos decidiu, durante o mês de Janeiro, montar na Rua Augusta, em Lisboa, várias bancas identificadas com bandeiras. Nesta acção de protesto, cada um dos representantes apresentar-se-á com uma mordaça, protestando contra a Lei que consideram ser um atentado à liberdade.

IGAI conclui análise à queda de helicóptero

A Inspecção-Geral da Administração Interna já terminou o inquérito ao acidente com um helicóptero, em 2007, da Empresa de Meios Aéreos do Estado. Na quinta-feira, o gabinete do ministro fez saber que as conclusões só serão reveladas quando terminarem as outras duas investigações ainda em curso.

Artistas pedem demissão da ministra

Já são mais de 500 os artistas que assinaram a subscrição lançada na Internet que pede a demissão da ministra da Cultura. O abaixo-assinado, iniciativa da coreógrafa Vera Mantero e do artista André Guedes, está online desde o Natal e ficará disponível até ao fim do mês. Assinam ainda a petição a enviar a José Sócrates Inês de Medeiros, João Grosso, Olga Roriz.

Arrendamento jovem só com 3.561 candidaturas

A primeira fase do programa de apoio ao arrendamento jovem só recebeu 3.561 dos 20 mil processos esperados. "Baseámo-nos no número de jovens apoiados no antigo Incentivo ao Arrendamento Jovem e, como se sabe, em muitos destes casos acabou por se perceber que havia irregularidades", justifica o presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, Nuno Vasconcelos.

Adiada decisão sobre passagem a fundação

Ficou adiada para a próxima quarta-feira a decisão da Universidade do Porto sobre uma eventual transformação em fundação pública de direito privado. Na última reunião tinha o "sim" e o "não" estavam equilibrados.

Avalanchas matam três pessoas

Dois alemães e uma jovem austríaca morreram na quinta-feira à noite em avalanchas nos Alpes austríacos. As vítimas - de 50, 53 e 19 anos, respectivamente - perderam a vida em Gargellen (na província de Vorarlberg, Oeste), em Gennerhorn (perto de Salzburgo) e em Krippenstein, na província de Alta-Áustria, no centro.

Polícia turca detém 44 militantes do Hezbollah

As autoridades turcas detiveram 44 militantes do grupo islamita ilegal Hezbollah. As detenções aconteceram em quatro províncias do país. Segundo os especialistas, o Hezbollah turco não tem nenhuma relação com a organização com o mesmo nome no Líbano.