Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

A descoberta dos portugueses

A influência cultural dos Descobrimentos portugueses vai ser objecto duma grandiosa exposição organizada pela Smithsonian Institution, em Washington.

Quando Matias de Albuquerque, 15.º vice-governador da Índia, era muito jovem, nos primeiros anos de 1600, talvez imaginasse que as suas riquezas seriam um dia guardadas num fabuloso cofre de ouro, mas certamente que nunca poderia supor que esse cofre seria feito de filigrana de ouro indiano por um mestre artesão de Goa e selado com um fecho com a forma de um lagarto indiano.

Dito de outro modo, quando os primeiros navegadores portugueses se aventuraram pelas costas de África, Ásia e das Américas, qual terá sido a profundidade do seu impacto na vida cultural dos novos mundo que foram descobrindo? E qual foi o impacto cultural que esses novos mundos tiveram na metrópole?

Estas são perguntas que a Smithsonian Institution, em Washington DC, tentará responder no próximo ano, quando o maior museu do mundo exibir uma impressionante exposição de objectos da época dos Descobrimentos portugueses, sob o título: "Portugal Encompassing the Globe" ("Portugal Englobando o Globo").

Leia mais este sábado no Actual