Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

100 Génios Contemporâneos

Personalidades como Osama Bin Laden, Quentin Tarantino e Nelson Mandela fazem parte da lista da Synectics. Na base da escolha estão cinco características fundamentais: mudança de paradigma, aclamação popular, poder intelectual, conquistas e importância cultural.

Que figuras como Einstein ou Mozart eram génios ninguém duvida. Mas quem são as personalidades mais geniais actualmente vivas? Baseada em cinco características fundamentais de genialidade, a empresa de consultoria Synectics fez uma lista dos 100 Génios Contemporâneos. No topo estão empatados, Albert Hofmann, criador do LSD, e Timothy John Berners-Lee, o inventor da World Wide Web (WWW).

Desde o líder espiritual Dalai Lama ao realizador Steven Spielberg, as personalidades eleitas vêm das mais variadas áreas profissionais. "Genialidade e criatividade estão inteiramente ligadas", explica a Synectics. Talvez por isso alguns dos nomes que constam da lista podem parecer, no mínimo, inapropriados. Por exemplo, empatados no 43.º lugar estão Osama Bin Laden e Bill Gates.

Para chegar a estes resultados a Synectics enviou 4.000 emails a pedir uma lista de dez personalidades que pudessem ser classificadas de génios. Pouco mais de 600 respostas foram recebidas, perfazendo um bolo final de cerca de mil nomes. Feita uma primeira triagem, onde foram excluídos os nomes de pessoas que já tinham morrido, sobraram apenas 400 personalidades.

Um painel de seis especialistas em criatividade e inovação reuniu-se para chegar ao "ranking" final. Como base estavam cinco características fundamentais de genialidade que seriam, posteriormente, pontuadas: mudança de paradigma, aclamação popular, poder intelectual, conquistas e importância cultural.

"Quer você concorde ou não com os resultados", diz a empresa, nomes como o cineasta George Lucas, o inventor do telemóvel, Martin Cooper, o inventor da arma AK-47, Mikhail Kalashnikov, e a escritora de Harry Potter, J.K.Rowling, fazem parte dos 100 génios dos tempos modernos.