Copiloto da Germanwings interrompeu formação devido a crise nervosa

Nova Iorque. Explosão em edifício provoca incêndio de grandes dimensões

Anterior
Dois jovens desapareceram na praia do Canidelo
Seguinte
WikiLeaks: Líder do PSD desvaloriza opiniões dos EUA
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >  WikiLeaks Portugal: Expresso revela negócios ruinosos na Defesa

WikiLeaks Portugal: Expresso revela negócios ruinosos na Defesa

O Expresso começa hoje a publicar, na edição em papel, uma análise e investigação sobre o que o WikiLeaks tem sobre Portugal. Ministério da Defesa condena a divulgação de documentos oficiais. (Veja o vídeo)


Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 116 Comentar
ordenar por:
mais votados
Filão
Parece-me que o Expresso acordou demasiadamente tarde para este caso.
O WikiLeaks de início teve grande impacto, mas agora entrou no reino das banalidades.
E ainda por cima com as suspeitas que recaiem sobre ele e que levou a Justiça inglesa a entregá-lo a Bruxelas e possívelmente acabará por ir parar aos EUA.
Aí, então, a coisa piará muito mais fino !
A sua credibilidade está em causa !
Era ,não tem razão:parabéns ao Expresso!
Re: Era ,não tem razão:parabéns ao Expresso!
Re: Era ,não tem razão:parabéns ao Expresso!
Re: Era ,não tem razão:parabéns ao Expresso!
Santos Silva,politicamente conivente no silêncio
Re: Era ,não tem razão:parabéns ao Expresso!
Os negócios NOJENTOS dos politicos
Re: Filão
Re: Filão
Re: Filão
Re: Filão
Re: Filão
Re: Filão
Re: Filão
Re: Wikileaks indispensável!!!
Re: Elementar caro amigo ...
Submarinos
Sabem dizer-me quem governava em Portugal no ano de 2009 ?
Isto a propósito da compra dos submarinos !
Afinal a culpa não parece ficar-se sòmente por António Guterres e Paulo Portas!
Há mais "actores" envolvidos no processo.
Re: Submarinos
Re: Submarinos
Re: Submarinos? Para apagar incêndios...
Re: Submarinos? Para apagar incêndios...
Re: Submarinos? Para apagar incêndios...
Re: Para além disso ...
Yanks hipócritas
A desfaçatez do embaixador é inacreditável. Só faltavam agora os Yanks a darem palpites a outros países soberanos sobre brinquedos miltares caros e desnessários. A única tarefa desse indivíduo é defender os interesses dos EUA e dos cidadãos norte-americanos em Portugal. Pugnar pelos interesses territoriais e de segurança de Portugal não lhe compete e nem sequer interessa ao seu patrão.

Se Portugal tivesse comprado submarinos e fragatas Americanos, então já seria o melhor investimento do mundo, para "orgulho" dos Yanks.

Grandes hipócritas!
Re: Yanks hipócritas
Tiranos
Re: Yanks hipócritas
Re: Yanks hipócritas
Re: Yanks hipócritas
Re: Yanks hipócritas
Re: Yanks hipócritas
Re: Yanks hipócritas
Re: Yanks hipócritas
Re: Yanks hipócritas
Relatório?
Re: Relatório?
Re: Relatório?
Re: Relatório?
Toys `R' Us
Re: Toys `R' Us
Re: Toys `R' Us
Re: Toys `R' Us
Re: Yanks hipócritas
Submarinos
Re: Submarinos
Re: Submarinos
Re: Submarinos
Re: Submarinos
Re: Submarinos
Re: Yanks hipócritas
Não percebo o seu problema
Re: Não percebo o seu problema
Re: Não percebo o seu problema
Re: Não percebo o seu problema
Re: Não percebo o seu problema
Re: Não percebo o seu problema
Re: Não percebo o seu problema
Re: Yanks hipócritas Portugueses parvos
Ministério da Defesa o reino da irresponsabilidade
Se a comunicação social não estivesse comprada e houvesse jornalismo de investigação em Portugal isto não acontecia, pois já tinha vindo a publico faz muito tempo.

Felizmente vão aparecendo as "WikiLeaks" que se substituem ao jornalismo bacoco que se faz nesta republica das bananas e trazem a publico as verdades.
Verdades que incomodam... E muito !!!

“Portugal é um país de generais sentados”

Grande tirada...

“Que tem mais generais e almirantes por soldado do que quase todas as Forças Armadas modernas”

Porra...Outra grande tirada...

Verdades que incomodam... E como...

Pelo mesnos se salvam as comissões para alguns... E o orgulho de termos brinquedos caros para os mais patriotas...

E durma-se com um baralho desses...
Re: Verdades que incomodam... E muito !!!
Re: Verdades que incomodam... E muito !!!
Re: Verdades que incomodam... E muito !!!
Muda-se o moleiro
Mas nunca se muda o sistema de seriedade que esta democracia nos tem brindado.
Somos um povo raro com capacidades de adaptação algo extraordinário.
Somos grandes em tudo
Até na corrupção e criminalidade ao mais alto nível.
Al Capone era um menino de coro ao pé desta gente.
Dignificante esta Assembleia da Republica e tão sérios dignificantes representantes.
Nemhum comentário sobre o «rombo nos submarinos?»
... Cá para mim andam com medo do «Kadhafy» cá do sitio, ou então do «pastor alemão» que anda à ré das Forças Armadas.
Afinal...
... Qual e a noticia? Onde estao os factos?

Que jornalismo de retrete!!!!

Kurrusivo
Re: Afinal...
Talvez se esqueçam que...
Talvez se tenham esquecido que:
O Sr. embaixador estava então ao serviço de George Bush de má memória;
O Sr. George Bush, como conservador que é nunca apoiaria em Portugal um governo de esquerda;
O sr. embaixador preferia que os nossos generais estivessem no Iraque a matar inocentes do que estarem sentados em Portugal, sinal que estamos em Paz;
O sr embaixador considera que os submarinos comprados por Paulo Portas, não passam de simples brinquedos, mas que ele e o seu patrono tanto gostam;
O sr. embaixador considera que o então ministro da defesa Severiano Teixeira era fraquinho, ora para que ter um ministro forte, se não estamos em guerra contra ninguém;
Por fim estas publicações surgem agora pela mão do Sr. Balsemão, dono deste jornal que ataca tudo que seja á esquerda, com o firme propósito de ajudar o afilhadito Passos Coelho a chegar mais depressa ao poder que tanto almejam a algum tempo.
Re: Talvez se esqueçam que...
Segredos da treta
Esta importância dada à Wikileaks é estúpida e desnecessária.
Ao cabo e ao fim, aquilo que tem sido publicado, não é mais do que toda a gente pensa mas que, por razões várias, não diz. Ou se diz, não tem qq. relevância porque também não são pessoas importantes.
Por isso, virem lá as agulhas para outro lado porque para este peditório da Wikileaks já demos o suficiente.
O rapazito dono da empresa já teve o seu momento de glória.
Inventem lá outras coisas para entreter o pessoal que esta já não dá. São só banalidades conhecidas de todos.
queijos e presuntos
uiiiiiiiiii,isto esta cheio de teddys boys que guardam o protagonismo tal qual os saloios dos generais e sarjolas e politicos destintos na formação do quejo e do presunto,portugal é o que é ás trinta e seis anos ,é só teddy boys do presunto e bons queijos pá,a maior parte destes tipos vive completamente alianado da presente vida em portugal!!!
"JÁ SE SABIA"
Qualquer pessoa de bom senso sabia que embora os submarinos (a poderem-se comprar) são um ótimo meio para vigilância e de certo modo uma arma que assusta às primeiras Portugal deveria ter como prioridades absolutas o control das águas Portuguesas e costa.
Os tão falados "patrulhões andam a ser feitos aos pingos porque as luvas devem ser pequenas e por aí fora...
O costume.
Kácus
Re:
Re:
Tudo verdades ...
O que os Americanos dizem são obviamente TUDO VERDADES, só que são daquelas que muitos portugueses ainda queriam deixar debaixo do tapete.

        Os nossos politicos são fraquinhos - é apenas uma forma elegante de dizer o que nós bem sabemos

        Os submarinos são um investimento megalómano e dispensável - idem aspas

        Gostamos de nos meter em bicos dos pés e fazer vista com o que não temos - faz lembrar alguma coisa??

          De facto não existe aqui grande notícia APENAS porque só não sabia já disto os ditos "cegos que não querem ver" .... que como o povo bem sabe são os piores.
Re: Tudo verdades ...
Re: Tudo verdades ...
Re: Tudo verdades ...Autonomia F16
Repararam na ironia?
Repararam na ironia, o embaixador de um país que vez por outra acusa a Europa de não gastar o suficiente em defesa, e que nos telegramas assume-se claramente como lóbi de venda de material de guerra Americano, a mostrar o que pensa dos seus potenciais compradores: crianças que gostam de brinquedos caros para não ficar atrás dos seus colegas?

Eu nem sequer vou contrariar esta afirmação, porque temo muito que ela seja verdade: quantos biliões ganham com a venda destes brinquedos, um país como os Estados Unidos? O empolamento das necessidades de segurança para venda e compra de armas é uma verdade que a esquerda sempre assumiu como sendo a realidade, e é delicioso ver a sua principal Nemésis reconhecer isso mesmo num telegrama "estrangeiros não ler".

Mas independentemente da ferida no ego e desencanto pela forma como o nosso aliado mais forte nos vê, não é má ideia aproveitar as revelações para fazer uma retrospecção, ver se o que ele diz está correcto (viu-se que muito não está) ou não, e resolver os nossos problemas. Se termos brinquedos caros não nos trás respeito, talvez seja altura de descermos à terra, e fazermos nós próprios os nossos brinquedos, de forma a que fiquem mais baratos. Serão menos fiáveis, mas que fiabilidade trazem 2 submarinos que bastam 2 golpes de sorte para parar? Quantas lanchas poderíamos ter construido com o dinheiro daqueles? Acrescentar uma pergunta nova às nossas análises: precisamos mesmo ou é apenas um brinquedo caro?
Re: Repararam na ironia?
Re: Repararam na ironia?
Re: Repararam na ironia?
Re: Repararam na ironia?
Re: Repararam na ironia?
Re: Repararam na ironia?
Re: Repararam na ironia?
Re: Repararam na ironia?
Re: Repararam na ironia?
Re: Repararam na ironia?
Re: Repararam na ironia?
Re: Repararam na ironia?
Re: Repararam na ironia?
Re: Repararam na ironia?
Re: Repararam na ironia?
Re: Repararam na ironia?
Comentários 116 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub