Siga-nos

Perfil

Expresso

Web Summit

Sair à noite com empreendedores? Sim, no Night Summit

Nuno Fox

A cimeira, que transforma Lisboa na capital da tecnologia entre esta segunda e sexta-feira não termina no final das conferências. À noite, haverá tempo para muito networking e, claro, diversão

O olho do furacão tecnológico está no Parque das Nações, em Lisboa, mas a Web Summit não se cinge às conferências marcadas para a FIL e para o Meo Arena. A capital vai transformar-se num enorme centro tecnológico e é também fora de horas que tudo vai acontecer, bem no centro da cidade. Entre a Pink Street (Rua Nova do Carvalho, no Cais do Sodré) e o Bairro Alto não haverá impossíveis — ou não contasse a Web Summit com 50 mil participantes de mais de 165 países. Os negócios também se fazem de copo na mão, num ambiente muito mais descontraído do que o de uma reunião marcada com meses de antecedência, e a zona histórica da capital pode testemunhar um contrato ou o início de uma nova vida.

Foi numa noite destas, durante a edição de 2011 da Web Summit, que Travis Kalanick conseguiu um investimento de 37 milhões de dólares para a Uber. A aposta de Scott Stanford, cofundador da Sherpa Ventures e investidor da plataforma de transportes, ajudou a pequena empresa a tornar-se no gigante que tem vindo a mudar a forma como nos deslocamos em todo o mundo. Para o norte-americano, “a magia começa, basicamente, depois de a conferência terminar, ao final do dia, quando toda a gente vai para os pubs”. Em Lisboa não será assim tão diferente do que aconteceu em Dublin. À semelhança do que já aconteceu noutras edições, haverá dois braços da Web Summit a tomar a noite: o Night Summit e o Pub Summit.

O Night Summit é da responsabilidade da organização e está aberto a todos os que participam na cimeira tecnológica, num convite à (re)descoberta de alguns dos locais mais badalados da noite lisboeta, que por estes dias começa bastante mais cedo. É a partir das 20 horas que espaços como a Espumantaria do Cais, a Pensão Amor, o Cargo 111 Bar ou a The Old Pharmacy se enchem de gente, pronta para se divertir, entre o encontro de velhos amigos e o estabelecimento de novos contactos. O networking também é possível quando o sol se põe e há empreendedores e investidores noctívagos que aproveitam as horas vagas para prosseguir. Descubra no final do artigo, todos os locais onde a ação vai acontecer.

O mapa do Night Summit permite descobrir onde estarão os empreendedores nas próximas noites

O mapa do Night Summit permite descobrir onde estarão os empreendedores nas próximas noites

Quanto aos pub crawls, a conversa é outra (e pode ser ainda mais interessante). Já se imaginou a sair à noite com a estrela dos U2, Bono, a explorar um novo bar com Jack Dorsey, criador do Twitter, ou brindar com Elon Musk, o homem por detrás de projetos como o construtor automóvel Tesla, a SpaceX ou os novíssimos telhados solares? Não vale a pena ficar a pensar. Estes foram os guias de outras edições e talvez o melhor seja inscrever-se no Pub Summit deste ano. Nunca se sabe quem o vai guiar por uma noite alfacinha que será, decerto, inesquecível.

Se acha que nada disto é para si, o fundador da Web Summit vai fazê-lo mudar de ideias. Peddy Cosgrave é claro e convida os portugueses a arriscar. “Quebrem as regras, ninguém vai condenar-vos. Invadam festas, invadam jantares, sigam as pessoas no Twitter e no Instagram. Quando elas publicarem uma fotografia num restaurante com mais investidores, vocês vão conseguir identificar o restaurante e vão lá. O que é que pode acontecer? Ninguém vos vai tirar de lá”, disse em setembro o fundador do maior evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa. Vai mesmo ficar em casa?

BAIRRO ALTO
Cheers Lisboa
Portas Largas
Taberna da Saudade
Jürgens Bar
Bairrus Bodega
Maria Caxuxa
Lisbon Winery
Clandestino Bar
Espaço 40e1 Bar
Oito e Nove
Clube da esquina
Side
Lisboa Cheia de Graça
Remake
Cena de copos
Pirata Bar
Matilde Cafe / Bar
Bambu
Cafe Suave
Nova Tertúlia
Cusek Bar
Sentido Proibido 2
The Old Pharmacy
Magote Bar
Eclipse Bar
Purex
Rock e Nubbe
Pop Cereal
Petiscardo
Bar do Ricardo
Alface Hall
Cargo
Aché Cohiba
The Corner
Bar a Tasca
Tasca dos Canários
Bairrices
Cervejaria do Bairro
Mojito Company
Luso Cafe Bar
Pub Português
Cine Bairro
Kamasutra Bar

PINK STREET
Pensão Amor
Espumanteria
Pink Wine Point
4 Caravelas Cocktail Bar
La Puttana
Sol e Pesca
Duplex Restaurant & Bar
Bar Do Cais
Mercearia Tosca
Jamaica Bar (Club)
Cais de Quatro
A Viagem : Cais-do-Sodré
Roterdao Club
O’Gillins Irish Pub

RUA DAS FLORES
By the Wine
Queijaria Cheese Store