46
Anterior
Escolas públicas fecham a 13 de maio
Seguinte
Lojas de Fátima que exponham produtos na rua arriscam coimas
Página Inicial   >  Dossiês  >  Dossies Atualidade  >  Bento XVI em Portugal  >  Visita de Bento XVI corta trânsito em Lisboa

Visita de Bento XVI corta trânsito em Lisboa

Missa no Terreiro do Paço a 11 de Maio vai obrigar à suspensão da circulação entre o Cais de Sodré e o Campo das Cebolas durante cinco dias, entre outros condiconamentos. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal
Lusa |

As avenidas 24 de Julho e Infante D. Henrique, os Restauradores e o Martim Moniz vão ser cortados ao trânsito a 11 de maio, devido à missa papal no Terreiro do Paço, informa a autarquia lisboeta.

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Em comunicado, o Departamento de Protecção Civil Municipal adianta que a Rua Cais de Santarém e o Largo Camões estarão cortados à circulação automóvel na mesma data, "a partir" das 07h00.

Condicionada desde as 07h00, a Avenida da Liberdade será interdita ao trânsito pelas 17h00.

A Avenida Luís Bívar, entre a Rua Tomás Ribeiro e a Rua Pinheiro Chagas, e a Rua Latino Coelho, entre a Rua Dr. António Cândido e a Rua Filipe Folque, estarão, por seu turno, cortadas à circulação automóvel das 07h00 do dia 10 até às 16h00 do dia 12 de maio.

O Cais do Sodré - Campo das Cebolas viverá situação semelhante entre as 22h00 do dia 07 e as 00h00 do dia 12.

Metro fecha entre Baixa-Chiado e Santa Apolónia


No dia da missa de Bento XVI em Lisboa, a circulação no Metro será interrompida no troço entre as estações Baixa-Chiado e Santa Apolónia.

Quanto às ligações fluviais para a Margem Sul, a travessia para o Barreiro será assegurada a partir do terminal do Cais do Sodré, já que o terminal do Terreiro do Paço/Sul e Sueste ficará encerrado "entre as 06:00 e as 22h00" do dia 11.

A Protecção Civil Municipal de Lisboa aconselha as pessoas a planearem com antecedência os "acessos e os transportes a utilizarem" e a adquirirem de antemão "os respetivos títulos", assim como a usarem "calçado prático e confortável" e estarem bem hidratadas.

As autoridades apelam ainda para que, em caso de deteção de "alguma situação anómala" na missa papal no Terreiro do Paço, a comuniquem "de imediato a um elemento da organização".

A nota sugere que, no final da celebração, as pessoas aguardem "com serenidade de modo a permitir uma saída faseada do recinto".

Lisboa recebe Bento XVI a 11 de maio, primeiro de quatro dias da visita papal a Portugal, que inclui ainda passagens por Fátima e Porto.


*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***



Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 46 Comentar
ordenar por:
mais votados
Bravo, Lisboa!
Lisboa parece estar a preparar-se como convém para receber o Papa Bento XVI no próximo dia 11 de Maio. Nada mais natural que transformações assim do quotidiano urbano lisbonense. De resto, isso acontece tantas outras vezes e por razões muito menores. Assim, porque não haveria de acontecer nesta ocasião tão especial também? Como Português e como Católico, agradeço desde já, a quem quer que faça o seu melhor, dê o seu contributo, por mais pequeno que seja (como, por exemplo, ter de deixar o carro fora da cidade ou estacionar fora do seu local habitual), para que a visita do Papa a Portugal, e a Lisboa em particular, decorra da melhor maneira e o acontecimento venha a ficar na memória de todos pela sua beleza, harmonia e, sobretudo, pelos seus efeitos, entre os quais eu gostaria de esperar os seguintes: católicos mais convictos da sua fé (da verdade e da beleza da mesma); cidadãos mais empenhados e responsáveis; país mais sereno e mobilizado para enfrentar as suas questões mais reais/essenciais. Como já disse anteriormente, eu creio mesmo que a Visita do Papa vai deixar Portugal no caminho certo para ser cada vez melhor. E nada mais do que isso precisamos todos nós: sermos sempre melhores, e isso em todos os aspectos: moralmente, profissionalmente, familiarmente, socialmente, religiosamente, humanamente. Viva o Papa Bento XVI!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
A Sorte do Papa, é o outro estar no Havaii!
A sorte do Papa Bento XVI, é que nesses dias em por aqui vai andar, o Paulo Pedroso está no Havaii a fazer a reportagem sobre o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e entrevistará a Governadora do Arquipélago, que ainda não declarou se a vai assinar.
Estava receoso que ele se atirasse para debaixo do papamóvel!
Mas, porque é que cortam o trânsito?

Sigam as sábias palavras do nosso colega Miranda: "O acaso não existe. Tudo, absolutamente tudo, depende da Providência Divina."

Não precisam cortar o trânsito para nada. Deixem isso nas mãos de Deus, que ele trata de tudo.

Quando chegar o papamóvel, os semáforos verdes vão-se acender todos para ele, por instrução divina.

Não haverá acidentes, choques ou atropelamentos. Nem sequer um risquinho no carro. Com Deus a controlar a operação, vai tudo correr em cima de "rodas". Afinal de contas, é ele o tal que, segundo consta por aí, é omnisciente (sabe tudo), omnipresente (está em todos os lugares em simultâneo) e omnipotente (pode tudo e nem sequer precisa Viagra!!!).

Por isso, para que é que estão a arranjar tanta confusão? Deixem tudo nas mãos de Deus.

Afinal de contas, é o Vigário de Cristo que vem a Portugal. Como se já não chegassem os vigaristas que por cá temos, que andam por aí a contar o "conto do Vigário", temos agora que receber mais um vígaro e ouvir os "contos" da carochinha que ele tem para nos contar.

Juntem-se milhares de pessoas nas ruas, quando o papamóvel passar e, quando ele estiver a chegar, virem-lhe as costas.

É o que merece qualquer protector de pedófilos.
E não esquecer!!!
Re: E não esquecer!!!
Re: Mas, porque é que cortam o trânsito?
Re: Mas, porque é que cortam o trânsito?
Percurso da Visita do Papa
Roteiro da visita Papal
 
1º Chega a Lisboa e vai festejar o título de campeão do Benfica;
 
2º Segue para Fátima, onde irá pedir desculpas pelos erros dos árbitros;
 
3º No último dia vai ao Porto agradecer a bondade dos portistas por de 5 em 5 anos deixarem o Benfica ser campeão.
O bispo da semana: Felipe Arizmendi
«Ante la invasión de erotismo, no es fácil mantenerse en el celibato y el respeto a los niños»

" Perante a invasão de erotismo não é fácil manter-se no celibato e ter respeito pelas crianças"

GRANDE BISPO ESTE MALANDRO!

http://www.eljueves.es/20...
Quem devia vir era a Santa Inquisição
Para lançar na fogueira Cavaco Silva, José Sócrates, Almeida Santos, os ministros do Governo, oposição, os deputados, os juizes, autarcas, vereadores, administradores de empresas públicas e camarárias, sucateiros, toda a pirataria corrupta que está a sugar os parcos recursos do País.
Re: Quem devia vir era a Santa Inquisição
Re: Quem devia vir era a Santa Inquisição
Cortes no trãnsito
Mas então o SLB não tinha reservado primeiro?
O luxo papal
Num país à beira da falência, com mais de um milhão de pobres e desempregados, com a miséria que vemos nas cidades, choca o luxo papal: microfone de ouro, arquitectos caros, paralização do país, despesas supérfluas, sapatinhos de estilista, anéis de ouro, ... Perdeu-se o senso, o decoro e a decência. Até eu, pacífico cidadão,de classe média, católico, apostólico, romano, me sinto revoltado com tudo isto. Não admira que gente mais avisada e com os pés assentes na terra, preveja uma situação explosiva. Não é caso para menos.
Parabéns pelo seu comentário!
Re: Parabéns pelo seu comentário!
Re: Parabéns pelo seu comentário!
Re:
Re:
Re:
Re:
Re:
MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria
Custa a entender que uma “figura” dita amada por milhões seja reproduzida a morrer, no máximo visível sofrimento humano, contrariamente a “outras” igualmente veneradas…

Eu estou no “google em Mendonça Júnior e mendoncajunior24@gmail.com
MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria
Custa a entender que uma “figura” dita amada por milhões seja reproduzida a morrer, no máximo visível sofrimento humano, contrariamente a “outras” igualmente veneradas…

Eu estou no “google em Mendonça Júnior e mendoncajunior24@gmail.com
ULTIMA HORA: CORTES
TRANSPORTES

Metro:
- Durante todo o dia, interrupção da circulação no troço Baixa-Chiado / Santa Apolónia;
- Suspensão temporária da circulação nos percursos a realizar pelo Papa.

Carris:
- Acesso até ao Cais do Sodré, Restauradores, Martim Moniz e Santa Apolónia.

Transtejo:
- Encerramento do terminal do Terreiro do Paço / Sul e Sueste, entre as 06:00h e as 22:00h, sendo as ligações asseguradas a partir do terminal do Cais do Sodré;

CORTES DE TRÂNSITO:

- Cais do Sodré - Campo das Cebolas - Entre as 22:00h do dia 7 e as 00:00h do dia 12 de Maio;
- Avenida Luís Bivar - entre a Rua Tomás Ribeiro e a Rua Pinheiro Chagas;
- Rua Latino Coelho - entre a Rua Dr. António Cândido e a Rua Filipe Folque;
- Das 07:00h do dia 10 até às 16:00h do dia 12 de Maio
- Rua Cais de Santarém - 11 de Maio | a partir das 07:00h;
- Avenida Infante D. Henrique - 11 de Maio | a partir das 07:00h;
- Avenida 24 de Julho - 11 de Maio | a partir das 07:00h;
- Restauradores - 11 de Maio | a partir das 07:00h;
- Largo Camões - 11 de Maio | a partir das 07:00h;
- Martim Moniz - 11 de Maio | a partir das 07:00h;
- Avenida da Liberdade - 11 de Maio | a partir das 17:00h
CONSELHOS PARA VER O BISPO DE ROMA
Antes do Evento:

» Planeie com antecedência os acessos e os transportes a utilizar e adquira os respectivos títulos;
» Identifique, com o nome e o contacto telefónico, cada criança ou adulto com necessidades especiais que estiver a seu cargo;
» Mantenha-se hidratado e alimente-se com frequência. Traga água ou sumos, fruta e sanduíches;
» Use calçado prático e confortável;
» Consulte as previsões meteorológicas e venha preparado para calor, exposição solar ou chuva;
» Evite transportar objectos de valor, traga apenas o dinheiro indispensável;
» Tenha atenção à localização do veículo que o transportou. Não deixe bens à vista dentro da viatura.
Não se esqueça de levar a sua t-shirt contra os crimes da pedofilia que foram encobertos pelo Ratzinger.
Esconda as bandeiras negras, por causa da polícia

Durante o Evento:

» Ajude as pessoas que necessitem;
» Nos acessos e recinto siga as indicações da organização e das forças de segurança;
» Se detectar alguma situação anómala, comunique-a de imediato a um elemento da organização;
» Se se deslocar em grupo esteja atento aos idosos e às crianças que o acompanham. Anote a identificação e o n.º de telemóvel do responsável.

Depois do Evento:

» No final das celebrações, aguarde com serenidade de modo a permitir uma saída faseada do recinto.
DÊ MOSTRAS DA SUA INDIGNAÇÃO PELA PADROFILIA.
Re:
Comentário ridículo?
Re: Comentário ridículo?
Zé povinho
Este papa com todos estes luxos,este papa que encobre casos de pedofilia,este papa que é contra a liberdade do individuo,é este papa que vamos receber com todo o formalismo,gastar milhares enquanto o país se afunda,sinceramente isto é um povo de gente estupida.
Comentários 46 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub