46
Anterior
Escolas públicas fecham a 13 de maio
Seguinte
Lojas de Fátima que exponham produtos na rua arriscam coimas
Página Inicial   >  Dossiês  >  Dossies Atualidade  >  Bento XVI em Portugal  >   Visita de Bento XVI corta trânsito em Lisboa

Visita de Bento XVI corta trânsito em Lisboa

Missa no Terreiro do Paço a 11 de Maio vai obrigar à suspensão da circulação entre o Cais de Sodré e o Campo das Cebolas durante cinco dias, entre outros condiconamentos. Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal
Lusa |

As avenidas 24 de Julho e Infante D. Henrique, os Restauradores e o Martim Moniz vão ser cortados ao trânsito a 11 de maio, devido à missa papal no Terreiro do Paço, informa a autarquia lisboeta.

Clique para aceder ao índice do dossiê Bento XVI em Portugal

Em comunicado, o Departamento de Protecção Civil Municipal adianta que a Rua Cais de Santarém e o Largo Camões estarão cortados à circulação automóvel na mesma data, "a partir" das 07h00.

Condicionada desde as 07h00, a Avenida da Liberdade será interdita ao trânsito pelas 17h00.

A Avenida Luís Bívar, entre a Rua Tomás Ribeiro e a Rua Pinheiro Chagas, e a Rua Latino Coelho, entre a Rua Dr. António Cândido e a Rua Filipe Folque, estarão, por seu turno, cortadas à circulação automóvel das 07h00 do dia 10 até às 16h00 do dia 12 de maio.

O Cais do Sodré - Campo das Cebolas viverá situação semelhante entre as 22h00 do dia 07 e as 00h00 do dia 12.

Metro fecha entre Baixa-Chiado e Santa Apolónia


No dia da missa de Bento XVI em Lisboa, a circulação no Metro será interrompida no troço entre as estações Baixa-Chiado e Santa Apolónia.

Quanto às ligações fluviais para a Margem Sul, a travessia para o Barreiro será assegurada a partir do terminal do Cais do Sodré, já que o terminal do Terreiro do Paço/Sul e Sueste ficará encerrado "entre as 06:00 e as 22h00" do dia 11.

A Protecção Civil Municipal de Lisboa aconselha as pessoas a planearem com antecedência os "acessos e os transportes a utilizarem" e a adquirirem de antemão "os respetivos títulos", assim como a usarem "calçado prático e confortável" e estarem bem hidratadas.

As autoridades apelam ainda para que, em caso de deteção de "alguma situação anómala" na missa papal no Terreiro do Paço, a comuniquem "de imediato a um elemento da organização".

A nota sugere que, no final da celebração, as pessoas aguardem "com serenidade de modo a permitir uma saída faseada do recinto".

Lisboa recebe Bento XVI a 11 de maio, primeiro de quatro dias da visita papal a Portugal, que inclui ainda passagens por Fátima e Porto.


*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***



Opinião


Multimédia

Lombinho de porco com broa e batata a murro

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 


Comentários 46 Comentar
ordenar por:
mais votados
Bravo, Lisboa!
Lisboa parece estar a preparar-se como convém para receber o Papa Bento XVI no próximo dia 11 de Maio. Nada mais natural que transformações assim do quotidiano urbano lisbonense. De resto, isso acontece tantas outras vezes e por razões muito menores. Assim, porque não haveria de acontecer nesta ocasião tão especial também? Como Português e como Católico, agradeço desde já, a quem quer que faça o seu melhor, dê o seu contributo, por mais pequeno que seja (como, por exemplo, ter de deixar o carro fora da cidade ou estacionar fora do seu local habitual), para que a visita do Papa a Portugal, e a Lisboa em particular, decorra da melhor maneira e o acontecimento venha a ficar na memória de todos pela sua beleza, harmonia e, sobretudo, pelos seus efeitos, entre os quais eu gostaria de esperar os seguintes: católicos mais convictos da sua fé (da verdade e da beleza da mesma); cidadãos mais empenhados e responsáveis; país mais sereno e mobilizado para enfrentar as suas questões mais reais/essenciais. Como já disse anteriormente, eu creio mesmo que a Visita do Papa vai deixar Portugal no caminho certo para ser cada vez melhor. E nada mais do que isso precisamos todos nós: sermos sempre melhores, e isso em todos os aspectos: moralmente, profissionalmente, familiarmente, socialmente, religiosamente, humanamente. Viva o Papa Bento XVI!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
Re: Bravo, Lisboa!
A Sorte do Papa, é o outro estar no Havaii!
A sorte do Papa Bento XVI, é que nesses dias em por aqui vai andar, o Paulo Pedroso está no Havaii a fazer a reportagem sobre o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e entrevistará a Governadora do Arquipélago, que ainda não declarou se a vai assinar.
Estava receoso que ele se atirasse para debaixo do papamóvel!
Mas, porque é que cortam o trânsito?

Sigam as sábias palavras do nosso colega Miranda: "O acaso não existe. Tudo, absolutamente tudo, depende da Providência Divina."

Não precisam cortar o trânsito para nada. Deixem isso nas mãos de Deus, que ele trata de tudo.

Quando chegar o papamóvel, os semáforos verdes vão-se acender todos para ele, por instrução divina.

Não haverá acidentes, choques ou atropelamentos. Nem sequer um risquinho no carro. Com Deus a controlar a operação, vai tudo correr em cima de "rodas". Afinal de contas, é ele o tal que, segundo consta por aí, é omnisciente (sabe tudo), omnipresente (está em todos os lugares em simultâneo) e omnipotente (pode tudo e nem sequer precisa Viagra!!!).

Por isso, para que é que estão a arranjar tanta confusão? Deixem tudo nas mãos de Deus.

Afinal de contas, é o Vigário de Cristo que vem a Portugal. Como se já não chegassem os vigaristas que por cá temos, que andam por aí a contar o "conto do Vigário", temos agora que receber mais um vígaro e ouvir os "contos" da carochinha que ele tem para nos contar.

Juntem-se milhares de pessoas nas ruas, quando o papamóvel passar e, quando ele estiver a chegar, virem-lhe as costas.

É o que merece qualquer protector de pedófilos.
E não esquecer!!!
Re: E não esquecer!!!
Re: Mas, porque é que cortam o trânsito?
Re: Mas, porque é que cortam o trânsito?
Percurso da Visita do Papa
Roteiro da visita Papal
 
1º Chega a Lisboa e vai festejar o título de campeão do Benfica;
 
2º Segue para Fátima, onde irá pedir desculpas pelos erros dos árbitros;
 
3º No último dia vai ao Porto agradecer a bondade dos portistas por de 5 em 5 anos deixarem o Benfica ser campeão.
O bispo da semana: Felipe Arizmendi
«Ante la invasión de erotismo, no es fácil mantenerse en el celibato y el respeto a los niños»

" Perante a invasão de erotismo não é fácil manter-se no celibato e ter respeito pelas crianças"

GRANDE BISPO ESTE MALANDRO!

http://www.eljueves.es/20...
Quem devia vir era a Santa Inquisição
Para lançar na fogueira Cavaco Silva, José Sócrates, Almeida Santos, os ministros do Governo, oposição, os deputados, os juizes, autarcas, vereadores, administradores de empresas públicas e camarárias, sucateiros, toda a pirataria corrupta que está a sugar os parcos recursos do País.
Re: Quem devia vir era a Santa Inquisição
Re: Quem devia vir era a Santa Inquisição
Cortes no trãnsito
Mas então o SLB não tinha reservado primeiro?
O luxo papal
Num país à beira da falência, com mais de um milhão de pobres e desempregados, com a miséria que vemos nas cidades, choca o luxo papal: microfone de ouro, arquitectos caros, paralização do país, despesas supérfluas, sapatinhos de estilista, anéis de ouro, ... Perdeu-se o senso, o decoro e a decência. Até eu, pacífico cidadão,de classe média, católico, apostólico, romano, me sinto revoltado com tudo isto. Não admira que gente mais avisada e com os pés assentes na terra, preveja uma situação explosiva. Não é caso para menos.
Parabéns pelo seu comentário!
Re: Parabéns pelo seu comentário!
Re: Parabéns pelo seu comentário!
Re:
Re:
Re:
Re:
Re:
MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria
Custa a entender que uma “figura” dita amada por milhões seja reproduzida a morrer, no máximo visível sofrimento humano, contrariamente a “outras” igualmente veneradas…

Eu estou no “google em Mendonça Júnior e mendoncajunior24@gmail.com
MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria
Custa a entender que uma “figura” dita amada por milhões seja reproduzida a morrer, no máximo visível sofrimento humano, contrariamente a “outras” igualmente veneradas…

Eu estou no “google em Mendonça Júnior e mendoncajunior24@gmail.com
ULTIMA HORA: CORTES
TRANSPORTES

Metro:
- Durante todo o dia, interrupção da circulação no troço Baixa-Chiado / Santa Apolónia;
- Suspensão temporária da circulação nos percursos a realizar pelo Papa.

Carris:
- Acesso até ao Cais do Sodré, Restauradores, Martim Moniz e Santa Apolónia.

Transtejo:
- Encerramento do terminal do Terreiro do Paço / Sul e Sueste, entre as 06:00h e as 22:00h, sendo as ligações asseguradas a partir do terminal do Cais do Sodré;

CORTES DE TRÂNSITO:

- Cais do Sodré - Campo das Cebolas - Entre as 22:00h do dia 7 e as 00:00h do dia 12 de Maio;
- Avenida Luís Bivar - entre a Rua Tomás Ribeiro e a Rua Pinheiro Chagas;
- Rua Latino Coelho - entre a Rua Dr. António Cândido e a Rua Filipe Folque;
- Das 07:00h do dia 10 até às 16:00h do dia 12 de Maio
- Rua Cais de Santarém - 11 de Maio | a partir das 07:00h;
- Avenida Infante D. Henrique - 11 de Maio | a partir das 07:00h;
- Avenida 24 de Julho - 11 de Maio | a partir das 07:00h;
- Restauradores - 11 de Maio | a partir das 07:00h;
- Largo Camões - 11 de Maio | a partir das 07:00h;
- Martim Moniz - 11 de Maio | a partir das 07:00h;
- Avenida da Liberdade - 11 de Maio | a partir das 17:00h
CONSELHOS PARA VER O BISPO DE ROMA
Antes do Evento:

» Planeie com antecedência os acessos e os transportes a utilizar e adquira os respectivos títulos;
» Identifique, com o nome e o contacto telefónico, cada criança ou adulto com necessidades especiais que estiver a seu cargo;
» Mantenha-se hidratado e alimente-se com frequência. Traga água ou sumos, fruta e sanduíches;
» Use calçado prático e confortável;
» Consulte as previsões meteorológicas e venha preparado para calor, exposição solar ou chuva;
» Evite transportar objectos de valor, traga apenas o dinheiro indispensável;
» Tenha atenção à localização do veículo que o transportou. Não deixe bens à vista dentro da viatura.
Não se esqueça de levar a sua t-shirt contra os crimes da pedofilia que foram encobertos pelo Ratzinger.
Esconda as bandeiras negras, por causa da polícia

Durante o Evento:

» Ajude as pessoas que necessitem;
» Nos acessos e recinto siga as indicações da organização e das forças de segurança;
» Se detectar alguma situação anómala, comunique-a de imediato a um elemento da organização;
» Se se deslocar em grupo esteja atento aos idosos e às crianças que o acompanham. Anote a identificação e o n.º de telemóvel do responsável.

Depois do Evento:

» No final das celebrações, aguarde com serenidade de modo a permitir uma saída faseada do recinto.
DÊ MOSTRAS DA SUA INDIGNAÇÃO PELA PADROFILIA.
Re:
Comentário ridículo?
Re: Comentário ridículo?
Zé povinho
Este papa com todos estes luxos,este papa que encobre casos de pedofilia,este papa que é contra a liberdade do individuo,é este papa que vamos receber com todo o formalismo,gastar milhares enquanto o país se afunda,sinceramente isto é um povo de gente estupida.
Comentários 46 Comentar

Últimas


Pub