76
Página Inicial   >  Multimédia  >  Infografia  >  Veja aqui o ranking das escolas 2012

Veja aqui o ranking das escolas 2012

Consulte aqui as listas ordenadas das escolas com base nos exames nacionais do 6º e 9º anos e do ensino secundário. Veja em que lugar está o estabelecimento de ensino onde estudou ou onde estudam atualmente os seus filhos. Análise, reportagens e opinião na edição impressa do Expresso.
|

Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 76 Comentar
ordenar por:
mais votados
Uma mentira disfarçada de glória
Se verificarmos as diferenças entre a nota interna e as dos exames, verificamos que o ensino particular em Portugal, com honrosas exceções, é um verdadeiro embuste.
Mas o dinheiro serve para quê?
Para muita coisa dirão alguns!
Pois serve, digo eu. Mas desde o 25 de Abril, passou também a dar jeito na compra do chico espertismo em substituição da sapiência, coisa essa que não se compra mas se cultiva.
Mas a escola pública, vendo os seus filhos diletos empobrecerem nesta guerra de números, parece também ela disposta a ir a jogo munida das armas mais poderosas deste povo, a falcatrua e o facilitismo.
Há aí alguém que ponha mão nisto?
Re: Uma mentira disfarçada de glória
A escola pública é que é boa...
Não seja nem parvo nem queira fazer dos outros par
Re: Não seja nem parvo nem queira fazer dos outros
Queriducho
Por outro lado
Re: Por outro lado
Re: Não seja nem parvo nem queira fazer dos outros
ERam
Eram sempre as 10 melhores, as privadas, e agora são as 15 melhores.
Normal.
Não porque tenham melhores professores, mas porque têm melhores alunos. E são melhores porque têm os pais mais motivados para os educarem, razão precisamente porque os põem em colégios.
Claro que os põem em colégios porque podem. E podem porque também eles são mais escolarizados.
É algo sabido há muito: a escolaridade é hereditária. Por causa dos ciclos virtuosos que apontei. E pelos viciosos nos pobres. Só um bom ensino público pode em parte remediar isso, mas o essencial é uma mentalidade social que valorize a escola.
Ora com casos como o de Relvas e Sócrates, é difícil...
Re: ERam
Re: ERam
Re: ERam
Re: ERam
Re: ERam
Re: ERam
Re: ERam
Re: ERam
Re: ERam
Nem tudo é óbvio ...
Re: Nem tudo é óbvio ...
Re: ERam
Re: ERam
Re: ERam
Outro parvo armado em esquerdoide...
Re: Outro parvo armado em esquerdoide...
ranking enganador
Isto é a consequência lógica da falta de investimento no ensino público. E a tendência é para piorar, tanto mais que o objetivo passa mesmo por aí, de modo a cavar o fosso no acesso a uma educação de qualidade por razões puramente económicas. Mas, como alguém aqui salientou, na transição do ensino secundário para o ensino superior essa diferença não se faz notar, muito pelo contrário, o que comprova que a orientação política seguida não promove a distinção por mérito, antes visa a diferenciação de condições e oportunidades.
O Relvas...
Não foi sujeito a estas provas...

senão os directores davam-lhe a equivalência...

vai estudar relvas!
palhaçada dos jornalistas LABREGOS

O Ranking devia ser realizado com base nos RESULTADOS NAS UNIVERSIDADES.

Chegariam à conclusão que a GRANDE MAIORIA dos melhores alunos são provenientes das ESCOLAS PÚBLICAS e não desses colégios de novos ricos e ignorantes.
Re: palhaçada dos jornalistas LABREGOS
Re: palhaçada dos jornalistas LABREGOS
Cambada de Ignorantes
Re: Cambada de Ignorantes
Re: palhaçada dos jornalistas LABREGOS
Você tem uma cabeça "complexa"...
Re: Você tem uma cabeça
Re: palhaçada dos jornalistas LABREGOS
O que falta comparar....
Há é dois efeitos não avaliados neste ranking:

1. FORAM TODOS OS INSCRITOS A EXAME? Eu sei que não.

2. QUAL SERIA O RANKING DA ESCOLA MELHOR CLASSIFICADA COM OS ALUNOS DA ESCOLA PIOR CLASSIFICADA? Palpita-me que não ficaria em primeiro...

Há muitas escolas privadas, mas com contrato de associação, que sendo privadas, levam todos os alunos a exame e não têm hipótese de "escolher" a matéria prima, porque os alunos que recebem são os da sua área de abrangência, sem excepções....

Tb. se sabe que há muitas escolas privadas que seleccionam as admissões à escola e depois seleccionam os alunos que vão a exame, só para ficarem bem nos rankings...

A selecção na admissão não se pode controlar e é um direito que lhes assiste, mas devia de existir noutra coluna a percentagem de alunos inscritos que foram a exame... Se se multiplicasse o resultado médio da escola por essa percentagem ter-se-ia um ranking mais genuino....

Outro indicador relevante da qualidade da escola seria o desvio padrão da média: as médias até podem ser as mesmas, mas se um tiver um desvio padrão muito superior ao outro, isso significa que as notas derivam mais da qualidade dos alunos, do que a escola....
Os filhos são vossos.
Estando numa boa escola, com bons professores e excelentes condições, a diferença sempre esteve nos próprios alunos e no papel desempenhado pelos pais. Entendo que o sucesso depende pelo menos de 2 de 3 factores - Escola, Aluno, Pais. Se dois deles forem bons, então poderemos ter um bom aluno. Se os 3 forem bons, teremos um excelente aluno. O que acontece é que a maioria dos pais "demite-se" do acompanhamento diário do estudo dos filhos. E fá-lo, não por falta de tempo, mas por priorizar outras actividades. No CSJB, existem muitos alunos cujos pais ocupam cargos de topo nas suas actividades, e acreditem que a maioria desses pais encontra tempo nem que seja ao fim de semana para acompanhar o filho nos estudos, e isso faz toda a diferença. Em termos de percurso escolar, a maioria dos alunos permanece no Colégio até ao 11º ano, mas uma parte dos que começaram no 1º ano, sai no 9º ano. Isto tem a ver com a questão das médias para entrada na Universidade, pois ao contrário do que por vezes se afirma com desconhecimento, no CSJB é mais difícil ter boas médias, do que numa escola pública. Em relação à preparação que os alunos levam quer para a Universidade quer para a sua vida profissional, nada melhor que pesquisar na internet os profissionais de sucesso nas sua áreas de actividade que estudaram no Colégio. Mais do que os lugares comuns debitados nas zonas de comentários ou as experiências de ex-colegas de universidade, os factos e o sucesso de antigos alunos serão ...
Re: Os filhos são vossos.
Re: Os filhos são vossos.
Re: Os filhos são vossos.
Re: Os filhos são vossos.
Comparar o incomparável...
Nunca mais acabam com esta fantochada dos rankings em que comparam realidades completamente distintas. Toda a gente que pense um bocadinho e se preocupe em estar informada sobre os assuntos deve saber que na escola pública os professores tentam levar a exame todos os alunos, e essas escolas são frequentadas por alunos com grandes dificuldades. Nas privadas, quando se aproxima a época de exames, os piores alunos são 'convidados' a anular as disciplinas; assim não 'envergonharão' as escolas que continuarão a iludir tudo e todos com bons resultados...
Os outros
Para quando o rankimg das escolas secundarias e profissionais, pois o ensino profissional não pode continuar a ser esquecido.
Nem todos nos precisamos de ser doutores
Dicotomia Privado/Público
Acho que tornou-se crucial definir-se o que é privado e o que é público, distanciando um regime do outro. São escolas, são fundações que se auto intitulam de privadas, que vivem em regime público, privilegiando de benefícios fiscais e subsídios.
Estes «peixes-voadores», que se bem se lembram do Sermão de Stº António, eram pescados devido à sua presunção, ambição; "foram criados peixes e não aves". É disto mesmo que se trata. Estes «peixes-voadores»=instituições privadas de cariz público. Foram criadas privadas e não públicas. Depois acho imensa piada aos alunos que competem em privado durante a primária/o básico/o secundário e depois no Ensino Superior candidatam-se ao público. É uma graçola.
Só tenho pena de que ninguém "pesque" nada disto e "cace" este embuste e embargo do Estado.
Tenho conhecimento de facto de uma pessoa que conheço que transitou no Secundário do regime escolar público para o privado com o propósito de subir a média, tendo-o de facto conseguido. Essa pessoa comentava comigo que tinha imensas facilidades no que dizia respeito às disciplinas opcionais (existentes no 12ºano); tinha mais um bloco obrigatório a Português - disciplina de exame; tinha mais apoio e melhores docentes em geral ou pelo menos nas disciplinas de exame. Eu já nem ponho em causa a disciplina de Educação Física, que é a risota que toda a gente sabe, no ensino privado. ...
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
Gostava que a inspeção que é tão rigorosa com as escolas públicas, acompanhasse nas privadas, ou alguém independente, o processo de princípio a fim, nomeademente durante a realizção das provas e quando as provas estão no secretariado de exames, também gostava que os examinadores e as unidades de exames denuciassem as provas com diferentes tipos de letras e / ou canetas. O jornal expresso e os outros também deveriam indicar o n.º de alunos subsidiados pelo SASE, talvez verificássemos autênticos milagres, ouseja, quem realmente faz um bom trabalho. É fácil ser bom com alunos e pais emepnhados.
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
Re: Veja aqui o ranking das escolas 2012
ERROS NAS MÉDIAS
EXmos Senhores

É lamentavel a publicação de lista de escolas com enormes lapsos, onde são contabilizados nos exames do 6º ano apenas os rsultados da disciplina de Lingua Portuguesa.
Um sistema de ensino com muito para mudar
Como se pode verificar pelas diferenças entre notas internas e notas externas o nosso sistema de ensino tem muito para evoluir. A começar pela nota interna. Para que serve?
Qual o objectivo de ter a entidade que forma a auto-avaliar os seus educandos?
O que deveia haver, como noutros paises mais avançados era uma autentica liberdade de ensino (incluindo liberdade de criar escola pela comunidade, liberdade de ensino individual e docméstico a sério - e não como o que é tolerado por cá) e um sistema de acreditação e avaliação das entidades educadoras idependente que avaliaria entidaes publicas e privadas. Para além disso, como é obvio os alunos deveriam ser avaliados por exames da entidade independente (quer sejam de escolas publicas e privadas) e isso deveria ser feito para acreditar a conclusão de todos os ciclos. Para acesso às Universidades cada universidade é que deveria avaliar os seus candidatos.
Já agora, os caros leitores sabem que para os alunos do ensino doméstico e individual em portugal a média consiste apenas na média dos exames nacionais? E que devem fazer exame nacional a todas as disciplinas e com materia de todo o ciclo de estudos? E que apenas existe uma chamada? E que este é o regime mais próximo da liberdade de ensino e que com ele o estado não gasta um centimo? NO entanto os alunos que optam por esta opção são castigados, ou mehor, ou outros são beneficiados. Para pensarem em ensino sério...
Falta de pachorra!
Dantes, quem não tinha condições nem cabeça para estuf«dar não estudava. Aprendia BEM a ler, escrever e contar e pronto.

Agora, até aos 18 anos, não há hipóteses... temos mesmo que financiar as cabecinhas fracas. E os resultadios são estes nas escolas públicas. Sim, porque nas privadas eles fazem triagem, e bem. Enganar o pagode é coisa do 25 de Abril.
maus professores
isto só mostra que o ensino publico está infestado de maus professores, oss bons que querem lecionar ficam de fora; os maus continuam a dar aulas.
estes maus professores deveriam arranjar alternativas ao ensino.... e os pais deveriam em cada escola observar os maus professores e pedir o afastamento em caso mal ensino dentro da sala de aula.
Mais um anormaloide que não sabe o que escreve.
Re: Mais um anormaloide que não sabe o que escreve
Re: Mais um anormaloide que não sabe o que escreve
Comentários 76 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub