27/05/2012 atualizado às 0:03
Página Inicial » Opinião » Nuno Crato » Vale a pena escolher comida orgânica?

Vale a pena escolher comida orgânica?

Nuno Crato
9:00 Domingo, 16 de agosto de 2009

É uma questão que muitos cientistas não gostam de colocar, pois as variáveis são muitas e as conclusões difíceis. Pior: corre-se o risco de parecer estar de um lado ou de outro da barricada. Quem critique os vegetais criados sem fertilizantes artificiais pode ser acusado de estar a soldo das empresas de adubos químicos. E quem defenda a comida orgânica pode parecer promotor desse negócio florescente. Mas nós - nós público consumidor - gostaríamos de saber.

Há poucos dias, um grupo de seis investigadores da escola de saúde pública inglesa, a célebre London School of Hygiene and Tropical Medicine, divulgou uma grande síntese de resultados sobre uma pergunta específica: o valor nutritivo da comida orgânica é superior ao da comida produzida de forma tradicional?

O trabalho será publicado em Setembro na revista "American Journal of Clinical Nutrition". No entanto, como vem sendo hábito, os resultados foram divulgados à imprensa ainda antes da publicação. O público interessado pode lê-los na site da "American Journal of Clinical Nutrition "   em doi:10.3945/ajcn.2009.28041 (documento PDF, que carece de registo prévio).

Os seis especialistas ingleses não fizeram trabalho de laboratório. Recolheram e seleccionaram trabalhos já feitos. Nas bases de dados científicas, consideraram mais de 52 mil artigos produzidos nos últimos 50 anos, dos quais seleccionaram 162 por terem estudos originais sobre o tema.

Desses 162, escolheram apenas os que estavam elaborados com alto rigor científico e que tinham estudos conclusivos sobre os 11 nutrientes considerados mais importantes. Restaram 55 estudos fiáveis e conclusivos, que incluíram 24 análises de campo, 27 amostragens em herdades e quatro análises de cabazes de compras.

Na selecção que fizeram exigiram cinco definições claras: do sistema de produção usado, da variedade de planta ou animal, do nutriente analisado, do método laboratorial e dos métodos estatísticos seguidos. "A nossa revisão" da literatura científica, escreveram, "sublinhou a heterogeneidade e fraca qualidade da investigação realizada nesta área".
Há um ano, foi feita uma revisão de literatura científica ainda mais vasta e numa área talvez ainda mais polémica e mais marcada ideologicamente - a educação matemática.

Um painel norte-americano muito diverso trabalhou durante dois anos na análise dos estudos existentes . As conclusões foram devastadoras. Dos mais de 16 mil estudos seleccionados por terem matéria relevante, menos de 15% foram considerados satisfazerem um mínimo rigor científico. A larga maioria dos estudos em educação matemática está atulhada de ideologia e falha de fundamentação rigorosa.

A investigação dos alimentos orgânicos tem problemas semelhantes. Defronta-se com um romântico regresso à natureza que criou um mercado florescente, atingindo mais de 30 mil milhões de euros em 2007. Mas o estudo dos especialistas ingleses é esclarecedor. Dos 11 nutrientes estudados, os vegetais produzidos de forma tradicional ganham num caso e perdem em dois. Nos restantes oito nutrientes, não há quaisquer diferenças significativas. No caso dos animais, não há nenhuma diferença de conteúdo nutritivo.

A comida orgânica pode saber melhor e talvez seja mais saudável. Os investigadores britânicos nada nos dizem sobre esse e outros aspectos do problema. Mas o seu valor nutritivo não parece valer a diferença de preço.

Palavras-chave  opinião
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
Comida orgânica
Nobreza (seguir utilizador), 1 ponto , 16:24 | Domingo, 16 de agosto de 2009
Aqui temos uma nova designação para os tais alimentos produzidos ecologicamente como a Natureza.

Pelo menos é menos ridículo do que o vulgar alimentos biológicos.

Mas, à pala destas histórias de mais puro e natural sem produtos químicos etc, etc, nasceu um comércio que se tem feito pagar e bem.

É melhor, é mais saudável, é mais ecológico e............

Pagas mais!!!
 
 Regras da comunidade
    Re: Comida orgânica    Ver comentário
lankah (seguir utilizador), 2 pontos , 20:29 | Sábado, 22 de agosto de 2009
    Re: Comida orgânica    Ver comentário
johan_ (seguir utilizador), 1 ponto , 11:56 | Segunda feira, 24 de agosto de 2009
CLARO QUE É MELHOR ALIMENTOS SEM INSETICIDAS.
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 18:01 | Quinta feira, 22 de outubro de 2009
ESTA PERGUNTA;NEM DEVERIA SER FEITA.MAS JÁ QUE ME FOI FEITA;DIGO SEM PESTENEJAR.NEM DEVERIA SER AUTORIZADO CONSUMIRMOS ALIMENTOS Á BASE DE PESTICIDAS/INCETISSIDAS.POIS ESTÁ MAIS QUE PROVADO;AS GRNADES DOENÇAS;TIPO CÂNCER;E OUTRAS;SÃO O RESULTADO;DE TANTOS INCETICIDAS LANÇDOS Á TERRA;E AOS NOSSOS ALIMENTOS.EU ATÉ DEFENDO;QUE SEJAM PROIBIDOS, ALIMENTOS Á BASE DE TODO ESTE TIPO DE VENENOS,EM QUE NÓS SERES HUMANOS TEMOS SIDO ENVENENADOS;AO LONGO DESTES ÚLTIMOS 50 ANOS.É TEMPO DE SER MODIFICADO ESTE TIPO DE ALIMENTÇÃO.E JÁ DEVERIAM SER TOMADAS MEDIDAS;PARA QUE FOSSE CRIADA UMA LEI;PARA EM 10 ANOS;ACABAR ESTA AMEAÇA;AO SER HUMANO.ENTÃO;EU QUE SEMPRE TENHO CONDIÇÕES;SÓ CONSUMO ALIMENTOS SEM ESTES VENENOS;CRIADOS PELOS GRANDES CRIADORES DESTES VENENOS;COMO POR EXEMPLO AS BAYARES DA VIDA.E OUTROS GRANDES GRUPOS;QUE APENAS SÓ VÊEM OS SEUS INTERESSES.E O RESTO;QUE MORRAM;COM CANCERES;E TUDO O MAIS. HOJE É SÓ.SAUDAÇÕES.ROBESPIERRE.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 1   
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




Sete ideias para os jovens que vão a exame!
0:00 Sábado, 28 de maio de 2011,
A experiência do marshmallows
0:00 Sábado, 30 de abril de 2011,
Heroínas dos tsunamis
0:00 Sábado, 2 de abril de 2011,
Heresias da ciência...
0:00 Sábado, 5 de março de 2011, 1
O meu nome numa estrela...
0:00 Quarta feira, 23 de fevereiro de 2011, 2
As borboletas de Nabokov
0:00 Quarta feira, 16 de fevereiro de 2011,
O milagre da recuperação
0:00 Quarta feira, 9 de fevereiro de 2011, 1
O relatório de Lorde Jenkin
0:00 Quarta feira, 2 de fevereiro de 2011,
As escolas e os números
0:00 Quarta feira, 19 de janeiro de 2011,
Amigo de Sócrates
0:00 Quarta feira, 12 de janeiro de 2011, 1
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB