5
Anterior
O novo gigante ágil da Mercedes
Seguinte
Um carro que gostava de ser jipe
Página Inicial   >  Economia  >  Carros  >   Um 'avião'... a diesel
O CARRO DA SEMANA

Um 'avião'... a diesel

A BMW lançou uma "super-bomba" a diesel que acelera dos 0 aos 100 km em 4,7 segundos, e consegue conter o consumo a pouco mais de oito litros de gasóleo na cidade.
|

Foi batizado com a designação M550d. E é muito mais do que um topo de gama das berlinas BMW da série 5. É verdadeiramente o expoente da última tecnologia diesel utilizada na sua classe, apresentando consumos e desempenhos que criam um novo paradigma na indústria automóvel.

Mesmo quem julga que conhece bem as potencialidades das motorizações diesel, consegue ser surpreendido com o desempenho do novo BMW M550d. O seu motor de 6 cilindros diesel de três litros, dotado de um turbocompressor com três estágios - um "tri-turbo" - dá-lhe uma elevada potência que torna este carro num verdadeiro desportivo.

Mas a sua eficiência de funcionamento é levada ao extremo pela excelente resposta da caixa automática de 8 velocidades, pela afinação do seu chassis e pela gestão da motorização XDrive, que gere e reparte a potência entre o eixo dianteiro e o eixo traseiro, assegurando uma excelente motricidade.

Solução explosiva


A conjugação de todas estas tecnologias resulta numa solução global verdadeiramente explosiva. Não é por acaso que este carro é um fruto da engenharia da divisão "M Performance" da BMW, que cria automóveis com características marcadamente desportivas, embora menos agressivos que os seus "irmãos" com motores a gasolina, como são os casos da berlina M5, do mais pequeno M3 e do ultra-ágil M1 Coupé.

Apesar de implicar um "cheque" elevado, quem comprar este M550d despende menos 30 mil euros do que pagaria pelo M5, sendo certo que o preço base do M550d, que ascende a 107 mil euros, é facilmente majorado com os extras disponíveis - como é o caso deste carro ensaiado pelo Expresso, cujo preço ultrapassa os 122 mil euros.

A aceleração do M550d confirma o seu caráter desportivo. Faz dos 0 aos 100 km/hora em 4,7 segundos. É certo que o seu "irmão" M5 a gasolina tem um desempenho mais agressivo, fazendo apenas 4,4 segundos para chegar aos 100 Km/hora, mas a verdade é que o M5 dispõe de um motor de 8 cilindros e debita 560 cavalos, cujo consumo nada tem a ver com as média moderadas que se conseguem fazer com o M550d.

Consumos "contidos"


O ensaio do Expresso não conseguiu registar as médias anunciadas pela BMW, que apontam para apenas 6,3 litros de gasóleo a cada 100 km percorridos em circulação combinada (cidade e estrada).

A melhor média registada no ensaio do Expresso não baixou dos 6,8 litros em estrada, o que exige que o condutor não puxe pelo carro, circule com um regime de motor entre as 1200 e as 1800 rotações, e alivie sempre o acelerador nas descidas. Em circulação mista, o melhor registo de consumo aponta para 7,2 litros.

Para os fanáticos em baixos consumos, o modo de circulação Eco permite melhorar os consumos, dando indicações de condução que otimizam os consumos.

Condução desportiva dispara consumo


No entanto, para uma condução desportiva, em que se abuse da caixa automática em modo desportivo ou mesmo em modo manual, com acelerações vigorosas, o M550d ultrapassa facilmente a fasquia dos 10 litros aos 100 km.

No entanto, muito poucos carros com 381 cavalos conseguirão apresentar consumos semelhantes. Até prova em contrário, o M550d é o diesel de produção em série mais potente do mundo (debitando 127 cavalos por cada 1000 centímetros cúbicos).

Este carro dispõe do sistema de tração integral xDrive, e de uma inovadora afinação da suspensão, que lhe dão um comportamento irrepreensível nas curvas.

 



Opinião


Multimédia

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola, em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Costeletas de borrego com migas de castanhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Strogonoff de peixe espada preto

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Caril de banana

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Cantaril com risotto de espargos

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.


Comentários 5 Comentar
ordenar por:
mais votados
Parece-me bem.
De referir que, por exemplo, em países pobres como o Reino Unido, o carro custa 80.000€. Na miserável França, 86.000€. O português paga mais, por estar num país ultra-desenvolvido.
Mais um excelente ensaio e tão relevante
Já tive o prazer de expressar a minha opinião ao Sr. Jornalista do expresso sobre a relevância de todos estes ensaios para o comum dos portugueses. Depois do BMW série 5 e do Mercedes 350 ML, temos agora o prazer de ver mais um ensaio a um BMW, desta feita, o M550d. Tudo carritos acessiveis a qualquer um de nós. este custa apenas 127 mil euros. Sei que deve ser bastante mais interessante passear-se na marginal com um BMW do que com um Renault mas qual é que é a relevância deste ensaio? Se for ao site da BMW chego ás mesmas conclusões. Eu até gosto de carros mas 127 mil euros? enfim... mal posso esperar pelo ensaio do Lamborghini Gallardo
Re: Um 'avião'... a diesel
Neste país deixa-se a publicidade fazer a apologia da velocidade e das "performances", e depois queremos que as pessoas andem a 90km/h nas auto-estradas.

Com a nossa "cultura de segurança"?
Mecânicas da Treta.
Um desperdicio de dinheiro.
Esta montra tecnologica,cujo melhor amigo é o reboque,quando entrar na oficina para as revisões o custo dá para pagar um utilitario em 2º mão,quando encosta alem de ter o melhor amigo o dono fica nu quando lhe apresentam a conta.
ensaio vergonhoso
com que então o carro gasta menos de 8 litros, se se andar com muito cuidado e levantar o pé nas descidas?! ridiculo essa afirmação, especialmente para quem percebe alguma coisa de automovéis. sejam verdadeiros, 8 litros gasta um 320d com jantes de 18 polegadas!! eu sei que para terem carros de cortesia para passearem uns dias, os srs.jornalistas, elogiam constantemente algumas marcas cá da praça! mas o que é demais já chateia! sejam rigorosos. por este tipo de comportamentos é que não ha uma unica publicação automovel em portugal respeitada, e a prova está que apesar do mercado ser pequeno, em qualquer quiosque se encontram revistas da especialidade estrangeiras...e mais baratas!
Comentários 5 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub