5
Anterior
O novo gigante ágil da Mercedes
Seguinte
Um carro que gostava de ser jipe
Página Inicial   >  Economia  >  Carros  >  Um 'avião'... a diesel
O CARRO DA SEMANA

Um 'avião'... a diesel

A BMW lançou uma "super-bomba" a diesel que acelera dos 0 aos 100 km em 4,7 segundos, e consegue conter o consumo a pouco mais de oito litros de gasóleo na cidade.
|

Foi batizado com a designação M550d. E é muito mais do que um topo de gama das berlinas BMW da série 5. É verdadeiramente o expoente da última tecnologia diesel utilizada na sua classe, apresentando consumos e desempenhos que criam um novo paradigma na indústria automóvel.

Mesmo quem julga que conhece bem as potencialidades das motorizações diesel, consegue ser surpreendido com o desempenho do novo BMW M550d. O seu motor de 6 cilindros diesel de três litros, dotado de um turbocompressor com três estágios - um "tri-turbo" - dá-lhe uma elevada potência que torna este carro num verdadeiro desportivo.

Mas a sua eficiência de funcionamento é levada ao extremo pela excelente resposta da caixa automática de 8 velocidades, pela afinação do seu chassis e pela gestão da motorização XDrive, que gere e reparte a potência entre o eixo dianteiro e o eixo traseiro, assegurando uma excelente motricidade.

Solução explosiva


A conjugação de todas estas tecnologias resulta numa solução global verdadeiramente explosiva. Não é por acaso que este carro é um fruto da engenharia da divisão "M Performance" da BMW, que cria automóveis com características marcadamente desportivas, embora menos agressivos que os seus "irmãos" com motores a gasolina, como são os casos da berlina M5, do mais pequeno M3 e do ultra-ágil M1 Coupé.

Apesar de implicar um "cheque" elevado, quem comprar este M550d despende menos 30 mil euros do que pagaria pelo M5, sendo certo que o preço base do M550d, que ascende a 107 mil euros, é facilmente majorado com os extras disponíveis - como é o caso deste carro ensaiado pelo Expresso, cujo preço ultrapassa os 122 mil euros.

A aceleração do M550d confirma o seu caráter desportivo. Faz dos 0 aos 100 km/hora em 4,7 segundos. É certo que o seu "irmão" M5 a gasolina tem um desempenho mais agressivo, fazendo apenas 4,4 segundos para chegar aos 100 Km/hora, mas a verdade é que o M5 dispõe de um motor de 8 cilindros e debita 560 cavalos, cujo consumo nada tem a ver com as média moderadas que se conseguem fazer com o M550d.

Consumos "contidos"


O ensaio do Expresso não conseguiu registar as médias anunciadas pela BMW, que apontam para apenas 6,3 litros de gasóleo a cada 100 km percorridos em circulação combinada (cidade e estrada).

A melhor média registada no ensaio do Expresso não baixou dos 6,8 litros em estrada, o que exige que o condutor não puxe pelo carro, circule com um regime de motor entre as 1200 e as 1800 rotações, e alivie sempre o acelerador nas descidas. Em circulação mista, o melhor registo de consumo aponta para 7,2 litros.

Para os fanáticos em baixos consumos, o modo de circulação Eco permite melhorar os consumos, dando indicações de condução que otimizam os consumos.

Condução desportiva dispara consumo


No entanto, para uma condução desportiva, em que se abuse da caixa automática em modo desportivo ou mesmo em modo manual, com acelerações vigorosas, o M550d ultrapassa facilmente a fasquia dos 10 litros aos 100 km.

No entanto, muito poucos carros com 381 cavalos conseguirão apresentar consumos semelhantes. Até prova em contrário, o M550d é o diesel de produção em série mais potente do mundo (debitando 127 cavalos por cada 1000 centímetros cúbicos).

Este carro dispõe do sistema de tração integral xDrive, e de uma inovadora afinação da suspensão, que lhe dão um comportamento irrepreensível nas curvas.

 



Opinião


Multimédia

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Os assassínios, as execuções, as decapitações são as imagens mais chocantes de uma propaganda cada vez mais sofisticada. É a Jihad, que recruta guerrilheiros no ocidente para matar e morrer na Síria. O Expresso seguiu as pisadas de cinco jiadistas portugueses, mostrando quem são e como foram convertidos e radicalizados. E como lutam, como foram morrer - e como já haverá arrependidos com medo de fugir. Reportagem em Londres, no café onde viam jogos de futebol, na universidade onde estudavam e na mesquita onde rezavam. Autoridades e especialistas em terrorismo estão alerta sobre este pequeno mas perigoso grupo, onde corre sangue português - e de onde escorre sangue por Alá.

Hoje é dia de cozido serrano... light

O Talasnal é talvez a mais famosa das aldeias de Xisto da Lousã, cheia de carisma e de pormenores que fazem esquecer o tempo a passar. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta receita.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.


Comentários 5 Comentar
ordenar por:
mais votados
Parece-me bem.
De referir que, por exemplo, em países pobres como o Reino Unido, o carro custa 80.000€. Na miserável França, 86.000€. O português paga mais, por estar num país ultra-desenvolvido.
Mais um excelente ensaio e tão relevante
Já tive o prazer de expressar a minha opinião ao Sr. Jornalista do expresso sobre a relevância de todos estes ensaios para o comum dos portugueses. Depois do BMW série 5 e do Mercedes 350 ML, temos agora o prazer de ver mais um ensaio a um BMW, desta feita, o M550d. Tudo carritos acessiveis a qualquer um de nós. este custa apenas 127 mil euros. Sei que deve ser bastante mais interessante passear-se na marginal com um BMW do que com um Renault mas qual é que é a relevância deste ensaio? Se for ao site da BMW chego ás mesmas conclusões. Eu até gosto de carros mas 127 mil euros? enfim... mal posso esperar pelo ensaio do Lamborghini Gallardo
Re: Um 'avião'... a diesel
Neste país deixa-se a publicidade fazer a apologia da velocidade e das "performances", e depois queremos que as pessoas andem a 90km/h nas auto-estradas.

Com a nossa "cultura de segurança"?
Mecânicas da Treta.
Um desperdicio de dinheiro.
Esta montra tecnologica,cujo melhor amigo é o reboque,quando entrar na oficina para as revisões o custo dá para pagar um utilitario em 2º mão,quando encosta alem de ter o melhor amigo o dono fica nu quando lhe apresentam a conta.
ensaio vergonhoso
com que então o carro gasta menos de 8 litros, se se andar com muito cuidado e levantar o pé nas descidas?! ridiculo essa afirmação, especialmente para quem percebe alguma coisa de automovéis. sejam verdadeiros, 8 litros gasta um 320d com jantes de 18 polegadas!! eu sei que para terem carros de cortesia para passearem uns dias, os srs.jornalistas, elogiam constantemente algumas marcas cá da praça! mas o que é demais já chateia! sejam rigorosos. por este tipo de comportamentos é que não ha uma unica publicação automovel em portugal respeitada, e a prova está que apesar do mercado ser pequeno, em qualquer quiosque se encontram revistas da especialidade estrangeiras...e mais baratas!
Comentários 5 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub