27/05/2012 atualizado às 1:18
Página Inicial » Atualidade » Ulrich diz que universidades só servem para fabricar licenciados e doutores

Ulrich diz que universidades só servem para fabricar licenciados e doutores

Fernando Ulrich, presidente do BPI e também do Conselho Geral da Universidade do Algarve, quer que as universidades pensem mais no país e menos nas suas lógicas internas, à semelhança do que acontece nos Estados Unidos da América.

Mário Lino, correspondente no Algarve (www.expresso.pt)
14:10 Quinta feira, 16 de dezembro de 2010
Fernando Ulrich: «A Universidade do Algarve deve assumir plenamente a sua posição de Universidade nacional»
Fernando Ulrich: «A Universidade do Algarve deve assumir plenamente a sua posição de Universidade nacional»
Tiago Petinga/Lusa

O banqueiro Fernando Ulrich, presidente do BPI, acredita que as universidades portuguesas são uma peça fundamental para ultrapassar a crise, em vários sectores, mas que precisam de uma mudança na forma de agir e de pensar.

"Por vezes fico com a sensação que as comunidades universitárias existentes no nosso país não fazem tudo o que poderiam fazer, nos seus domínios de especialidade, para esclarecer a sociedade portuguesa e melhorar a qualidade e o rigor dos debates públicos sobre as questões relevantes para o progresso de Portugal", criticou, num discurso como presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve, que ontem assinalou o seu 31.º aniversário

"Provocação construtiva"


Após a cerimónia de doutoramento honoris causa da escritora algarvia Lídia Jorge e antes do discurso de encerramento do reitor, João Guerreiro, Ulrich aproveitou para, nas suas próprias palavras, lançar uma "provocação construtiva" sobre o ensino superior em geral e em particular sobre o caso da Universidade a que preside.

"A Universidade do Algarve deve assumir plenamente a sua posição de Universidade nacional. Tem de funcionar como tal e é assim que tem de ser vista de fora. Não pode nem deve deixar-se acantonar como uma Universidade regional", disse.

"O Algarve não é suficientemente grande nem suficientemente rico para que uma Universidade regional possa ser um projecto atractivo e sustentável no longo prazo", acrescentou, antes de elencar algumas falhas estruturais no sistema de ensino superior português.

"Fábricas" de doutores 


"Fico com a sensação que as Universidades portuguesas vivem demasiado fechadas na sua missão de "fábricas" de licenciados e doutores e não incentivam os seus membros - alunos, professores, investigadores - a serem mais proactivos na sociedade em que vivem", admitiu o gestor do BPI, que frequentou o Curso de Gestão de Empresas no Instituto Superior de Economia de Lisboa, entre 1969 e 1974, sem ter chegado a concluir a licenciatura.

A fechar, Ulrich lembrou o caso das universidades norte-americanas, que beneficiam muito das publicações e intervenções públicas das comunidades académicas sobre assuntos de interesse colectivo, algo que segundo Ulrich poderia ser feito no nosso país em áreas tão diversas como as finanças públicas, o turismo, a pesca, a saúde e a formação cultural e artística, entre outras.


Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
A Universidade "à trela" do capital?
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 15:11 | Quinta feira, 16 de dezembro de 2010
A Universidade transmite o saber.Agora se a Universidade do Algarve passa a fazer o que este Sr.banqueiro quer,então chamar-se-à outra coisa menos Universidade.
E quando este tipo de "universidades" passa a ser subserviente em relação a quem lhe paga, passa a andar "à trela" e a esquecer a sociedade ,o Povo e a poder intervir em Liberdade,quando a politica dominante esquece os que estão debaixo da pata do capital.
 
 Regras da comunidade
    Re: A Universidade    Ver comentário
malabarista (seguir utilizador), 1 ponto , 16:53 | Quinta feira, 16 de dezembro de 2010
    Re: A Universidade    Ver comentário
NunoCR (seguir utilizador), 1 ponto , 21:49 | Quinta feira, 16 de dezembro de 2010
    Concordo com o Ulrich    Ver comentário
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 0:25 | Sexta feira, 17 de dezembro de 2010
    Universidade ao serviço dos negócios?    Ver comentário
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 8:36 | Sexta feira, 17 de dezembro de 2010
    Re: A Universidade    Ver comentário
Anibal RODRIGUES (seguir utilizador), 1 ponto , 15:21 | Sábado, 18 de dezembro de 2010
Com a particularidade
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 19:59 | Quinta feira, 16 de dezembro de 2010
De dar diplomas ao domingo, e vão logo para políticos, é porque dá tacho.
E os nossos inginheiros são dos tais que não gostam de sujar as mãos por tal motivo não são aceites aqui no nosso vizinho, mas se for para caixas de robalos?
 
 Regras da comunidade
Saudades!!??
osga.10 (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 22:18 | Quinta feira, 16 de dezembro de 2010
Bem, já servem para alguma coisa. Com certeza que não gostaria que o país continuasse com o analfabetismo que já tivemos. Há muito a melhorar, principalmente, na formação ético-moral do cidadão, onde V. Exª. poderá dar um forte contributo.
 
 Regras da comunidade
Quem fala não é quem paga
Sopinhademassa (seguir utilizador), 1 ponto , 15:17 | Quinta feira, 16 de dezembro de 2010
O sr. Ulrich, que pelos vistos não é Dr. porque não será licenciado e também não é médico, fala, fala, mas vão lá ver quem põe o dinheiro na Universidade, será o BPI? Nah, parece-me que é um banco do Estado...
 
 Regras da comunidade
Ulrich
ERA 2009 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:02 | Quinta feira, 16 de dezembro de 2010
Fernando Ulrich é conhecido por ser uma personalidade
sem papas na língua e de uma grande competência na área da Banca
A acusação que faz, com a frontalidade que lhe é reconhecida, de que as Universidades só servem para fabricar licenciados e doutores, peca por defeito.
Devia ter acrescentado que muitos deles saiem com o rótulo de INCOMPETENTES, daí não o conseguirem enprego.
 
 Regras da comunidade
    Re: Ulrich    Ver comentário
ERA 2009 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:03 | Quinta feira, 16 de dezembro de 2010
    Re: Ulrich    Ver comentário
Vick83 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:00 | Quinta feira, 16 de dezembro de 2010
    Re: Ulrich    Ver comentário
socrates_lisboa (seguir utilizador), 1 ponto , 0:48 | Sexta feira, 17 de dezembro de 2010
    Re: Ulrich    Ver comentário
ERA 2009 (seguir utilizador), 1 ponto , 8:49 | Sexta feira, 17 de dezembro de 2010
    Re: Ulrich    Ver comentário
Anibal RODRIGUES (seguir utilizador), 1 ponto , 15:38 | Sábado, 18 de dezembro de 2010
VISIONÁRIO
otario2009 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:54 | Quinta feira, 16 de dezembro de 2010
Este Sr. Fernando Ulrich, é um grande gestor, daqueles mesmo visionário, muito interventivo, que conhece muito bem a sociedade Portuguesa e os seus problemas, precisamos de mais assim, só é pena que o banco que administra seja o espelho da sua grandiosidade.
 
 Regras da comunidade
    Re: VISIONÁRIO BACOCO    Ver comentário
NJP (seguir utilizador), 1 ponto , 4:35 | Sexta feira, 17 de dezembro de 2010
    Re: VISIONÁRIO BACOCO    Ver comentário
Anibal RODRIGUES (seguir utilizador), 1 ponto , 15:50 | Sábado, 18 de dezembro de 2010
    Re: VISIONÁRIO BACOCO    Ver comentário
NJP (seguir utilizador), 1 ponto , 23:32 | Sábado, 18 de dezembro de 2010
    Re: VISIONÁRIO BACOCO    Ver comentário
Anibal RODRIGUES (seguir utilizador), 1 ponto , 18:18 | Domingo, 19 de dezembro de 2010
Iluminados ás escuras
Jack Palance (seguir utilizador), 1 ponto , 7:18 | Sexta feira, 17 de dezembro de 2010
O ensino superior serve o corporativismo mantendo os pobres ao longe não ultrapassando,no que respeita ao seu acesso,de uma vulgar exploração comercial.A enorme máquina estatal mantem-se devido ao valor humano,pago a peso de ouro e como rampa para outras actividades,bem como de um formato que,em 30 anos criou desigualdade e o desperdício de poder substituir á politica e ao catolicismo a batuta que sempre faltou.Esse vosso tom é jocoso,anti liberal e intelectualmente frustrante.O banqueiro tem razão,faz o seu marketing empresarial e fala verdade.
  Como não ter médicos,pessoal judiciario diligente e sério,escolas no interior?Onde criar valores e proactividade?O produto de determinada ascenção social deve estar no saber,nesse valor que deve participar em conceitos de igualdade num meio consumista e retardado na formaçao de uma cidadania torpe liderada por burgueses e brasonados de merda.
    O ensino privado galopou agravou o risco da desigualdade e a escola publica não cumpriu na totalidade o seu dever fruto do cariz burocratico e centralista que faria Pombal um idiota comparado a supercomentadores presos á inveja e ao absurdo wikiliquesco de estranhar o obvio.Sai agora uma sondagem sobre a sociedade `nem nem`.Esse estrume que é J S,o pequeno ditador do portuguesinho é bem o exemplo desse ascensionismo,não Ulrich.Aparentemente,existem caloiros que, como eu viveram com determinaçao,pouca guita e incerteza. ...
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 1   
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




"Euphoria" vence Festival da Eurovisão
23:29 Sábado, 26 de maio de 2012,
PCP responsabiliza Passos Coelho
20:10 Sábado, 26 de maio de 2012, 1
Louçã defende saída de Relvas
19:51 Sábado, 26 de maio de 2012, 4
Crise junta Ferreira Leite, Guterres e Eanes
18:30 Sábado, 26 de maio de 2012, 9
Redação do 'Público' analisa 'processo Relvas'
15:27 Sábado, 26 de maio de 2012, 22
Contas do PS com saldo negativo de 3,15 milhões
15:07 Sábado, 26 de maio de 2012, 37
Morreu o pai do comando à distância
20:07 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 8
Freeport: Sócrates ameaça processar quem invocar o seu nome
19:23 Terça feira, 22 de maio de 2012, 143
E a celebridade mais poderosa do mundo é...
19:57 Segunda feira, 21 de maio de 2012,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB