27/05/2012 atualizado às 1:18

TVI: "Liberdade de informação foi afectada", diz Ferreira Leite

"Nunca ninguém saberá o que é que se passou" para o Jornal de Sexta da TVI ser supenso, afirmou hoje a líder do PSD. (Ver vídeo no fim do texto) Clique para visitar o dossiê especial Polémica com Jornal Nacional da TVI.

20:01 Sábado, 5 de setembro de 2009

A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, considerou hoje em Coimbra que "a liberdade da comunicação social" foi afectada por o Jornal de Sexta da TVI ter sido "silenciado". 

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ POLÉMICA COM JORNAL NACIONAL

"Essa liberdade da comunicação social foi efectivamente afectada. Com que objectivos, donde veio, a origem, não sei. Há um facto concreto: há um programa que foi silenciado e é esse o ponto que nos deve fazer pensar", salientou, em declarações aos jornalistas no final da Convenção Nacional Autárquica do PSD. 

Questionada sobre a hipótese de ter havido interferência directa ou indirecta do PS ou do governo na decisão de suspender aquele telejornal da TVI, Manuela Ferreira Leite disse não saber. 

"Nunca ninguém saberá o que é que se passou. Aquilo que todos sabemos é qual foi o clima criado à roda da liberdade de informação, e esse clima existe e é lastimável que exista num país democrático", sustentou. 

Para a líder do PSD "está criado o clima para que se subentenda que aquilo que se passou na TVI é um grave atentado à liberdade da comunicação social". 

"Aquilo que se passou nunca ninguém saberá o que foi, mas há uma coisa que todos nós sabemos: é que se tratava de uma estação televisiva e de um programa específico com que o primeiro-ministro se sentia incomodado e publicamente se manifestou contra ele", afirmou. 

Por outro lado, "o país também sabe que houve um momento em que havia um negócio que levaria à tomada de poder da TVI, que o PSD denunciou e que foi anulado por esse motivo", acrescentou, numa referência ao interesse manifestado pela Portugal Telecom em comprar 30 por cento da Media Capital (proprietária da TVI) ao grupo espanhol Prisa. O negócio acabou por ser inviabilizado pelo Governo, que detém uma 'golden share' na PT. 

"Portanto, quando há muitos casos desta natureza e quando há um sentimento no país que de existe verdadeiramente uma asfixia democrática, no sentido em que quem discorda, quem enfrenta, quem ousa dizer alguma coisa que não está de acordo com os parâmetros do governo, sofre ameaças, sofre retaliações, e quando isso é assim, está criado o clima para que se subentenda que aquilo que se passou na TVI é um grave atentado à liberdade da comunicação social", sublinhou hoje Ferreira Leite. 

A líder dos sociais-democratas disse também que não está em causa a questão dos efeitos deste caso nos resultados eleitorais, mas a existência no país de "um clima de falta de liberdade total que leva a que haja a possibilidade de haver atentados à liberdade da comunicação social".


Palavras-chave  Dossiês, TV, tvi, Jornal de Sexta, PSD
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Foi, de facto, com vantagem para o PSD
user178221 (seguir utilizador), 5 pontos (Bem Escrito), 20:40 | Sábado, 5 de setembro de 2009
Sim, a liberdade de imprensa foi afectada. Só que a Drª Manuela não diz que o resultado imediato desse acto censório traduziu-se num benefício para o PSD porque foi irremediavelmente um sério prejuízo para o PS e para o 1º ministro. Isso a Srª Drª M.F.L. não diz.
De facto esta abusiva suspensão não foi certamente para impedir a divulgação do tal video idiota e burlesco, por isso inofensivo, mas para causar uma tempestade política que, obvia e imediatamente foi lida como sendo uma intromissão do PS.
Só que é tão infantil e mal calculado o fim em vista que logo se percebeu que só um acto suicida de loucura faria um qualquer partido provocar essa mesma suspensão pelo prejuízo enorme que ela lhe causaria. Era um perfeito "hara.kiri".
Logo, manda o mais elementar raciocínio fazer a pergunta: -quem é o primeiro beneficiário dessa suspensão? O primeiro, de vários é, sem dúvida. o PSD.
Será a Srª Drª capaz de rebater esta mais do que elementar conclusão, sem disfarces e juras de "verdade e transparência"??
Nuno Costa
 
 Regras da comunidade
    Re: Foi, de facto, com vantagem para o PSD    Ver comentário
Ricmadeira (seguir utilizador), 1 ponto , 21:06 | Sábado, 5 de setembro de 2009
    Sr. Ricmadeira    Ver comentário
user178221 (seguir utilizador), 2 pontos , 23:07 | Sábado, 5 de setembro de 2009
    Re: Sr. Ricmadeira    Ver comentário
Ricmadeira (seguir utilizador), 2 pontos , 23:54 | Sábado, 5 de setembro de 2009
    Re: Sr. Ricmadeira    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 2:34 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    BASTA!    Ver comentário
pilot (seguir utilizador), 1 ponto , 10:06 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Re: Foi, de facto, com vantagem para o PSD    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:53 | Sábado, 5 de setembro de 2009
    Só não percebe quem não quer    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 2:38 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Não havia Liberdade de Imprensa na TVI    Ver comentário
pilot (seguir utilizador), 1 ponto , 10:04 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Re: Não havia Liberdade de Imprensa na TVI    Ver comentário
Mamaevovo (seguir utilizador), 1 ponto , 12:46 | Domingo, 6 de setembro de 2009
Defacto tem razão.....
Brilhantina (seguir utilizador), 4 pontos (Bem Escrito), 20:53 | Sábado, 5 de setembro de 2009
Foi prejudicada a falta de dignidade de imprensa e a má qualidade de imprensa, para se obter algo melhor...
Alguém tem dúvidas?
Essa coisa de praticar o culto da mediocridade e confundir democratizar, inovar, modernizar com mediocrizar, tem sido hábito desta Srª...
 
 Regras da comunidade
    Re: Defacto tem razão.....    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:13 | Sábado, 5 de setembro de 2009
    Re: Defacto tem razão.....    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 1 ponto , 23:15 | Sábado, 5 de setembro de 2009
    Antigamente não gostava de MFL    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 2:51 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Parece que já comecei a acreditar em si....    Ver comentário
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 3:03 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Re: Antigamente não gostava de MFL    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 14:14 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Começo agora a perceber    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 14:59 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Antigamente havia muita coisa errada!    Ver comentário
pilot (seguir utilizador), 1 ponto , 10:08 | Domingo, 6 de setembro de 2009
ONTEM HOUVE JORNAL NACIONAL, NÃO HOUVE?
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 21:15 | Sábado, 5 de setembro de 2009
Houve e foi um tal de desancar no PM, como sempre. Apenas mudou o rosto. Portanto, a liberdade de expressão manteve-se intocável, bem como o mau jornalismo. E se a peça rebuscadíssima e sem qualquer fonte que corroborasse o que a TVI queria dizer e disse mas por autoria dos seus jornalistas e sem quaisquer depoimentos fosse de quem fosse, foi passada, isso deveu-se às ameaças/chantagem interna feita de véspera pela MMGuedes. E quando MFLeite diz que a MMG foi silenciada mentiu porque apeça é da sua co-autoria. Não há crime de lesa informação, não há nada que não seja a mudança de pivot naquele execrável noticiário que se espera possa vir a tornar-se sério com a saída mais do que lógica da generala - como lhe chamam os colegas.
 
 Regras da comunidade
    Totalmente de acordo com a sua análise...    Ver comentário
aukistuxego (seguir utilizador), 1 ponto , 23:36 | Sábado, 5 de setembro de 2009
    Re: ONTEM HOUVE JORNAL NACIONAL, NÃO HOUVE?    Ver comentário
pilot (seguir utilizador), 1 ponto , 10:33 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Re: ONTEM HOUVE JORNAL NACIONAL, NÃO HOUVE?    Ver comentário
dedalo11 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:37 | Domingo, 6 de setembro de 2009
eh lá me engana que eu gosto.......
Buraco do Remexido (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 21:23 | Sábado, 5 de setembro de 2009
No dia em que esta velha for 1ªministra de Portugal...emigro.

Espero sinceramente que o povo de Portugal tenha o bom senso e impeça esta alimária de chegar ao poder.
 
 Regras da comunidade
    Re: eh lá me engana que eu gosto.......    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:59 | Sábado, 5 de setembro de 2009
    Acho que estão enganados    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 2:44 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Re: Acho que estão enganados    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:11 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Re: Acho que estão enganados    Ver comentário
Buraco do Remexido (seguir utilizador), 1 ponto , 10:44 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    MFL pode ter muitos defeitos mas...    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 14:30 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Re: Acho que estão enganados    Ver comentário
userEX105348 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:31 | Domingo, 6 de setembro de 2009
Mas porque diz MFLeite
makiavel (seguir utilizador), 2 pontos , 22:51 | Sábado, 5 de setembro de 2009
Mas porque diz MFLeite que a verdade nunca se saberá?

Que sabe MFLeite para o afirmar?

Como pode estar tão certa de que o caso é de "asfixia democrática" e de que os seus autores não serão descobertos?

DrªManuela: que sabe a senhora sobre isto, que o resto do país desconhece?

Como diz na sua campanha: "Não se fala do que não se pode garantir".
Ora, se a senhora pode garantir que a verdade nunca será descoberta...é porque sabe onde o segredo está guardado, certo?
 
 Regras da comunidade
    Re: Mas porque diz MFLeite    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:17 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Re: Mas porque diz MFLeite    Ver comentário
userEX105348 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:39 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Re: Mas porque diz MFLeite    Ver comentário
Outubro1560 (seguir utilizador), 1 ponto , 1:45 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Re: Mas porque diz MFLeite    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 3:23 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Re: Mas porque diz MFLeite    Ver comentário
tukakubana (seguir utilizador), 1 ponto , 16:29 | Domingo, 6 de setembro de 2009
TVI Liberdade de Imprensa afectada
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:56 | Sábado, 5 de setembro de 2009
Mas afinal havia liberdade naquele jornal? Quem querem convencer que existia o minímo de isenção? Afinal a Imprensa não ficou mais rica com o seu desaparecimento? Não era uma vergonha com os julgamentos sumários que sempre se praticavam. Não era uma vergonha para a Comunicação Social e para todos os profissionais? Não era tão ridículo que havia pessoas que o acompanhavam para se divertirem? Para bom entendedor meia palavra basta e os Contemporâneos dizem tudo.http://www.youtube.com/wa...
 
 Regras da comunidade
    Re: TVI Liberdade de Imprensa afectada    Ver comentário
loiraburra (seguir utilizador), 1 ponto , 7:54 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    NÃO HAVIA LIBERDADE DE IMPRENSA NA TVI!!!    Ver comentário
pilot (seguir utilizador), 1 ponto , 10:10 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Re: TVI Liberdade de Imprensa afectada    Ver comentário
userEX105348 (seguir utilizador), 0 pontos , 14:46 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Re: TVI Liberdade de Imprensa afectada    Ver comentário
mmj1969 (seguir utilizador), 1 ponto , 16:07 | Quarta feira, 9 de setembro de 2009
TVI
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 1:16 | Domingo, 6 de setembro de 2009
É deveras interessante a afirmação de alguns comentadores, que dizem não viam o saneado Jornal da Sexta, mas tecem-lhe as críticas mais ferozes, que se possa imaginar!
Das duas uma, ou viam o programa, e por isso estão a faltar à verdade, ou, então estão a criticar um produto que não conheciam, e de que só ouviam falar...
Continua-se a comparar os casos M. R, Sousa, que não passava de um simples colaborador, e o de M. Moura Guedes, que tinha uma equipa a trabalhar com ela, como Carlos Enes e Alexandra Leal, e qué é funcionária da empresa.Portanto, o produto, em causa, não era proveniente exclusivo de trabalho seu. Ela, sómente, dava a cara.
Não me custa reconhecer, que não o fazia da melhor maneira, longe disso.
Em conclusão, suprimiu-se um espaço de informação!
E não a considerem despedida, porque o Código de trabalho, nesse aspecto, é muito exigente !
Sobre saneamentos, serão capaz de me dizer quem foi a força partidária, que "expulsou" da RTP 1 o jornalista, hoje na SIc-Notícias, Mário Crespo ?
Eu digo, foi o PS.
 
 Regras da comunidade
    Re: TVI    Ver comentário
pilot (seguir utilizador), 1 ponto , 10:12 | Domingo, 6 de setembro de 2009
Politica de verdade de sábado
lord byron (seguir utilizador), 2 pontos , 8:32 | Domingo, 6 de setembro de 2009
Não existiu uma contestação onde o PSD não se colasse para de lá tentar tirar dividendos!
Não tem uma ideia, a não ser esperar que o poder lhe caia no colo!
Fala de asfixia democrática no continente quando tem gripe para a Madeira!
O que sobre verticalidade e coragem estamos conversados!
O que é que esperam de uma pessoa assim?
Que mude?
Esta é a pessoa da geração rasca, pois foi contestada!
Esta é a pessoa das receitas extraordinárias e chama-lhe combate do défice!
Esta é a pessoa que hoje rasga, amanhã cola!
Esta é a pessoa que a sua preocupação com a liberdade é o afastamento de opositores internos e seis meses de suspensão da democracia!
Querem coerência, razoabilidade ou coragem?
Vão ter mesmo que bater noutra porta!

PS. O não das obras publicas já é um nim, pois ela sabe muito bem que as clientelas do PSD no que a obras publicas diz respeito são exactamente as mesmas e que na “verdade” (a real que vai muito para alem da sua) também vai ter que as satisfazer, pois em causa estão muitos postos de trabalho e ao contrario do que ela diz não são na Ucrânia ou nas ex-colonias!
 
 Regras da comunidade
M.F. Leite
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:04 | Domingo, 6 de setembro de 2009
A leader do PSD, tem sido vítima dos ataques mais ignóbeis, que definem bem o carácter de quem os faz.
Criticá-la, polìticamente, faz todo o sentido.
O contrário, insultá-la, como pessoa, é próprio de quem não tem escrúpulos.
De velha, a retrógrada e terminando em incompetente, é como é classificada, por alguns que se deviam olhar ao espelho !
Estes, são os mesmos que se indignam quando apontam factos incómodos, mas nunca desmentidos, ao seu ídolo,
que se autologia, constantemente.
Não esqueço, que elogio em boca própria é um vitupério !
Tenhámos presente que a nossa liberdade acaba, onde começa a do outro!
Em conclusão, dois pesos e duas medidas.
Para sermos respeitados, temos de respeitar os outros !
É, isto, que eu penso.
 
 Regras da comunidade
Liberdade de imprensa
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:21 | Domingo, 6 de setembro de 2009
Ainda sobre o caso M.M. Guedes. Teima-se, em não querer ver o que é por demais evidente.
Este tabalho jornalístico, não era só de M. M. Guedes, mas sim de uma equipa. Ela, era apenas o rosto, embora não da melhor maneira, frise-se.
Então, critique-se o programa, e não a pessoa.
Pacheco Pereira, afirma que "Sócrates deu ordens para terminar com este noticiário, que era, sem dúvida, incómodo para o governo".
Toda a gente sabe, onde ele quer chegar...
Para bom entendedor, meia palavra basta !
Como. é óbvio, esta opinião só veincula o próprio.
Não foi isso que disseram alguns, quando Pina Moura se pronunciou sobte os programas eleitorias do PS e do PSD ?
 
 Regras da comunidade
TVI
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 10:40 | Domingo, 6 de setembro de 2009
Se este noticiário fosse favorável ao PS, será que os seus apaniguados e o próprio J. S. reagiriam do mesmo modo ?
Quem semeia ventos, colhe tempestades.
Foi o que fêz José Sócrates, no congresso do PS, na entrevista, que concedeu à RTP 1, e noutras ocasiões.
Não se esqueça, que o "Público", para o PS, também faz parte da "campanha negra"...
Relembro a declaração de M. F. Leite: Este acto não passou de um grave atentado à liberdade da Comunicação Social !
Claro que os epítetos de velha, incompente, retrógrada e outros vão surgir em grande escala !
É bom não esquecer o falhado negócio da PT, que só não se efectivou, porque o PSD o denunciou !
Para terminar, o caso "Freeport", que ainda vai dar muito pano para mangas, estava a incomodar demasiadamente, daí, o melhor era evitar que outras novidades viessem ao de cima ! Portanto, havia, que suprimi-lo, ainda que através de terceiros...
Infelizmente, os espanhóis tiveram um papel determinante neste caso !
Contra factos, não há argumentos !
 
 Regras da comunidade
UMA MANUELA JÁ FOI, AGORA VEM ESTA...
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 20:28 | Sábado, 5 de setembro de 2009
PARA RIDICULO BASTAVA A OUTRA, AGORA COM ESTA ESTOU A FICAR ASFIXIADA...PORQUE SERÁ?
 
 Regras da comunidade
    Pª MartaAlgarve    Ver comentário
user178221 (seguir utilizador), 2 pontos , 23:14 | Sábado, 5 de setembro de 2009
    Re: Asfixia?    Ver comentário
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 0:35 | Domingo, 6 de setembro de 2009
PARABÉNS MFL!!!
Ricmadeira (seguir utilizador), 1 ponto , 21:10 | Sábado, 5 de setembro de 2009
MFL disse que: "A Liberdade de imprensa foi afectada". Isso é verdade, independente da causa (se houve ou não ingerência do PS). MFL podia fazer uso "eleitoral" do episódio e atacar o PS, mas não o fez. Está a agir correctamente, até mesmo porque não há prova nesse sentido, apenas indícios. Se fosse o contrário, diriam os socialistas: "O PSD está a tentar implantar o FASCISMO em Portugal"... É bom ver que MFL está a tratar do tema de forma "séria"
 
 Regras da comunidade
    Re: PARABÉNS MFL!!!    Ver comentário
NJP (seguir utilizador), 2 pontos , 23:37 | Sábado, 5 de setembro de 2009
    Re: PARABÉNS MFL!!!    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:19 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Ainda não percebeu    Ver comentário
Observador-Mor (seguir utilizador), 1 ponto , 3:09 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Re: PARABÉNS MFL!!!    Ver comentário
LisQue2 (seguir utilizador), 1 ponto , 1:29 | Domingo, 6 de setembro de 2009
Pois de facto
MudemAcassete (seguir utilizador), 1 ponto , 21:20 | Sábado, 5 de setembro de 2009
A verdade nunca se saberá uma vez que até dá jeito á DRa . que nunca se saiba. Assim vão assando o Jose Socrates em lume brando. Nunca pensei ver uma encenação destas ....
 
 Regras da comunidade
A população começa a aperceber-se desta
aukistuxego (seguir utilizador), 1 ponto , 21:24 | Sábado, 5 de setembro de 2009
democracia que se transformou em golpadas para a conquista do poder. Em vespera de eleições, começou com as escutas ao presidente da epública, agora foi a TVI. Mas o que é isto? Há muita gente que não engola tanta golpada. As golpadas são só para manterem os interesses instalados e presumivelmente tentarem que os correligionários escapem à Justiça...Para se afastarem os golpistas, deve-se dar forte votação ao PCP e Bloco de Esquerda para obrigar o PS a girar à esquerda no sentido de ser criada uma verdadeira alternativa politica e não ficar tudo na mesma. É preciso levantar as pestanas e ver que se presume com indicios, assim um pouco como hei-de dizer, que a direita estás a ser levada ao colo por Cavaco Silva.
 
 Regras da comunidade
    Re: A população começa a aperceber-se desta    Ver comentário
userEX113852 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:23 | Domingo, 6 de setembro de 2009
    Tem se visto nos debates do PCP e BE com socrates    Ver comentário
aukistuxego (seguir utilizador), 1 ponto , 12:10 | Domingo, 6 de setembro de 2009
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
1. Toni 2 ( 264pts )
2. moncarapacho ( 202pts )
3. carlos-carlos ( 200pts )
4. Resistente ( 191pts )
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Rescisão com TVI é o "fim de um pesadelo"
16:36 Terça feira, 19 de outubro de 2010, 86
Manuela Moura Guedes rescinde e sai da TVI
13:58 Terça feira, 19 de outubro de 2010, 27
Moura Guedes espera que ERC "faça justiça"
22:27 Terça feira, 29 de dezembro de 2009, 41
Prisa: Decisão de acabar o "Jornal Nacional" foi apenas interna
10:45 Quarta feira, 25 de novembro de 2009,
TVI: Júlio Magalhães garante que nada vai mudar na informação
12:52 Sexta feira, 11 de setembro de 2009, 15
Líder do PSD sugere que RTP convide Moura Guedes
22:55 Quinta feira, 10 de setembro de 2009, 27
TVI: Júlio Magalhães mantém Mário Moura como director-adjunto
22:22 Quinta feira, 10 de setembro de 2009, 2
"Este foi o Governo mais arrogante da democracia", acusa o PSD
20:54 Quinta feira, 10 de setembro de 2009, 17
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB