Anterior
PS: "Receita do custe o que custar falhou"
Seguinte
Só circularam três comboios hoje de manhã
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Trinta mil multas por falta de inspeção periódica

Trinta mil multas por falta de inspeção periódica

Os condutores estão cada vez menos a cumprir a inspeção periódica obrigatória dos seus veículos, o resultado é uma tendência para o aumento das contraordenações.

Mais de trinta mil condutores foram multados por falta da inspeção periódica obrigatória dos veículos no primeiro semestre do ano, contraordenação que aumentou cinco por cento em relação ao mesmo período de 2011.

Dados divulgados à agência Lusa pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) indicam que as forças de segurança multaram 32.562 condutores por falta da inspeção periódica obrigatória nos primeiros seis meses do ano, mais 1607 autos do que no primeiro semestre de 2011, quando se registaram 30.955 infrações.

A tendência de aumento do número de contraordenações por falta de inspeção periódica obrigatória registou-se já em 2011, quando as multas aumentaram cerca de 25 por cento relativamente a 2010.

De acordo com a ANSR, em 2011 foram levantados 60.995 autos, enquanto em 2010 registaram-se 48.913 contraordenações por não sujeição do veículo a inspeção periódica obrigatória.

Segundo o Código da Estrada, o montante mínimo da multa é 250 euros.

Outra das contraordenações que também está a aumentar é por falta de seguro obrigatório de responsabilidade civil.

Os dados da ANSR referem que a PSP e a GNR multaram 12.179 condutores no primeiro semestre deste ano falta de seguro obrigatório, mais 1989 do que no mesmo período do ano passado, quando levantaram 10.190 autos.

A ANSR adianta que as forças de segurança registaram um total de 23.345 contraordenações por falta de seguro em 2011, coima que tem o montante mínimo de 500 euros.


Opinião


Multimédia

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 42 Comentar
ordenar por:
mais votados
Pobreza extrema
O país está num estado de seca e pobreza extrema, os proprietários de veículos já velhinhos, só os tem porque não há dinheiro para comprar mais novo e com os sucessivos assaltos à algibeira, uma das coisas que deixam de poder fazer é alimentar os Centros de IPO, com consequências a nível dos seguros, porque existe uma relação entre as duas situações. É certo que há por aí gente que já não cumpria com a inspeção, mas esses não constam desta estatística, continuam a não inspecionar e a não ser incomodados, é aquela rapaziada em quem não se pode falar, e quem o faz é xenófobo.
Re: Pobreza extrema
Re: Pobreza extrema
Re: Pobreza extrema
Re: Pobreza extrema
Re: Pobreza extrema
Re: Pobreza extrema
Re: Pobreza extrema
Re: Pobreza extrema
Re: Pobreza extrema
ESTA É DO LINHARES ... E EU GOSTEI ...
COMPREI UM BURRO

Estou farto de aumentos da gasolina. Vendi o carro e deixei de andar de transportes públicos, que também se aproveitam para aumentar os seus preços.

Coloquei uma manjedoura na garagem e comprei um BURRO.

Em segunda mão, com a pelagem já um pouco ruça, mas que anda muito bem.

Mesmo na sua mais louca velocidade não corro o risco de ficar sem a carta .

Aliás nem é preciso carta de condução, inspecção, seguro ou selo das finanças .

Arranjo sempre lugar para estacionar e nunca nenhum polícia da EMEL me incomodou por não lhe ter colocado na testa o bilhete do paquímetro .

Anda sempre, mesmo quando já não tem fava na barriga.

Nunca me deixou parado no meio de uma subida, obrigando-me a andar quilómetros para lhe ir buscar favas. Passei a chegar a horas ao emprego .

Não anda tão depressa como um carro, mas chega mais depressa.

Rio-me dos engarrafamentos. O BURRO esgueira-se lindamente por entre os carros parados e por cima dos passeios. Até sobe e desce escada.

E é completamente ecológico. Não consome gasolina nem óleo, mas produtos inteiramente biológicos e degradáveis, como favas, cenouras e cevada.

Quando o estaciono em jardims ou relvados, auto-abastece-se automaticamente. E o que sai pelo seu tubo de escape não polui o ar nem faz buracos no ozono.

As suas bostas são do melhor fertilizante que há para a agricultura.

Estou a treiná-lo para dar coices em situações de BURRO-JACKING.
Re: ESTA É DO LINHARES ... E EU GOSTEI ...
Re: ESTA É DO LINHARES ... E EU GOSTEI ...
Re: ESTA É DO LINHARES ... E EU GOSTEI ...
LLLLOOOLLLL...
Re: ESTA É DO LINHARES ... E EU GOSTEI ...
Toni 2 ... Anastaciu ... Raposo7 ...
Muito ferro velho!
Portugal transformou-se num inferno de "ferro velho" a circular por aí.é preciso acabar com ele!
Era preciso era acabar com imbecis como tu...
Re: Muito ferro velho!
Estado impiedoso e com tiques de rico.
Portugal chegou a um estado de perfeita demência dos nossos governantes que criaram vícios na máquina do Estado que devem ser corrigidos.
Ainda na 2ª Feira o Prof.João César das Neves escreveu sobre este assunto. Existe uma mentalidade pública baseada em leis, regras e imposições que não são de todo adequadas ao país que temos e à situação económica em que vivemos. Com efeito, o Estado Português "acostumou-se a manias sumptuárias, exigências mesquinhas, requintes exagerados. Sempre em nome de propósitos meritórios, criaram-se regulamentos minuciosos, quesitos mirabolantes, inspecções obsessivas. Boa parte dessas obrigações vinha dos países ricos que queríamos imitar, e uma grande fatia até era imposta por directivas comunitárias. Se uma burocracia nacional pode ser imbecil, uma burocracia supra-nacional é super-imbecil" (sic.).
Como é que se espera que um país onde quase 1/4% da sua população com capacidade para trabalhar que está desempregada consiga pagar inspecções, multas, taxas disto, taxas daquilo, estacionamentos, comissões bancárias de gestão de conta elevadíssimas, portagens, TDT, licenças de ruído, LICENÇAS DE CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA, e outras barbaridades de iluminados?
Vivemos anos e anos sem este exagero das inspecções periódicas (2 em 2 anos para um veículo de 5 anos é um manifesto exagero) e agora só porque os países ricos o fazem, temos de fazê-lo mesmo que não tenhamos dinheiro para tal?
Portugal está a tornar-se um país ingovernável e pior; "invivível"!
Re: Estado impiedoso e com tiques de rico.
Re: Estado impiedoso e com tiques de rico.
Re: Estado impiedoso e com tiques de rico.
Re: Estado impiedoso e com tiques de rico.
Re: Estado impiedoso e com tiques de rico.
Re: Estado impiedoso e com tiques de rico.
!
Se tivermos em conta que qualquer automobilista passa muitos anos sem ser fiscalizado pelas autoridades, como é o meu caso, poderemos concluir que o número de carros sem inspecção deve ser enorme. Depois há outro grande número sem seguro. Mas para esses existe o fundo de garantia suportado por todos aqueles que têm seguro. Também aqui os cumpridores sustentam uma chusma de incumpridores. A estória é sempre a mesma. Os que andam na linha estão sempre a pagar para os bandalhos. Mas não se pode dizer nada, porque se é logo apelidado de racista e xenófobo. ESTA PORCARIA TEM DE MUDAR!!!
trinta-mil-multas-por-falta-de-inspecao-periodica
Culpa de Sócrates, era a frase que se ouvia por aí por todos os males passados, presentes e futuros. Agora que ele já se foi vai para um ano, afinal de quem é a culpa, ou será que ainda não mudou. É verdade que ao dizer isto, antes de me dar gozo, dá-me tristeza. Afinal para resolver o problema do País bastava a sua substituição e o que se verificou foi que foi pior a emenda que o soneto.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/04/portugal-beira-da-catastrofe.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/portugal-beira-da-catastrofe-ii.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/08/qual-o-melhor-primeiro-ministro-de.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/08/paulo-portas-socrates-submarinos-tgv.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/08/paulo-portas-e-os-submarinos_15.html
Re: Já sei!
A verdade
Vem sempre ao de cima como o azeite.
Este sistema político e os seus intervenientes são do pior que existe só comparando com um sistema da Somalia.
Mas é verdade que cada país e o seu povo têm o que merecem por não serem exigentes.
Só gostava de saber...
Quantas viatura da adminstração central e local têm seguro e inspecção periódica em dia, se o estado obriga que o cidadão cumpra, o estado que dê o exemplo.
"É FACIL RESOLVER O PROBLEMA"
Basta levar o carro ao centro de inspeção onde a policia gnr e outros assíntosos e foras da lei levam as viaturas à dita inspeção dizem que é muito mais barato.
kácus
"ADENDA"
Já agora fazer o seguro da viatura nos mesmos locais que os ditos fazem.
Sei que é para os lados do deserto mas não sei que deserto é.
kácus
Este governo não é exemplo para ninguem
Este governo tambem nunca passaria numa inspecção economica , de transparência , de credibilidade.

Com tão fraco exemplo vindo de cima , não é de admirar que tantos se baldem ao exame do seu carro.
Aproveitem o dinheiro....

para mandar reparar as viaturas da polícia que estão encostadas por falta de manutenção...e levem-nas à Inspecção!
Uns pagam, os outros...
www.lepoint.fr/actualites-economie/2009-05-19/revelations-les-retraites-en-or-des-h auts-fonctionnaires-europeens/916/0/344867
Ver as coisas doutro aspeto
Tendo em conta que as operações STOP feita pelas autoridades andarem a serem feitas perto dos centros de inspeção não me parece que as pessoas se andem a desleixar mais. E conheço casos de só terem passado uns dias do limite e serem apanhados a 100 metros de irem fazer a inspeção.
Claro que é mais fácil irem buscar dinheiro sempre aos mesmos.
O Monopólio abaixo os Donos dos IPOs
Vistas as coisas de outro modo
Os Centros de Inspç são privados, e dão muita papel por fora e por dentro aos seus maiorais q estiveram ontem no comício fechado Psd da quarteira ,
SOLUÇÂO: Haver centros estatais ,em concorrência c todos sabe,m os nomes c/ o monopolio PSD de Inspecções auto
cujo alvará foi atribuido no tempo do akabado, então diminuia-se a arroganância , type q vai à inspecção é melhor ir como os gitanos a tirar a carta , porque esses nem sequer lá vão ou senão vem,.. logo aquela de coitados deles
isto quer dizer q é melhor estarmos calados ,
Já agora , os carros dos estrangeiros q por aí circumdam é só para rir !!))) e os "vendedores" de xassos abundam, e os q colocam a Propaganda nos vidros d veículos "ATENÇÂO" o seu carro vale !... T~em que ser inspecçionados , e os carros do estado libaralinho também ! QUERO VER O FEDELHO A CHEGAR A MASSAMÁ num clio !!?? quando chegar se chegar e se a cabeça estiver no punto..!! Funcionários e Desfuncionados ele está já c/ louco olhar e quem vai pagar as favas serão aqueles q sabemos , agora next it is up to you people, estes tipos é andamento, >>>>
Comentários 42 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub