20 de abril de 2014 às 9:22
Página Inicial  ⁄  Desporto  ⁄  Treinadora portuguesa convidada para selecionadora do Irão

Treinadora portuguesa convidada para selecionadora do Irão

Helena Costa regressou há poucos dias do Qatar, onde coordenava o futebol feminino do país, e pode estar a caminho de outra aventura, no Irão.
Mariana Cabral (www.expresso.pt)
Helena Costa tem 34 anos Luiz Carvalho Helena Costa tem 34 anos

Depois de Carlos Queiroz ter assumido o comando da seleção masculina do Irão, a equipa feminina daquele país também poderá passar a ter um toque português. A treinadora Helena Costa, que orientou o futebol feminino no Qatar durante os últimos dois anos e meio, foi convidada pela federação iraniana para orientar a seleção AA e ser coordenadora técnica do futebol feminino nacional.

A proposta está ser ponderada pela técnica de 34 anos, confirmou a própria ao Expresso, sem querer adiantar mais pormenores, uma vez que as negociações ainda decorrem e Helena Costa também tem outras opções em mãos.

A seleção feminina do Irão - cuja utilização do véu islâmico por parte das jogadoras foi recentemente aprovada pela FIFA - é 54ª do ranking Mundial, oito lugares atrás da seleção portuguesa, que é liderada por António Violante.

O contingente luso no futebol iraniano tem vindo a aumentar exponencialmente nos últimos meses, tanto em termos de treinadores como de jogadores. Para além de Carlos Queiroz, Toni também se mudou para o país governado por Mahmoud Ahmadinejad - para o Tractor -, tal como José Costa, que treina o Sanat Naft. Anselmo, João Vilela e Flávio Paixão, no Tractor, e Miguel Pedro (ex-Feirense), no Esteghal, são alguns dos jogadores portugueses que também decidiram emigrar para o Médio Oriente.

Antes de ter sido selecionadora do Qatar, Helena Costa era treinadora nas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica e prospetora do futebol profissional dos escoceses do Celtic. A técnica também foi campeã nacional feminina em Portugal pelo 1.º Dezembro e pelo Odivelas FC.

 

Comentários 6 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Uma dúvida?
Oferecem a Burkha, ou ela vai ter de comprar uma?
Valerá nem que seja pela aproximação dos povos.
Este desafio profissional à treinadora Helena Costa se for aceite poderá ser muito proveitoso para a própria e contribuirá certamente para a aproximação dos povos iraniano e português. Sabemos que o regime político naquele país é muito fechado por isso estas oportunidades são sempre bem-vindas na mediada em que criam laços e estes ajudam imenso na construção da paz mundial.
Não fale do que não sabe
Não fale do que não sabe. Visite e viva se possível um tempo no Irão. Depois venha falar comigo. Mudará de opinião e terá seguramente uma surpresa agradável. Pode crer. Não se deixe levar pelas mentiras da comunicação social e dos habituais maldosos e vesgos comentadores.
Re: Não fale do que não sabe Ver comentário
Re: Não fale do que não sabe Ver comentário
Parabéns!
Ficaremos todos muito satisfeitos caso se concretize o convite!
Mais uma referencia portuguesa a brilhar lá fora!
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub