Anterior
Lucros da BP sobem 71% no trimestre
Seguinte
Deutsche Bank regista subida de 67% dos lucros
Página Inicial   >  Economia  >  Trabalhadores da Autoeuropa querem linha de apoio

Trabalhadores da Autoeuropa querem linha de apoio

Os trabalhadores da Autoeuropa vão propor quinta-feira ao Governo a criação de uma linha de apoio às empresas do parque industrial.
Lusa |
A proposta assenta ainda na adaptação do Plano de Apoio ao Sector Automóvel à realidade de cada empresa do parque industrial
A proposta assenta ainda na adaptação do Plano de Apoio ao Sector Automóvel à realidade de cada empresa do parque industrial / DR

As comissões de trabalhadores do Parque Industrial da Autoeuropa vão propor quinta-feira ao Governo a criação de uma linha de apoio àquelas empresas e a adaptação do Plano de Apoio ao Sector Automóvel à realidade de cada uma.

Para tal, os representantes das comissões de trabalhadores das empresas do parque industrial da Autoeuropa reúnem-se quinta-feira à tarde com o secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Fernando Medina, para "aranjar soluções" e "apresentar propostas" que dêem resposta às suas dificuldades, após o anúncio de layoff da fabricante de Palmela.

"Vamos propor a criação de uma linha especial de apoio às empresas do parque e a adaptação do PASA à realidade de cada empresa, uma vez que a maioria não consegue enquadrar-se nas condições exigidas pelo plano", disse à agência Lusa o coordenador da comissão de trabalhadores da empresa Webasto, uma das fornecedoras da Autoeuropa, Luís Peixe.

Os trabalhadores propõem também uma maior participação das empresas do parque no fabrico de compontentes automóveis e na produção de veículos feitos em Portugal.

"Estamos não só a falar da Autoeuropa, mas também das fábricas da PSA-Citroën, em Mangualde, da Renault, em Cacia, da Toyota Caetano, em Ovar, e da Mitsubishi, no Tramagal", disse Luís Peixe, que falava à Lusa em nome das outras Organizações Representativas dos Trabalhadores (ORT) do Parque Industrial da Autoeuropa (com cerca de 8000 trabalhadores).

Por outro lado, acrescentou, a "Autoeuropa deve dar mais atenção aos seus próprios fornecedores do parque", lamentando que o fabricante automóvel

"tenha recorrido a um fornecedor espanhol para a produção do tecto panorâmico para o Scirocco e não à Webasto que está a apenas cinco minutos".

Luís Peixe considera que o Governo deve baixar o imposto automóvel e aumentar os incentivos para a compra de automóveis em Portugal.


Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Todas as ilhas têm a sua nuvem

Raul Brandão chamou-lhe 'A Ilha Branca'. Como viajante digo que tem um verde diferente das outras oito que com ela formam o arquipélago dos Açores. É tenra, mansa, repousante e simultaneamente desafiante. Esconde segredos como a lenda da Maria Encantada e um vulcão florestado a meio do século passado que nos transporta para uma dimensão sulfurosa e mágica. Obrigatória para projetos de férias de natureza.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 5 Comentar
ordenar por:
mais votados
CHEIRA-ME A QUIMONDA.
Será que vale tudo?

Começa a ser um exagero as permanentes oscilações da Auto Europa.

Em nenhum outro país europeu se verifica esta constante instabilidade na indústria automóvel, a necessitar intervenção do Estado e do dinheiro dos contribuintes.

Creio que já chega. Quando tiverem de ir embora, vão mesmo.
......
claro que sim!
dem tudo!
claro que todos os restantes empresarios e trabalhadores que estao na mesma posicao ficam a xuxar no dedo mas que se lixe .... entao a AutoEuropa é que precisa!!!

sinceramente! mas aqueles nao chega os beneficios fiscais que tem/tiveram/vao continuar a ter!?!

claro que o mercado automovel esta em baixo, esse e muitos outros mas oq ue nao vejo é os automoveis novos a baixarem de preco, a virem para um preco que possibilite a qualquer um sem esforco comprar um carro!
todos ficavam a ganhar mas isso claro que nao pois todos eles querem é mais dinheiro .... e depois crise?!?!? os estados de cada pais vao ajudar pois como empregam milhares de pessoas os estado estao refens .... ora pq dao tudo para essas empresas se fixarem nos paises como depois tem de dar tudo se essas empresas querem sair desse pais e fixarem-se noutros que dao mais ....
Re: ......
Não demorou muito tempo...

Não demorou muito tempo que a "gloriosa classe operária" e seus mentores ideológicos (CGTP/PCP), depois de uma estúpida e pouco solidária decisão de rejeitar o acordo com a Administração da AutoEuropa, viesse pedir "batatinhas".

Os "avançados" sa AutoEuropa não deviam levar NADA mas, como estamos em tempo de eleições, nunca se sabe e eles lá vão tentando...
Re: Não demorou muito tempo...
Comentários 5 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub