16

Copiloto da Germanwings interrompeu formação devido a crise nervosa

Anterior
Espanhol prestes a ser despejado suicida-se
Seguinte
Cinco despedidos eleitos para Conselho de Redação do "Público"
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >  Milhares de casas sem luz em Silves e Lagoa

Milhares de casas sem luz em Silves e Lagoa

Região algarvia, entre Lagoa e Silves, foi fustigada "por de um fenómeno de vento extremo". Presidente da Câmara de Silves pede ajuda ao Governo, dizendo que há "milhões de euros" de prejuízo. Há milhares de casas sem eletricidade. Veja a fotogaleria e os vídeos.
|

20h01 - Rogério Pinto, presidente da Câmara Municipal de Silves, pede ajuda ao Governo. Diz que há "milhões de euros" de prejuízo e que existem cerca de 100 veículos danificados, só em Silves, a par do telhado da Sé Catedral, da Câmara Municipal e do Mercado Municipal. O campo de futebol do Silves Futebol Clube também ficou sem bancadas. Rogério Pinto diz não ter meios, nem técnicos, nem humanos, nem financeiros, para repor a situação.

19h54 - Existem 4300 pessoas sem energia elétrica, em Lagoa e Silves

19h53 - Sobe para 13 o número de feridos, segundo o Comandante Distrital da Protecção Civil de Faro, Abel Gomes. Três estão em estado grave, mas só um deles inspira mais cuidados.

19h52 - Há 3 famílias desalojadas em Lagoa

17h52 - Veja a fotogaleria com fotografias dos estragos em Silves e em Lagoa:



17h26 - Vídeo com imagens do fenómeno atmosférico a formar-se no mar, em Lagos:



17h25 - O hospital de Faro confirma a entrada de três feridos, em diferentes estados de gravidade, mas nenhum corre perigo de vida.


17h18 - Vídeo com imagens dos estragos do temporal em Lagoa:



17h05 - Fonte de Instituto de Meteorologia diz ao Expresso que se tratou de um fenómeno de vento extremo não podendo ser de outra forma classificado até que uma equipa avalie no terreno os danos causados, o que a acontecer  será feito nos próximos dias. O IM não afasta a possibilidade de se ter tratado de um tornado.

16h56  -  INEM confirma cinco ferido ligeiros, da zona de lagoa, transportados para Hospital do Barlavento, quatro da zona de Silves para o estabelecimento hospitalar de Faro. Destes, dois aparentemente são graves, um homem e uma mulher. Segundo o  INEM local, na zona de Silves foi assistida mais uma pessoa que não necessitou de mais cuidados médicos.

16h21 - Protecção Civil confirma ao Expresso oito feridos ligeiros, não não exclui a possibilidade de este número aumentar já que decorre neste momento uma operação de reconhecimento da zona afetada (Silves e Lagoa). No ar está um helicóptero pesado Kamov e no solo 72 operacionais. Também já seguiu para a zona sinistrada um reforço de 60 operacionais das corporações de Beja e Évora.

16h19 - Corporações de bombeiros de Silves e de Albufeira trabalham para que a situação volte o mais rapidamente possível à normalidade. Helicóptero da proteção civil sobrevoa a zona afetada.

16h17 -  Balanço rápido dos prejuízos materiais: edíficios da Câmara  e do mercado municipal de Silves estão sem telhado, tal como outras casas em Lagoa e Silves,muitas árvores derrubadas na zona ribeirinha, uma série de carros destruídos, bancadas metálicas do estádio do Silves Futebol Clube retorcidas e bastante danificado o restaurante "Burger Ranch", um investimento de 500 mil euros inaugurado em julho, como se pode ver no vídeo abaixo:




16h16 -  Uma das carrinhas funerárias foi a rebolar até "se espetar" numa árvore, segundo diz ao Expresso o proprietário. "Estão completamente partidos, não sei como vou arranjá-los. Se eu agora for comprar um novo, cada um custa pelo menos 70 mil euros - lamenta Joaquim Reis, proprietário da Agência Funerária da Região Algarvia -, eram os únicos que tínhamos, não sei como vai ser." Joaquim Reis estava na agência funerária quando sentiu a tempestade, tentou fechar janelas e portas mas o vento não deixou.

16h15 -  A zona mais afetada é a zona ribeirinha de Silves, em especial junto às piscinas municipais de Silves, um parque de estacionamento, onde se encontram quatro autocaravanas e três carros funerários destruídos.

16h10 -Testemunhas dizem ao Expresso que viram "um tornado" formar-se no mar e que veio para terra, para norte. A forte rajada fez-se sentir às 13h32.

14h23 - Árvores caídas, carros capotados, telhados arrancados e um rasto de destruição é o cenário visível nas cidades algarvias de Silves e de Lagoa. Um fenómeno atmosférico. Há prejuízos graves e há feridos, ainda por contabilizar.


Valdemar Costa/Lusa No aldeamento Lagoa Sol junto ao auditório municipal de Lagoa, o vento arrastou carros pela via pública provocando o capotamento de um deles

Foram 15 minutos de medo. Paula, 48 anos, funcionária da Junta de Freguesia de Silves, só teve tempo de fechar as janelas e as portadas. Quando ela e as colegas foram à rua, encontraram um cenário de devastação: "Dentro da cidade, está tudo destruído, tudo partido, os carros, os toldos, até a clarabóia da Câmara Municipal".

O fenómeno, que já motivou a deslocação de vários meios da Proteção Civil, Bombeiros e INEM, ocorreu entre as 13h30 e as 13h45, aproximadamente.

As comunicações móveis estão inoperacionais e o trânsito na cidade severamente condicionado, devido à queda de árvores e dos postes de semáforos, que também foram atingidos.


Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 16 Comentar
ordenar por:
mais votados
Vamos ser respeitadores nos comentários
Trata-se de uma absoluta falta de gosto tecer comentários idiotas ou que nada têm a ver com este assunto face a uma notícia desta.
Antes de escrever um comentário do qual se arrependa depois, pense:
Se eu tivesse chegado à rua e visto o meu carro de rodas para o ar,
se o telahdo da minha casa tivesse voado,
se eu ou alguém da minha família ou dos meus conhecimentos tivesse ficado ferido...

pensaria da mesma maneira, e escrevia comentários idiotas?

Obrigado por ter bom senso. Nada de brinc ar com desgraça dos outros.
Evocação de Silves
Diz-me Abu Bakr amigo,se de Silves as saudades são tão grandes quanto as minhas...

Início do belo poema de Al-Mutamid evocando Silves,desde a sua prisão em Aghmat.
Sindicatos
Qual tornado qual quê isto foi o Arménio e os sindicatos. Esse bando de vandalos e criminosos. É melhor fecharem-se em casa pois eles andam aí a destruir Portugal.

ahahahahahah.
Re: Sindicatos
Re: Sindicatos
???
porquê o "poderá..." na notícia?
Caos
Agora deviam por a Merda dos Estivadores a trabalhar a força !!!
A limpar isto tudo .
Re: Caos
Re: Caos
Re: Caos
Espero q catastofres do Continente recebam ajuda
Espero q catastofres do Continente recebam ajuda
Igual ao que o papagaio psd da Madeira tem recebido para além de ainda assim morder no dono,...
Houvi os alertas do que pode acontecer na sequência do mau tempo, mencionam todas as cidades do sul mas não referem LISBOA , Amadora , Odivelas etc.
Aqui só chove porrada da PSP s/ cidadãos indefesos , e só chove a mais elevada taxa de desemprego do País!!!
Trajédia
Veio do mar, entrou pela praia do Paraíso, avança pelas Sesmarias e passa pelo Jumbo de Lagoa, destruindo casas no bairro de Lagoa aí existente e segue para Silves, onde deixa uma rasto de destruição.
Não há notícia, nos últimos anos, de coisa semelhante nesta zona.
Os antigos falam num "ciclone" em data que não precisam, mas de há mais de cinquenta anos que terá destruído árvores e bens pela zona de Lagoa, do que não há registo vídeo, pois na altura o Algarve era outro país, isolado do mundo.
Hoje, os danos são enormes, com prejuízos assinaláveis para muitoas famílias, ao menos os feridos parece que não são graves, o que até parece milagre pelos estragos vistos no local.
Em relação ao papel da autarquia dizem que foi louvável o serviço de fundionários e do Sr. Vice-Presidente. Quanto ao Presidente, deve ter sido avisado pelos deuses e, como habitualmente, resguardou-se.
Calma
Este presidente de Silves é novo.....novo mas velho.

A anterior já deu à sola. Foi para as águas do algarve, onde recebeu d eprenda salário chorudo, carro com motoristas e outras mordomias, pagas pelo zé pacóvio.

Para trás deixou um mar de dívidas por pagar, mais graves que dez destes ciclones.

Chamme-lhe o ciclone Isabel Só-ares...

Paga zé e não arrota....
...
sinceramente acho que o exercito tem todos os meios necessarios para intervir, reconstruir (talvez fornecer alguns materiais) e dar a assitencia necessária para que tudo volte á normalidade...

sempre a pedir milhões por tudo e por nada, não pode ser...
Re: Milhares de casas sem luz em Silves e Lagoa
Silves levará muito tempo a recuperar do ciclone que por ali passou nos últimos doze anos.

O ciclone Só-ares arrasou aquilo,,,,

agora quem fica que pague.
Previsão
Não sei se para fenómenos desta natureza poderá haver previsão.
Penso que o Instituto de Meteorologia que nada disse a avisar. Não haveria um mínimo de previsão e cuidados a ter ?
Comentários 16 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub