19 de abril de 2014 às 17:14
Página Inicial  ⁄  Desporto  ⁄  Telma Monteiro conquista título europeu em minuto e meio

Telma Monteiro conquista título europeu em minuto e meio

Telma Monteiro sagrou-se campeã europeia de judo, ao vencer a grega Ioulietta Boukouvala na final, disputada na Rússia.
Lusa
Telma Monteiro voltou a ganhar Maxim Shipenkov/EPA Telma Monteiro voltou a ganhar

A portuguesa Telma Monteiro sagrou-se hoje, pela quarta vez na sua carreira, campeã europeia de judo, ao vencer a grega Ioulietta Boukouvala na final dos -57 kg. 

Em oito presenças em campeonatos da Europa, Telma Monteiro nunca falhou uma ida ao pódio, com títulos hoje em Chelyabinsk, na Rússia, em 2009 em Tbilissi, em 2007 em Belgrado e em 2006 em Tampere, na Finlândia, nas duas últimas na categoria de -52 kg. 

A judoca portuguesa também foi medalha de prata nos Europeus de Istambul, no último ano, e bronze em 2010, em Viena, em 2005, em Roterdão (Holanda), e em 2004, em Bucareste. 

Bastou minuto e meio para conquistar o título


Pouco mais de minuto e meio bastou para que Telma Monteiro chegasse ao título. A judoca portuguesa era a grande favorita na sua categoria e, nos cinco combates que realizou, três vezes ganhou por "ippon" e nos restantes nunca pontuou abaixo de "waza-ari", a segunda pontuação máxima. 

O derradeiro "ippon" aconteceu na final, com Telma a impor-se uma vez mais à grega Iouletta Boukouvala, judoca que, à semelhança da portuguesa, já está qualificada para os Jogos Olímpicos de Londres2012 (10ª no "ranking").

No percurso nos -57 kg, categoria que Telma assumiu a seguir aos Jogos de Pequim2008, a judoca do Benfica já defrontara a grega por duas vezes, nos Mundiais de Tóquio em 2010, em que foi vice-campeã mundial, e na Taça do Mundo de Sófia, em 2009. 

Joana Ramos e Ana Hormigo não conseguiram chegar ao pódio


Nos Europeus de Chelyabinsk, Telma Monteiro foi a melhor de Portugal no primeiro dia, no qual Joana Ramos, em -52 kg, e Ana Hormigo, em -48 kg, não conseguiram chegar ao pódio. 

Hormigo chegou aos Europeus a precisar de "pontos olímpicos", de chegar à final da sua categoria, mas, depois de dois triunfos moralizadores por "ippon", com a espanhola Oiana Blanco e com a britânica Hayley Davis, perdeu ao terceiro combate. 

Em causa estava o acesso às meias-finais, mas a judoca de Castelo Branco teve pela frente a veterana Frederique Jossinet - que viria a ser quinta -, uma judoca com larga experiência e palmarés.

Frederique Jossinet, de 36 anos, tem no currículo uma medalha de prata, em Atenas2004, dois títulos de vice-campeã mundial (mais dois bronzes) e três europeus (mais duas pratas e quatro bronzes).   

Nos -52 kg, Joana Ramos não tinha a preocupação de conseguir pontos para Londres2012, que já garantiu, mas defendia a medalha de prata que conseguira no último ano em Istambul, e, tal como Hormigo, terminou em sétimo.

Com dois triunfos iniciais, Joana perdeu o acesso às meias-finais com a espanhola Ana Carrascosa -- as judocas tinham equilíbrio nos combates realizados anteriormente entre ambas - e depois "caiu" no acesso ao combate pelo bronze, com a alemã Mareen Kraeh, por decisão dos juízes.

Leandra Freitas e Nuno Carvalho perderam 


Também hoje, Leandra Freitas perdeu ao primeiro combate nos Europeus, com a sérvia Ljiljana Savanovic (-48 kg), e Nuno Carvalho com o monegasco Yann Siccardi (-60 kg), judocas que partiram para estes campeonatos com poucas expetativas. 

Nesta competição ainda entram em ação nos próximos dias os judocas portugueses João Pina (-73 kg), bicampeão europeu em título e com os Jogos Olímpicos já assegurados, bem como Yahima Ramirez (-78 kg) e Diogo Lima (-81 kg).

Ramirez tenta segurar a quota continental, que lhe permitirá estar em Londres2012, enquanto Diogo Lima precisa de chegar à final para conseguir a qualificação. 

Comentários 4 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
TELMA MONTEIRO ... À BENFICA ...
E assim é que é à Benfica ...
Estranho
Desde que seja um atleta,os media omitem o clube que representa.E,se for do SLB,então não falha.Que estranho!
Re: Estranho Ver comentário
Viva a Telma
Digo Viva a Telma e sou do Sporting!

E digo mais... quero lá saber se ela é do Benfica...
É portuguesa, tem o meu apoio.

Para que conste, o sexto parágrafo menciona "a judoca do Benfica"... Parece que há por aí uns benfiquistas míopes... hahaha

O que penso de Puta que os pariu! - Biografia de Luíz Pacheco de João Pedro George
muitosuave.blogspot.pt/2012/04/puta-que-os-pariu-biografia-de-luiz.html
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub