18 de abril de 2014 às 22:01
Página Inicial  ⁄  Economia  ⁄  Teixeira dos Santos: "Importa saber quem beneficiou com o BPN"

Teixeira dos Santos: "Importa saber quem beneficiou com o BPN"

O antigo ministro das Finanças defendeu "não há sistema nenhum, por muito que o melhoremos, que impeça quem queira esconder fraudulentamente qualquer coisa das autoridades que não o consiga fazer".
"Não queiramos fazer do Banco de Portugal o bode expiatório de tudo isto", declarou Teixeira dos Santos Tiago Petinga/Lusa "Não queiramos fazer do Banco de Portugal o bode expiatório de tudo isto", declarou Teixeira dos Santos

O ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos afirmou esta noite em Coimbra que a discussão do caso BPN não pode centrar-se na supervisão e que também importa debater sobre "quem aproveitou com o que se passou".

Para Teixeira dos Santos, que falava na noite de sexta-feira no período de debate da última sessão do ciclo de conferências 'Há luz ao fundo do túnel?', promovida pelo Clube MBA da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, houve "alguém que quis enganar e enganou, que escondeu e que beneficiou" com o BPN (Banco Português de Negócios).

"Por muito legítimo que seja interrogar sobre os mecanismos [de supervisão] existentes", o certo é que "não oiço ninguém genuinamente interessado em discutir isto", sublinhou.

Sem pretender "dizer que está tudo bem" e reconhecendo que "é preciso melhorar" a supervisão sobre os bancos, Teixeira dos Santos considerou que "não há sistema nenhum, por muito que o melhoremos, que impeça quem queira esconder fraudulentamente qualquer coisa das autoridades que não o consiga fazer".

Discutir quem esteve envolvido


No BPN "temos um caso desses", houve "manifestamente uma vontade de esconder e de criar um banco virtual, que só existia no computador de um dirigente" da instituição, que "não estava em mais lado nenhum, só estava ali, pelos vistos", sustentou o anterior ministro das Finanças.

"Acho importante que se discuta" a supervisão e a forma de a melhorar, mas não se pode "centrar a discussão em torno da falha da supervisão do BPN", defendeu Teixeira dos Santos, questionando "porque é que não se discute sobre quem aproveitou o que se passou no BPN" e "as pessoas que estiveram envolvidas" na situação.

"Não queiramos fazer do Banco de Portugal o bode expiatório de tudo isto", apelou o antigo governante - "por mais legítimo que seja interrogar sobre os mecanismos existentes" de supervisão.

Comentários 49 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
"Quem beneficiou com o BPN" ????? :-(
Ó meu, tu deves ser o único português que não sabe quem ganhou com este roubo!
Queres uma ajuda?
O povo não ganhou! Ganharam uns manfios do PSD que tu deves conhecer!
Re: Ver comentário
Re: Ver comentário
Re: Ver comentário
Re: Ver comentário
Re: Ver comentário
Re: Ver comentário
Re: Ver comentário
Re: Ver comentário
Re: Ver comentário
Re: Ver comentário
Re: Ver comentário
Re: Ver comentário
Re: Ver comentário
Re: Ver comentário
Sou laranja e não me calhou nada do BPN...Pô. Ver comentário
Re: Sou laranja e não me calhou nada do BPN...Pô. Ver comentário
Colar cartazes? isso já não se usa...pá. Ver comentário
Re: Colar cartazes? isso já não se usa...pá. Ver comentário
Re: Sou laranja e não me calhou nada do BPN...Pô. Ver comentário
O BPN foi uma aposta dos cavaquistas no sentido
do desenvolvimento do País e dos seus cidadãos. Todos beneficiaram, mas os mais beneficiados foi a população portuguesa....porque alguns deles nem dinheiro agora
têm para as despesas, tal o esforço dispendido....
Sacudir a água do capote
Belo exemplo de responsabilidade da parte de quem deve ser, por dever de ofício, das pessoas , em Portugal, que mais sabe sobre a história completa do BPN.

Se o ministro das finanças, que resolveu o assunto nacionalizando o banco, não sabe a história toda e quem fez ou deixou de fazer, quem beneficiou, quem inventou o esquema, então quem é que há-se saber ??

E o Constâncio, chefe dos fiscais, que andou anos a meter o assunto na gaveta, desprezando avisos que lhe vinham de várias origens ???

Com a justiça americana não se safavam, estavam os dois dentro, até começarem a cantar.
Acredito que sejam ambos incompetentes, mas não ao ponto de que não saibam nada. Estas declarações só podem ser para chamarem parvas às pessoas.
Re: Sacudir a água do capote Ver comentário
Re: Sacudir a água do capote Ver comentário
!
Não sabes quem se aproveitou? Ou já te esqueceste?
E sabes quem ficou nos cornos do touro? Isso deves saber. Fui eu e todos que pagamos impostos. A falência do BPN nunca me preocupou porque não tinha lá interesses. Mas a nacionalização sou eu que tenho de a pagar. Os culpados da nacionalização foste tu, o constâncio, sócrates, o aldrabão e outros da mesma pandilha. Tu nunca te engamaste. Andaste sempre a enganar o POVO em geral. A mim também nunca me enganaste. É mais fácil um cavalo passar pelo fundo de uma agulha do que eu voltar a votar em ladrões que me roubam!!!
Mais difícil
Mais difícil ainda é saber quem não beneficiou, pois foi a esmagadora maioria da população portuguesa que não se dedica à atividade política. Querem ver que o Santos não sabe quem mamou na teta do BPN, da SLN e dos restantes produtores de leite para os vigaristas.
Sr Teixeira
Então não sabe quem se aproveitou da situação? Até o constâcio que devia fazer o seu trabalho não o fez e agora vem com esta ideia e tudo na sua governação.
Tenha dó.
O Sr. Teixeira dos Santos tem duvidas!!!
Tem duvidas !!! Eu nao tenho sao conhecidos os assaltantes ,sao todos laranjas e saidos de um governo do Kabaku (3 min.e 1 sec.de est.)para roubarem de la milhoes ,e o mais grave e que estao todos a solta
O Teixeira manda a policia a quinta da coelha
O Sr.Teixeira dos Santos mande a policia a Quinta da Coelha ou a casa de alguns p.s.d.s ,vai ver quem se beneficiou eles estao todos por ai...
Re: O Teixeira manda a policia a quinta da coelha Ver comentário
Bem Podes Nanar....
Sabes Lá Negociar....
Eu diria mais
Importa saber quem disse que a nacionalização do BPN não ia custar 1 cêntimo aos contribuintes.
Re: 21 arguidos e todos laranja Ver comentário
Re: 21 arguidos e todos laranja Ver comentário
Re: Eu diria mais Ver comentário
Não sabem quem se aproveitou?
Não sabem quem se aproveitou da situação?
Porque é que o MP não investiga e leva a tribunal essa gente?
Nos USA, uma burla de milhões -- caso Madoff -- foi julgada e a sentença proferida num prazo que aqui nem daria para iniciar o processo.
Hoje o sr. Madoff está preso e com uma pena que vai durar até ao fim dele.
Aqui -- que contraste ! -- há vigarices mas os vigaristas nunca são encontrados.
Desconfia-se apenas, nunca se prova nada!
Somos mesmo um país de mansinhos.
Re: Não sabem quem se aproveitou? Ver comentário
TODOS
Todos (sempre os mesmos) sabem quem beneficiou e todos, sem excepção têm a culpa! O povo é que não tem nada a ver com isso e paga! Aliás é o único a pagar! Todos a julgamento! Chega de brincar com a democracia!
Cinismo!!!
...
Mas que coisamais cínica... Chça!!!
Ele quer que se discuta a sua responsabilidade em nacionalizar os prejuízos e roubos no BPN sem nacionalizar (ou acautelar) os bens de quem roubou?

Prejuízos públicos,
      Lucros privados!

Gestão criminosa da RES PUBLICA?
Não será?
Faça-se justiça
É urgente pôr todos estes energúmenos na cadeia, mas não esquecer que têm de pagar todas as custas da estadia, e obriga-los a repor todo o conteúdo do roubo. Enquanto isto não for executado os governantes não tinham e não tem legitimidade nenhuma para “roubar vencimentos dignos” e aumentar impostos. Chamam democracia a isto, venha de lá o Salazar. Enquanto houver esta disputa de partidos vamos continuar a ser roubados. O povo tem de dar uma machadada nesta cambada. Para isso nas próximas eleições, devem ir votar mas “voto nulo ou em branco”. Será a forma mais sensata de tentar resolver este abuso. Esta atitude politica têm de acabar. Ou há políticos a sério ou então nada feito. Políticos competentes nem que tenham de ser pagos como profissionais e que deixem de ser fantoches nas mãos dos lóbis.
DESCARAMENTO!
Foi apenas o Ministro das Finanças que nacionalizou o BPN e não sabe de nada?????

Ninguém sabe nada neste país de impunidade e roubo, retalham o país e sugam o sangue aos portugueses que pagam sempre a conta, basta!!!!!
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub