21 de abril de 2014 às 10:37
Página Inicial  ⁄  Blogues  ⁄  Blogues Desporto  ⁄  Nysse Arruda Sailing  ⁄  Team Telefónica domina frota em Sanya, China

Team Telefónica domina frota em Sanya, China

Nysse Arruda
Mais uma vitória para a equipa espanhola Team Telefónica, líder na tabela geral.
Mais uma vitória para a equipa espanhola Team Telefónica, líder na tabela geral.
Paul Todd

A equipa espanhola Team Telefónica venceu a regata costeira em Sanya, China, com uma margem de 41 segundos sobre os rivais americanos do veleiro PUMA. Esta é a a segunda vitória dos espanhóis nas regatas costeiras do programa de competição da Volvo Ocean Race, a regata à volta do mundo - além das três vitórias nas etapas oceânicas disputadas até agora. Com mar calmo e ventos de até 20 nós (36 km/h), o skipper Iker Martínez, bicampeão olímpico, aumentou a liderança na classificação geral, com 101 pontos. Amanhã será dada a largada da 4ª etapa oceânica, rumo a Auckland, Nova Zelândia, e a previsão meteorológica indica tempestade com ventos de 40 a 50 nós (72 a 90 km/h).

"As decisões tática no campo de regata fizeram toda a diferença hoje. Estávamos sempre no lugar certo, tanto nos percursos à bolina como à popa. Mesmo se as manobras a bordo não tenham sido excelentes - pois tivemos um problema com a vela balão -, estávamos no lugar certo. O lado direito do campo de regatas era o local onde os ventos estavam mais estáveis.", declarou Martínez que substituiu o mastro em fibra de carbono, à última hora, um dia atrás, devido a suspeitas de fadiga de material.

Os americanos do PUMA conseguiram assegurar o segundo lugar e a equipa do veleiro árabe Azzam-Abu Dhabi ficou em terceiro lugar. Já a tripulação do CAMPER/ETNZ velejou aquém das suas capacidades, ficando em quarto lugar, mas ainda assim manteve o segundo posto na tabela geral.

"A nossa largada não foi muito boa e queríamos seguir para o lado direito do campo de regatas, mas os espanhóis já controlavam a frota. Eles praticamente não cometem erros. Masi ainda assim tivemos a nossa pequena luta com eles.", disse o skipper americano Ken Read, que na regata costeira em Abu Dhabi também ficou em 2º posto.
Já os franceses do Groupama parecem que ainda não conseguiram acertar o passo em ventos fracos e médios. O skipper Franck Cammas disse que as manobras não correram tão bem, e bastam alguns pequenos erros para condicionar a performance do barco. O veleiro chinês Team Sanya - um exemplar da 2ª geração de barcos VOR70 - continua a não ser competitivo frente à frota de novos barcos e terminou a regata em último lugar.

Leia em "Nysse Arruda Sailing"

Classificação geral

  • Team Telefónica - 101 pts

  • CAMPER/ETNZ - 83 pts

  • Groupama - 73 pts

  • PUMA - 53 pts

  • Abu Dhabi - 43 pts

  • Sanya 17 - pts

Comentários 0 Comentar
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub