Anterior
Poucas horas foram precisas para julgar a 'Lady MacBeth' chinesa
Seguinte
Supremo confirma perda de mandato de Macário Correia
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   TC pede ao Governo mais controlo financeiro na Defesa

TC pede ao Governo mais controlo financeiro na Defesa

Relatório do Tribunal de Contas (TC) recomenda que o Ministério da Defesa analise o "interesse de subsistência" de todas as entidades envolvidas no processo de compra de equipamentos militares.
TC pede ao Governo mais controlo financeiro na Defesa

O Tribunal de Contas (TC) pede ao Ministério das Finanças e ao da Defesa Nacional um maior controlo financeiro, depois de ter detetado numa auditoria que a aquisição de novos helicópteros prejudicou o Estado em cerca de 120 milhões de euros.  

Segundo o relatório do TC, o Ministério de Aguiar Branco deverá assim analisar o interesse de todas as entidades envolvidas no processo de compra de equipamentos militares, tendo em conta o sucedido com a compra e aluguer dos 12 helicópteros EH101 - derrapagem nas contas e faturação duplicada.

"O ministro de Estado e das Finanças e ao ministro da Defesa Nacional que ponderem o interesse de subsistência de diversas entidades instrumentais utilizadas para a aquisição e manutenção de equipamentos militares (Defloc e outras sociedades-veículo integradas no grupo Empordef), que sendo detentoras de ativos, não exercem qualquer controlo efetivo, quer do seu uso, quer dos riscos e vantagens dos mesmos", pode ler-se no relatório do Tribunal de Contas.

O TC recomenda ainda que o Ministério da Defesa defina, claramente, quem desempenhará a função de "gestor do projeto" de aquisição dos equipamentos, assim como a criação de uma missão de acompanhamento do processo de manutenção dos helicópteros. 

Maior controlo financeiro


Segundo o mesmo relatório, o gestor terá a cargo o controlo do projeto a "nível jurídico, financeiro e orçamental", devendo ser capaz de elaborar também propostas face aos desvios de execução.

Para o melhor controlo interno das contas, o Tribunal Constitucional sugere que a Empordef e a Defloc tenham uma maior ligação a nível administrativo, financeiro e de tesouraria.

As duas empresas já vieram informar que na sequência da auditoria do TC  "não deixarão de considerar as observações realizadas e as lições aprendidas para com umas e outras aperfeiçoar os mecanismos e procedimentos de controlo".

O Expresso tentou obter mais esclarecimentos por parte do Ministério da Defesa, mas este não quis responder, limitando-se aa sublinhar que está em curso um inquérito à duplicação de faturas relativas à manutenção de helicópteros da Força Aérea.  

A auditoria do TC detetou um milhão e 132 mil euros de faturação duplicada nas contas dos 12 helicópteros EH 101 e 883 mil euros de faturas omitidas.


Opinião


Multimédia

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 57 Comentar
ordenar por:
mais votados
Esqueletos e heranças pesadas de Sócrates!
não é fácil de um dia para o outro detectar todas as vigarices dos seis anos "socialistas".Havia muitos esqueletos nos armários!
Re: Esqueletos e heranças pesadas de Sócrates!
Re: Esqueletos e heranças pesadas de Sócrates!
Re: Esqueletos e heranças pesadas de Sócrates!
Não é o tema em apreço, mas...
Vejam esta sequência de acontecimentos:
1) A TROIKA sugere no "memorandum" a VENDA do negócio da SAÚDE da CGD-Caixa Geral de Depósitos;
2) O Governo nomeia ANTÓNIO BORGES como CONSULTOR para orientar a VENDA dos negócios PÚBLICOS (privatizações);
3) O Grupo SOARES DOS SANTOS (Jerónimo Martins) CONTRATA o mesmo ANTÓNIO BORGES como ADMINISTRADOR (mantendo este, as suas funções de VENDEDOR dos negócios PÚBLICOS;
4) O Grupo SOARES DOS SANTOS (Jerónimo Martins) anuncia a criação de um NOVO NEGÓCIO na área da SAÚDE (noticiado no início desta semana pela imprensa);
5) A TROIKA exige a VENDA URGENTE do negócio da SAÚDE, da CGD, já este MÊS (notícia de hoje na imprensa)
... e NINGUÉM repara?
... e NINGUÉM diz nada?
Claro que dirão que é o "mercado" a funcionar "se" o Grupo SOARES DOS SANTOS adquirir por uma bagatela a área de negócio da SAÚDE da CGD, por ajuste directo (sem concurso).
NINGUÉM exige explicações?
NINGUÉM fala em tráfico de influências?
NINGUÉM aponta indícios de corrupção?
E o cipaio Barreto, agora fica calado?
Aguardemos, pode ser que não seja nada...
Sócrates arruinou o País!
Re: Sócrates arruinou o País!
Re: Sócrates arruinou o País!
Re: Não é o tema em apreço, mas...
Re: Não é o tema em apreço, mas...
Se fosse em outro País onde a cidadania fosse um
Por falar em derrapagens

O Expresso está a derrapar.

120 000 000 000 (CENTO E VINTE MIL MILHÔES) de euros.

É verdade que a malta da defesa é mãos largas por natureza , mas não vale a pena exagerar.
 
heranças de Sócrates e Santos Silva
Re: heranças de Sócrates e Santos Silva
Re: heranças de Sócrates e Santos Silva
Re: heranças de Sócrates e Santos Silva
Re: heranças de Sócrates e Santos Silva
Que bem educado que está este semi-clone
Re: heranças de Sócrates e Santos Silva
AO DA DEFESA E NÃO SÓ!
É fácil gastar aquilo que não nos custou a ganhar!
Toda a malta anda na maior! É gastar pois de onde este veio há mais!
Isso era no tempo de Sócrates!
Re: Isso era no tempo de Sócrates!
Re: Isso era no tempo de Sócrates!
Portugal está a saque....
Os pobres que paguem a crise.. youtu.be/AKagcE1_Ymk

Re: Portugal está a saque,chamem o Louçã!
Re: Portugal está a saque,chamem o Louçã!
Re: Portugal está a saque,chamem o Louçã!
O oásis
No meio deste areal de corrupção, negociatas, esquemas, empresas duplicadas, facturas falsas, parece ser o TC dos poucos lugares onde se trabalha e onde se luta por uma administração transparente.

Haverá um grupo de gente séria, dedicada, que não tem perdoado nada e tem denunciado, forte e feio, muitos dos artifícios para gastar mais dinheiro ao estado e possibilitar mais comissões.
Para a opinião pública sobressai o juiz que publicou um livro que descobriu muita careca e a figura do Dr.Oliveira Martins, que se tem prestigiado no desempenho dessa função.

Claro que não será só ele, mas cabe-lhe o mérito de organizar os serviços, de modo a tentar travar o saque.

Uma boa reserva da República, que não deve ser esquecida.......
Sócrates arruinou o País!
Re: Sócrates arruinou o País!
Portugal entregue aos bichos.....
youtu.be/UQ0dML_br34
Sócrates,as suas obras e as luvas!
VENDAM OS SUBMARINOS ...
Vendam o Paulo Portas ...

Vendam o Passos Coelho ...

Vendam o Vítor Gaspar ...

Vendam o Álvaro Pereira ...

Façam um pacote ... e vendam tudo o que não presta ...

Banqueiros, Almirantes, Gestores, Economistas, Deputados ... Jornalistas, Oportunistas, Intriguistas, Golpistas ... e Vigaristas ...

E Portugal talvez seja mais feliz ...

Ninguém quer comprar ?!?!?! ...

Re: VENDAM OS SUBMARINOS ...
Re: VENDAM OS SUBMARINOS ...
Re: VENDAM OS SUBMARINOS ...
Re: VENDAM OS SUBMARINOS ...
Re: VENDAM OS SUBMARINOS ...
Re: VENDAM OS SUBMARINOS ...
Re: VENDAM OS SUBMARINOS ...
Re: VENDAM OS SUBMARINOS ...
Recomendações
Com estas recomendações do TC o controlo de despesas nas FA está garantido, vão voltar a pagar o pré aos militares como em 1973, que era uma fortuna para aí 2$50, sem descontos.
ó cão, não sabe do que fala!
Re: ó cão, não sabe do que fala!
O roto
A pedir ao nú para serem comedidos na dose?
Tenham calma que está aqui o povo para pagar, MIMOSOS.
Vamos lá a ver:

Eu sei que sou chato mas se 120 mil milhões era muito 120 mil é manifestamente pouco.

Parece-me que o TdC aposta numa derrapagem de 120 milhões. E provavelmente está correcto, mais milhão menos milhão.
 
Fraude o grande motor da nossa política e economia
Para azar da nossa elite que estava habituada a actuar impunemente , esta crise veio destapar a fraude como centro e principal motivação da sua intervenção na nossa economia.

Costuma-se dizer que , vaso que nasce torto nunca se endireita , é o que acontece com a nossa elite , não sabem , não têm outro modo de vida que seja que não ser roubar , estão tão agarrados à gula e cegos , tão habituados que eles estão a este modo de vida , que para eles , é um mero pormenor que estes roubos sejam feitos às claras , já não há o mínimo de vergonha , o que conta é o roubar o mais possível no mais curto espaço de tempo para se porem rapidamente ao fresco.

Quanto a este caso vê-se claramente porque o ministerio não investiga a compra dos helicopteros , é que se investigasse , correria o risco de ver alguns colegas do governo a bater com os costados na cadeia , o ministro obviamente que não é estupido a esse ponto , sabe quanto a casa gasta , aliás quem ganha destaque no PSD em início de carreira partidaria , a primeira coisa que aprende , é o funcionamento do modus operandi ao melhor estilo BPN.

Re: Fraude o grande motor da nossa política e econ
Não o tribunal pedir
Não é o tribunal pedir. É o tribunal exigir.
É o TC ser transformado num tribunal a sério, com juizes competentes e independetes e com poder para julgar e condenar os infractores. De tribunal o TC só tem o nome e vai pedindo e fazendo "recomendações" que ninguém cumpre. Há muito a fazer (está tudo por fazer) para melhorar esta democracia que não passa de uma canalhocracia de vigeristas e ladrões. Do POVO só querem o voto na altura devida, porque de tudo o resto tratam eles à sua maneira e dos seus amigos. Mas comigo levam cornos, cornos!!!
tc-pede-ao-governo-mais-controlo-financeiro-na-def
De mais controle financeiro necessita todo o governo, porque depois do rigor de Salazar em que eram contados todos os dias os tostões, deu-se o 25 de Abril e abriram os cordões à bolsa até ficar vazia. Como disse Rui Rio:-A culpa do estado a que se chegou não pertence a um único homem e a um só partido. No entanto não ternho dúvidas que também anda por aí o deitar areia para os olhos e muita cortina de fumo para esconder outras. O que se está a passar nas privatizações, além de ser um escandâlo é um roubo que está a ser feito ao povo e ninguém fala nisso. Seguem dois exemplos:- A vendadada do BPN aos amigos e do Pavilhão Atlântico vendido por 1/3 do custo de construção.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/genro-de-cavaco-compra-pavilhao.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/08/venda-do-bpn-pouco-transparente.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/06/bpn-fraude-sem-castigo.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/03/resistente-seguir-utilizador-1-ponto.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/08/francois-hollande-56-dias-no-cargo.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/08/pela-boca-morre-o-relvas.html
O PORTAS ESTÁ BOM?
JÁ AGORA ALGUEM SABE ALGUMA COISA SOBRE OS SUBMARINOS?
Re: O PORTAS ESTÁ BOM?
Comentários 57 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub