Anterior
Poucas horas foram precisas para julgar a 'Lady MacBeth' chinesa
Seguinte
Supremo confirma perda de mandato de Macário Correia
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   TC pede ao Governo mais controlo financeiro na Defesa

TC pede ao Governo mais controlo financeiro na Defesa

Relatório do Tribunal de Contas (TC) recomenda que o Ministério da Defesa analise o "interesse de subsistência" de todas as entidades envolvidas no processo de compra de equipamentos militares.
TC pede ao Governo mais controlo financeiro na Defesa

O Tribunal de Contas (TC) pede ao Ministério das Finanças e ao da Defesa Nacional um maior controlo financeiro, depois de ter detetado numa auditoria que a aquisição de novos helicópteros prejudicou o Estado em cerca de 120 milhões de euros.  

Segundo o relatório do TC, o Ministério de Aguiar Branco deverá assim analisar o interesse de todas as entidades envolvidas no processo de compra de equipamentos militares, tendo em conta o sucedido com a compra e aluguer dos 12 helicópteros EH101 - derrapagem nas contas e faturação duplicada.

"O ministro de Estado e das Finanças e ao ministro da Defesa Nacional que ponderem o interesse de subsistência de diversas entidades instrumentais utilizadas para a aquisição e manutenção de equipamentos militares (Defloc e outras sociedades-veículo integradas no grupo Empordef), que sendo detentoras de ativos, não exercem qualquer controlo efetivo, quer do seu uso, quer dos riscos e vantagens dos mesmos", pode ler-se no relatório do Tribunal de Contas.

O TC recomenda ainda que o Ministério da Defesa defina, claramente, quem desempenhará a função de "gestor do projeto" de aquisição dos equipamentos, assim como a criação de uma missão de acompanhamento do processo de manutenção dos helicópteros. 

Maior controlo financeiro


Segundo o mesmo relatório, o gestor terá a cargo o controlo do projeto a "nível jurídico, financeiro e orçamental", devendo ser capaz de elaborar também propostas face aos desvios de execução.

Para o melhor controlo interno das contas, o Tribunal Constitucional sugere que a Empordef e a Defloc tenham uma maior ligação a nível administrativo, financeiro e de tesouraria.

As duas empresas já vieram informar que na sequência da auditoria do TC  "não deixarão de considerar as observações realizadas e as lições aprendidas para com umas e outras aperfeiçoar os mecanismos e procedimentos de controlo".

O Expresso tentou obter mais esclarecimentos por parte do Ministério da Defesa, mas este não quis responder, limitando-se aa sublinhar que está em curso um inquérito à duplicação de faturas relativas à manutenção de helicópteros da Força Aérea.  

A auditoria do TC detetou um milhão e 132 mil euros de faturação duplicada nas contas dos 12 helicópteros EH 101 e 883 mil euros de faturas omitidas.


Opinião


Multimédia

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola, em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Costeletas de borrego com migas de castanhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Strogonoff de peixe espada preto

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Caril de banana

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Cantaril com risotto de espargos

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.


Comentários 57 Comentar
ordenar por:
mais votados
Esqueletos e heranças pesadas de Sócrates!
não é fácil de um dia para o outro detectar todas as vigarices dos seis anos "socialistas".Havia muitos esqueletos nos armários!
Re: Esqueletos e heranças pesadas de Sócrates!
Re: Esqueletos e heranças pesadas de Sócrates!
Re: Esqueletos e heranças pesadas de Sócrates!
Não é o tema em apreço, mas...
Vejam esta sequência de acontecimentos:
1) A TROIKA sugere no "memorandum" a VENDA do negócio da SAÚDE da CGD-Caixa Geral de Depósitos;
2) O Governo nomeia ANTÓNIO BORGES como CONSULTOR para orientar a VENDA dos negócios PÚBLICOS (privatizações);
3) O Grupo SOARES DOS SANTOS (Jerónimo Martins) CONTRATA o mesmo ANTÓNIO BORGES como ADMINISTRADOR (mantendo este, as suas funções de VENDEDOR dos negócios PÚBLICOS;
4) O Grupo SOARES DOS SANTOS (Jerónimo Martins) anuncia a criação de um NOVO NEGÓCIO na área da SAÚDE (noticiado no início desta semana pela imprensa);
5) A TROIKA exige a VENDA URGENTE do negócio da SAÚDE, da CGD, já este MÊS (notícia de hoje na imprensa)
... e NINGUÉM repara?
... e NINGUÉM diz nada?
Claro que dirão que é o "mercado" a funcionar "se" o Grupo SOARES DOS SANTOS adquirir por uma bagatela a área de negócio da SAÚDE da CGD, por ajuste directo (sem concurso).
NINGUÉM exige explicações?
NINGUÉM fala em tráfico de influências?
NINGUÉM aponta indícios de corrupção?
E o cipaio Barreto, agora fica calado?
Aguardemos, pode ser que não seja nada...
Sócrates arruinou o País!
Re: Sócrates arruinou o País!
Re: Sócrates arruinou o País!
Re: Não é o tema em apreço, mas...
Re: Não é o tema em apreço, mas...
Se fosse em outro País onde a cidadania fosse um
Por falar em derrapagens

O Expresso está a derrapar.

120 000 000 000 (CENTO E VINTE MIL MILHÔES) de euros.

É verdade que a malta da defesa é mãos largas por natureza , mas não vale a pena exagerar.
 
heranças de Sócrates e Santos Silva
Re: heranças de Sócrates e Santos Silva
Re: heranças de Sócrates e Santos Silva
Re: heranças de Sócrates e Santos Silva
Re: heranças de Sócrates e Santos Silva
Que bem educado que está este semi-clone
Re: heranças de Sócrates e Santos Silva
AO DA DEFESA E NÃO SÓ!
É fácil gastar aquilo que não nos custou a ganhar!
Toda a malta anda na maior! É gastar pois de onde este veio há mais!
Isso era no tempo de Sócrates!
Re: Isso era no tempo de Sócrates!
Re: Isso era no tempo de Sócrates!
Portugal está a saque....
Os pobres que paguem a crise.. youtu.be/AKagcE1_Ymk

Re: Portugal está a saque,chamem o Louçã!
Re: Portugal está a saque,chamem o Louçã!
Re: Portugal está a saque,chamem o Louçã!
O oásis
No meio deste areal de corrupção, negociatas, esquemas, empresas duplicadas, facturas falsas, parece ser o TC dos poucos lugares onde se trabalha e onde se luta por uma administração transparente.

Haverá um grupo de gente séria, dedicada, que não tem perdoado nada e tem denunciado, forte e feio, muitos dos artifícios para gastar mais dinheiro ao estado e possibilitar mais comissões.
Para a opinião pública sobressai o juiz que publicou um livro que descobriu muita careca e a figura do Dr.Oliveira Martins, que se tem prestigiado no desempenho dessa função.

Claro que não será só ele, mas cabe-lhe o mérito de organizar os serviços, de modo a tentar travar o saque.

Uma boa reserva da República, que não deve ser esquecida.......
Sócrates arruinou o País!
Re: Sócrates arruinou o País!
Portugal entregue aos bichos.....
youtu.be/UQ0dML_br34
Sócrates,as suas obras e as luvas!
VENDAM OS SUBMARINOS ...
Vendam o Paulo Portas ...

Vendam o Passos Coelho ...

Vendam o Vítor Gaspar ...

Vendam o Álvaro Pereira ...

Façam um pacote ... e vendam tudo o que não presta ...

Banqueiros, Almirantes, Gestores, Economistas, Deputados ... Jornalistas, Oportunistas, Intriguistas, Golpistas ... e Vigaristas ...

E Portugal talvez seja mais feliz ...

Ninguém quer comprar ?!?!?! ...

Re: VENDAM OS SUBMARINOS ...
Re: VENDAM OS SUBMARINOS ...
Re: VENDAM OS SUBMARINOS ...
Re: VENDAM OS SUBMARINOS ...
Re: VENDAM OS SUBMARINOS ...
Re: VENDAM OS SUBMARINOS ...
Re: VENDAM OS SUBMARINOS ...
Re: VENDAM OS SUBMARINOS ...
Recomendações
Com estas recomendações do TC o controlo de despesas nas FA está garantido, vão voltar a pagar o pré aos militares como em 1973, que era uma fortuna para aí 2$50, sem descontos.
ó cão, não sabe do que fala!
Re: ó cão, não sabe do que fala!
O roto
A pedir ao nú para serem comedidos na dose?
Tenham calma que está aqui o povo para pagar, MIMOSOS.
Vamos lá a ver:

Eu sei que sou chato mas se 120 mil milhões era muito 120 mil é manifestamente pouco.

Parece-me que o TdC aposta numa derrapagem de 120 milhões. E provavelmente está correcto, mais milhão menos milhão.
 
Fraude o grande motor da nossa política e economia
Para azar da nossa elite que estava habituada a actuar impunemente , esta crise veio destapar a fraude como centro e principal motivação da sua intervenção na nossa economia.

Costuma-se dizer que , vaso que nasce torto nunca se endireita , é o que acontece com a nossa elite , não sabem , não têm outro modo de vida que seja que não ser roubar , estão tão agarrados à gula e cegos , tão habituados que eles estão a este modo de vida , que para eles , é um mero pormenor que estes roubos sejam feitos às claras , já não há o mínimo de vergonha , o que conta é o roubar o mais possível no mais curto espaço de tempo para se porem rapidamente ao fresco.

Quanto a este caso vê-se claramente porque o ministerio não investiga a compra dos helicopteros , é que se investigasse , correria o risco de ver alguns colegas do governo a bater com os costados na cadeia , o ministro obviamente que não é estupido a esse ponto , sabe quanto a casa gasta , aliás quem ganha destaque no PSD em início de carreira partidaria , a primeira coisa que aprende , é o funcionamento do modus operandi ao melhor estilo BPN.

Re: Fraude o grande motor da nossa política e econ
Não o tribunal pedir
Não é o tribunal pedir. É o tribunal exigir.
É o TC ser transformado num tribunal a sério, com juizes competentes e independetes e com poder para julgar e condenar os infractores. De tribunal o TC só tem o nome e vai pedindo e fazendo "recomendações" que ninguém cumpre. Há muito a fazer (está tudo por fazer) para melhorar esta democracia que não passa de uma canalhocracia de vigeristas e ladrões. Do POVO só querem o voto na altura devida, porque de tudo o resto tratam eles à sua maneira e dos seus amigos. Mas comigo levam cornos, cornos!!!
tc-pede-ao-governo-mais-controlo-financeiro-na-def
De mais controle financeiro necessita todo o governo, porque depois do rigor de Salazar em que eram contados todos os dias os tostões, deu-se o 25 de Abril e abriram os cordões à bolsa até ficar vazia. Como disse Rui Rio:-A culpa do estado a que se chegou não pertence a um único homem e a um só partido. No entanto não ternho dúvidas que também anda por aí o deitar areia para os olhos e muita cortina de fumo para esconder outras. O que se está a passar nas privatizações, além de ser um escandâlo é um roubo que está a ser feito ao povo e ninguém fala nisso. Seguem dois exemplos:- A vendadada do BPN aos amigos e do Pavilhão Atlântico vendido por 1/3 do custo de construção.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/genro-de-cavaco-compra-pavilhao.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/08/venda-do-bpn-pouco-transparente.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/06/bpn-fraude-sem-castigo.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/03/resistente-seguir-utilizador-1-ponto.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/08/francois-hollande-56-dias-no-cargo.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/08/pela-boca-morre-o-relvas.html
O PORTAS ESTÁ BOM?
JÁ AGORA ALGUEM SABE ALGUMA COISA SOBRE OS SUBMARINOS?
Re: O PORTAS ESTÁ BOM?
Comentários 57 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub