99
Anterior
Mario Monti: Europa aproxima-se do "fim do túnel"
Seguinte
Turistas estão a gastar mais dinheiro no Porto
Página Inicial   >  Economia  >  Taxa de desemprego aumenta para 15,4% em junho

Taxa de desemprego aumenta para 15,4% em junho

Portugal continua a ter das mais elevadas taxas de desemprego da Europa, apenas superada por Espanha (24,8) e Grécia (22,5, valor referente a abril).
Lusa |
Taxa de desemprego aumenta para 15,4% em junho

A taxa de desemprego em Portugal subiu duas décimas para os 15,4 por cento em junho, mantendo-se estável tanto na zona euro (11,2 por cento), como na União Europeia (10,4), revelou hoje o Eurostat .

Os dados mais recentes do gabinete oficial de estatísticas da UE revelam que Portugal continua a ter das mais elevadas taxas de desemprego da Europa, apenas superada por Espanha (24,8) e Grécia (22,5, valor referente a abril).

Na comparação homóloga, verifica-se que a taxa de desemprego em Portugal subiu 2,8 pontos percentuais, de 12,6 por cento em junho de 2011 para 15,4 em junho de 2012.

Face a maio, a subida é de duas décimas, de 15,2 por cento para 15,4 por cento (ver gráfico).

Desemprego jovem estabiliza nos 36,4 por cento


Já a taxa de desemprego entre os jovens com menos de 25 anos permaneceu estável em junho, mantendo-se em 36,4 por cento, das mais elevadas da União Europeia, e 7,1 pontos percentuais acima do valor registado um ano antes (29,3 por cento).

Em termos gerais, a taxa de desemprego estabilizou na zona euro, nos 11,2 por cento, o mesmo sucedendo no conjunto dos 27 Estados-membros (10,4 por cento), o que significa que atualmente existem 25,1 milhões de desempregados na UE, 17,8 milhões dos quais na zona euro.

Comparando com os dados homólogos, há mais 2,1 milhões de desempregados na UE e mais 2,0 milhões na zona euro.

O Eurostat calcula mensalmente uma taxa harmonizada de desemprego para todos os países da UE. Esta taxa utiliza uma metodologia comum a todos os 27 para permitir comparações. Os resultados do Eurostat não são necessariamente iguais aos obtidos pelo Instituto Nacional de Estatística.


Opinião


Multimédia

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Os assassínios, as execuções, as decapitações são as imagens mais chocantes de uma propaganda cada vez mais sofisticada. É a Jihad, que recruta guerrilheiros no ocidente para matar e morrer na Síria. O Expresso seguiu as pisadas de cinco jiadistas portugueses, mostrando quem são e como foram convertidos e radicalizados. E como lutam, como foram morrer - e como já haverá arrependidos com medo de fugir. Reportagem em Londres, no café onde viam jogos de futebol, na universidade onde estudavam e na mesquita onde rezavam. Autoridades e especialistas em terrorismo estão alerta sobre este pequeno mas perigoso grupo, onde corre sangue português - e de onde escorre sangue por Alá.

Hoje é dia de cozido serrano... light

O Talasnal é talvez a mais famosa das aldeias de Xisto da Lousã, cheia de carisma e de pormenores que fazem esquecer o tempo a passar. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta receita.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.


Comentários 99 Comentar
ordenar por:
mais votados
Parece-me que...

Parece-me que... Querer analisar a questão do desemprego, em Portugal, com uma série tão curta, como a apresentada pelo Expresso, é uma desonestidade jornalística que só tem por objetivo enganar otários.

A questão do desemprego em Portugal é estrutural, e nenhum governo conseguiu resolver, embora tenham feito muitas promessas... Para constar tal fato basta ver uma série mais longa.

2001........4,0
2002........5,0
2003........6,3
2004........6,7
2005........7,6
2006........7,7
2007........8,0
2008........7,6
2009........9,5
2010......10,8
 
12,6% em Junho de 2011 para 15,4% em Junho de 2012.

Como podemos ver pelos dados, o desemprego vem se acelerando desde 2001, quando houve um ponto de inflexão ou um mínimo como queiram.

Porra !! Chega de tanta demagogia...

Obs.: Dados da Pordata e Correio da manhã.
Re: Parece-me que...
Re: Parece-me que...
Re: Parece-me que...
Re: Parece-me que...
Re: Parece-me que...
Re: Parece-me que...
Re: Parece-me que...
Re: Parece-me que...
Re: Parece-me que...
Re: Parece-me que...
Re: Parece-me que...
Re: Parece-me que...
TAXA DE DESEMPREGO: NOVO MÁXIMO ATINGIDO
E em tempos de Jogos Olímpicos ... vamos atribuir as medalhas aos responsáveis ...

Medalha de Ouro para Passos Coelho ...

Medalha de Ouro para Vítor Gaspar ...

Medalha de Ouro paras Álvaro Pereira ...

E já agora uma medalha também para o Treinador ... de nome ... Troika ...

Continuem que ainda vão bater muitos recordes ...
Re: TAXA DE DESEMPREGO: NOVO MÁXIMO ATINGIDO
Re: TAXA DE DESEMPREGO: o governo não dorme...
Governo combate fogo com política d terra queimada
Em época de trabalho sazonal :

A taxa de desemprego atingiu os 15,4% em Junho.

A taxa de desemprego jovem mantem-se para 36,4%.

O número de desempregados inscritos dispara 25% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Nem quero imainar os números desastrosos de Outubro , quando o emprego sazonal chegar ao fim e quando muitos trabalhadores chegarem das ferias e derem com o nariz na porta.

Perante isto , o que faz este governo para combater este incêndio descontrolado do desemprego ?

Facilita o desemprego reduzindo cada vez mais as indemnizações e liberalizando os despedimentos , ou seja combate o fogo com mais fogo , ou seja uma política de terra queimada.
Estamos no bom caminho...
O que seria de esperar ao entregar o governo a um homem que nunca fez nada na vida além da politiquice? nem presidente duma junta de freguesia foi... limita-se a testa de ferro do Relvas e seus amigos.

Quis fazer um governo pequeno, tão pequeno tão pequeno, que só tem ministro das finanças... os outros estão lá para dizerem aos netos que um dia foram ministros... do pior governo de todos os tempos.
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Falar verdade ficava-lhe bem
Re: Falar verdade ficava-lhe bem
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Em tempo ...
Re: Em tempo ...
Re: Em tempo ...
Re: Em tempo ...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
Re: Estamos no bom caminho...
A fixação em José Sócrates...
Tornou-se um caso patológico.
Chega a ser hilariante e doentio ao mesmo tempo.
Era bom que este governo e seus seguidores aqui nos comentários, olhassem com olhos de ver, para o bom trabalho e a preocupação social do governo de Sócrates.
É evidente que se gasta muito, quando se quer modernizar este malfadado país de gente cinzenta e retrógrada.
Ele poderia ter deixado tudo na mesma, mas resolveu dar a volta, gastar dinheiro e construir hospitais, (sim porque o que este governo está a inaugurar foi mandado fazer pelo governo anterior), prolongar o metro ao Aeroporto, modernizar as escolas, faculdades e jardins de infância.
Investir na ciência e tecnologia, investir em educação, que é o que muita gente não tem, começar com o programa Novas Oportunidades, dando oportunidade a que muita gente acabasse os estudos que tinham sido interrompidos, por qualquer motivo das suas vidas. Eu poderia inumerar muitas mais coisas positivas que eles fizeram, mas não tenho já paciência, para o slogan " a culpa é do Sócrates".
Eu digo simplesmente que este povo tem neste momento o governo que de facto merece.
E não me venham com patetisses que sou do PS, que estou a defender o Sócrates, blá..blá..blá.., não, não sou.
E também não sou loira, nem burra.
Só que nunca usei palas nos olhos, e virem com o discurso gasto e cansado da culpa ser do Sócrates, sinceramente: Já não pega.
Esse discurso á Relvas/ Passos/ Gaspar e Alvaro, só mesmo para eles se ouvirem uns aos outros.
Re: A fixação em José Sócrates...
Desemprego jovem estabiliza
Uma boa noticia.Oxalá seja o sinal para inveter a curva!
Re: Nao lhe ensinaram a licao la no clubezeco ...
Sócrates deixou 800 mil e a bancarrota!
Re: Sócrates deixou 800 mil e a bancarrota!
Re: Sócrates deixou 800 mil e a bancarrota!
Re: Nao lhe ensinaram a licao la no clubezeco ...
Re: Desemprego jovem estabiliza
Re: Desemprego jovem estabiliza
Re: Desemprego jovem estabiliza
Re: Desemprego jovem estabiliza
Re: Desemprego jovem estabiliza
Re: Desemprego jovem estabiliza
Acho que acertou...
Re: Acho que acertou...
Vejo que é fã...
Re: Aqui está o pardal de telhado...
Re: Desemprego jovem estabiliza
LOL
!
E isto porque emigram todos os meses mil pessoas. Deixram ir para París o vigarista que criava 150000 postos de trabalho só de uma penada e agora ademiram-se.
Re: !
Re: Ai se nao imigracem...
Re: Ai se nao emigrassem
Re: Ai se nao emigrassem
Re: Ai se nao emigrassem
Re: Ai se nao imigracem...
E o desemprego
Porque não afecta os políticos, pois estão abrangidos pelo emprego vitalício e a xuxadeira do costume.
Esta taxa só os dignifica com o seu excelente trabalho.
Cambada de metralhas.
Re: E o desemprego
Re: E o desemprego
REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!!
CALMA...O BANDO DE LADRÕES, AINDA NÃO ESTÁ SATISFEITO !!! VÃO CONTINUAR A ROUBAR AS PESSOAS E LÁ PARA SETEMBRO VAI SER O DESCALABRO, POIS INFELIZMENTE, MUITOS QUE ENTRAM EM FÉRIAS EM AGOSTO, QUANDO REGRESSAREM DE FÉRIAS...ENCONTRARÃO AS EMPRESAS FECHADAS !!! OXALÁ QUE NÃO ACONTECESSE...MAS ... ...É TEMPO DO POVO, COLOCAR ESTES LADRÕES DE REFORMADOS, NO DESEMPREGO...PARA APROVEITAREM A OPORTUNIDADE !!! A BEM OU A MAL !!! PORTUGAL, NÃO É UM ESTADO DE DIREITO !!! ESTES LADRÕES, AINDA NÃO CUMPRIRAM UMA NADA DO QUE PROMETERAM, MESMO MENTINDO AO POVO E ÁS CRIANÇAS !!! ATÉ HOJE, SÓ TÊM ROUBADO OS REFORMADOS E O POVO E NÃO TÊM CORTADO NAS DESPESAS DO ESTADO, LIMITANDO-SE A "COSMÉTICA" PARA ENGANAR O POVO !!! GOSTAVA DE SABER, QUANTOS DOS QUE VOTARAM NESTES GATUNOS, ESTÃO SATISFEITOS !!! LIMITAM-SE A ASSALTAR O "POTE" E DEIXANDO TODO UM POVO NA MISÉRIA REGRESSANDO AOS ANOS DE 1950... COM LADRÕES NÃO TEM QUE HAVER CONTEMPLAÇÕES !!!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
Re: REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!
NÃO PERCEBO NADA DISTO!
O governo diz uma coisa, mas a realidade é outra! Será que temos outro PINÓQUIO no governo? o.O.O.o
Cada dia que passa...
... menos dúvidas tenho de que estamos no bom caminho.

Eles sbiam tudo e tudo fizeram (até traições à pátria) para terem a Toika. Chegaram ao pote e agora´é o que se vê... o bom caminho!

www.youtube.com/watch?v=gNu5BBAdQec
Taxa de desemprego aumenta para 15,4% em junho
Thanks Passos! You can! Tu consegues por a maioria dos portugueses na miséria! Tu consegues por os portugueses sem dinheiro para a saúde! Consegues por os portugueses todos no desemprego! Qualquer dia Portugal vai servir para os estrangeiros fazerem safaris, com todos nós à beira da estrada a fazer macacadas e a receber alimentos que eles atiram. Obrigado pela revolução que implementaste em Portugal. ^_^
grande passos
como diz o nosso querido líder....estamos no bom caminho!!!
palavras para que..é um artista português!!!
REFORMADO ROUBADO POR UM GOVERNO DE LADRÕES !!!
CALMA...O BANDO DE LADRÕES, AINDA NÃO ESTÁ SATISFEITO !!! VÃO CONTINUAR A ROUBAR AS PESSOAS E LÁ PARA SETEMBRO VAI SER O DESCALABRO, POIS INFELIZMENTE, MUITOS QUE ENTRAM EM FÉRIAS EM AGOSTO, QUANDO REGRESSAREM DE FÉRIAS...ENCONTRARÃO AS EMPRESAS FECHADAS !!! OXALÁ QUE NÃO ACONTECESSE...MAS ... ...É TEMPO DO POVO, COLOCAR ESTES LADRÕES DE REFORMADOS, NO DESEMPREGO...PARA APROVEITAREM A OPORTUNIDADE !!! A BEM OU A MAL !!! PORTUGAL, NÃO É UM ESTADO DE DIREITO !!! ESTES LADRÕES, AINDA NÃO CUMPRIRAM UMA NADA DO QUE PROMETERAM, MESMO MENTINDO AO POVO E ÁS CRIANÇAS !!! ATÉ HOJE, SÓ TÊM ROUBADO OS REFORMADOS E O POVO E NÃO TÊM CORTADO NAS DESPESAS DO ESTADO, LIMITANDO-SE A "COSMÉTICA" PARA ENGANAR O POVO !!! GOSTAVA DE SABER, QUANTOS DOS QUE VOTARAM NESTES GATUNOS, ESTÃO SATISFEITOS !!! LIMITAM-SE A ASSALTAR O "POTE" E DEIXANDO TODO UM POVO NA MISÉRIA REGRESSANDO AOS ANOS DE 1950... COM LADRÕES NÃO TEM QUE HAVER CONTEMPLAÇÕES !!!
Portugal a entristecer
Este fulgor baço da terra
Que é Portugal a entristecer –
Brilho sem luz e sem arder, F.Pessoa “Mensagem”
Comentários 99 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub